Vencedor do concurso de primavera de 2023

À medida que os dias cresceram e nova vida brotou na paisagem, milhares de pessoas celebraram a primavera com a partilha das suas imagens favoritas. Foi uma das nossas competições mais concorridas, com algumas imagens espetaculares. Contudo, já escolhemos as nossas fotografias favoritas e podemos revelar as imagens vencedoras.

A imagem que ganhou, em termos gerais, é uma imagem fantástica e quase mágica de Adrian Alim.

um esquilo a cheirar dentes-de-leão © Adrian Alim | Sony α7R II + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/125s @ f/2.8, ISO 250

"Captei a imagem no nosso jardim. Reparei que os esquilos são sempre curiosos e prudentes quando encontram algo que lhes é estranho num local que visitam com frequência. Neste caso, reparei que os esquilos cheiravam os dentes-de-leão e as flores, mas apenas uma vez."

E, assim, a ideia formou-se na mente de Adrian. Iria esperar que um esquilo aparecesse para cheirar e explorar os novos dentes-de-leão.

"Felizmente, este esquilo em particular era jovem e recém-chegado ao nosso jardim. Demorou alguns segundos a mais do que o habitual a cheirar as flores."

Adrian captou a imagem com a sua Sony Alpha 7R II com uma lente FE 70-200mm f/2.8 G Master. A distância focal da lente de zoom permitiu a Adrian manter uma boa distância de trabalho em relação ao esquilo, para não o assustar. "Foi útil para mim, uma vez que os esquilos são muito nervosos, e alguns fogem do mais pequeno movimento", afirma Adrian.

Após premir o obturador, Adrian mal podia esperar para ver o que tinha captado. A energia brincalhona do jovem esquilo deu a Adrian alguns segundos a mais do que esperava e, graças à possibilidade de ver exatamente o que estava a fotografar através do visor eletrónico da sua Sony Alpha, sabia que tinha uma fotografia fantástica.

"Senti uma onda de felicidade e satisfação. É sempre gratificante captar um momento perfeitamente e da forma que o imaginámos."

Como vencedor do concurso, Adrian irá receber uma Sony Alpha 7 IV. Há, é claro, uma funcionalidade em particular que ele está ansioso por utilizar…

"As minhas sessões fotográficas com esquilos vão ser levadas a outro nível! Estou ansioso por utilizar a funcionalidade de focagem automática de olhos de animais. Vai ser, sem dúvida, uma experiência de fotografia melhorada e mais fluida."
Siga-nos no Instagram Siga o Alpha Universe no Instagram

Siga o α Universe no Instagram para obter dicas atualizadas, histórias e informações sobre concursos

 

Jonas Hafner e o seu retrato inspirado na primavera receberam o segundo lugar.

retrato de uma senhora rodeada de papel cor-de-rosa © Jonas Hafner | Sony α7R III + FE 50mm f/1.2 GM | 1/1000s @ f/2.0, ISO 100

"O apelido alemão da modelo na minha fotografia pode ser traduzido para «caule de flor» em inglês, pelo que decidi colocar flores primaveris na sua cara", afirma Jonas.

É uma imagem divertida, colorida e viva, que surgiu num momento de inspiração criativa.

"Queria fazer uma sessão fotográfica de retrato com tatuagens temporárias. Foi difícil espalhá-las de forma equilibrada e esteticamente agradável, mas, no final, todos estavam felizes com os resultados. Usei uma tesoura para abrir um buraco na cartolina colorida que iria enquadrar a modelo, e fotografei-a com a minha Sony Alpha 7R III e uma lente FE 50mm f/1.2 G Master, com a luz que tínhamos disponível. O mais desafiante não foi tirar as fotografias, mas sim remover os autocolantes no final da sessão.

É sempre uma sensação maravilhosa quando vemos uma ideia criativa ganhar vida. Estava radiante por ver as imagens no ecrã da minha câmara, e fiquei ainda mais impressionado quando as vi em máxima resolução já em casa."

Como segundo classificado, Jonas ganhou uma lente Sony FE 135mm f/1.8 G, que planeia utilizar para fotografar mais retratos.

 

Finalmente, em terceiro lugar ficou Bas Oosterom (@oosterombas) e a sua tranquila imagem de uma alvéloa-amarela empoleirada no alto de um deslumbrante campo de túlipas amarelas.

uma alvéola-amarela num campo de túlipas amarelas © Bas Oosterom | Sony α7 III + FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS | 1/1250s @ f/6.3, ISO 500

"Estava a tentar captar boas fotografias nos campos de túlipas da ilha neerlandesa de Goeree-Overflakkee, sempre com ótimas vistas na primavera. Vi algumas alvéolas-amarelas a sobrevoar um dos campos de flores amarelas. Regressavam constantemente ao mesmo local, pelo que me sentei e esperei um pouco. Tive sorte, pois uma delas aterrou numa túlipa mais alta do que as outras e começou a cantar. Com a minha Sony Alpha 7 III e uma lente FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS, pude captar esta cena amarela maravilhosa com que sonhava há vários anos."

Bas irá receber uma lente Sony FE 20-70mm f/4 G como prémio.

"É uma lente incrível. Estou ansioso por utilizá-la para fotografar paisagens fantásticas. A distância focal mais ampla de 20 mm, comparada com a lente de 24-70 mm, será muito útil para a minha fotografia de paisagens."

Mal podemos esperar para ver o que nossos vencedores captam com os seus novos prémios.

Caso queira ter a oportunidade de ganhar um futuro concurso da Sony Alpha Universe, certifique-se de que segue a nossa conta no Instagram, @alphauniversebysony.eu

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito