pablo gil sony alpha 7RM3 grande plano de frutos cristalizados em prato iluminado por luz de projetor

Projetor na fotografia de culinária

Pablo Gil

Luzes de preenchimento, luzes de contorno, snoots, grelhas, sinalizadores e refletores são apenas alguns fatores em que os fotógrafos de culinária têm de pensar durante a fase de preparação. Como na culinária, a captura dos pratos é uma arte elaborada.

E se não tiver de ser tão complexa? E se utilizar apenas uma luz nas imagens? E se o círculo deste projetor único substituir a necessidade de um prato? É este o conceito do projeto mais recente do fotógrafo de culinária Pablo Gil, realizado com a sua Sony α7R III e α7R IV.

pablo gil sony alpha 7RM4 manjar branco de laranja iluminado com luz forte, provocando longos sombreados

© Pablo Gil | Sony α7R IV + FE 100mm f/2.8 STF GM OSS | 1/250s @ f/8.0, ISO 100

"Tudo começou com a procura de novas formas de iluminar e enquadrar comida, em estilo minimalista", explica. "Isto levou-me a reduzir as fontes de luz ao mínimo, abandonando a iluminação suave clássica, e a jogar com luzes direcionais. Dependendo do nosso posicionamento da luz, descobrimos texturas e efeitos translúcidos interessantes. Revelamos assim mais propriedades do objeto, como o alourado subtil de um vegetal ou a textura de uma peça de carne cozinhada de forma perfeita, como nesta imagem."
pablo gil sony alpha 7RM3 pedaço suculento de carne e milho doce cuidadosamente dispostos em prato branco

© Pablo Gil | Sony α7R III + FE 90mm f/2.8 Macro G OSS | 1/250s @ f/5.6, ISO 50

Dispensando uma iluminação complexa, as imagens focam apenas a culinária, representada como uma obra de arte em destaque, a escultura de um chef. "Não queríamos que outros elementos competissem com a culinária a nível visual, nem mesmo o prato", afirma. "Foi assim que surgiu a ideia de usar a luz para criar o prato e esta imagem é um exemplo perfeito de culinária claramente em destaque."

pablo gil sony alpha 7RM3 bolacha com gamba decorada com geleia e chili, iluminada em prato branco

© Pablo Gil | Sony α7R III + FE 100mm f/2.8 STF GM OSS | 1/250s @ f/16, ISO 100

"Utilizámos uma luz branca circular de contorno ligeiramente suave", continua, "projetada como um projetor de cinema, utilizando um flash Profoto B10 e um snoot com uma grelha em forma de favo. As criações deste tipo, frequentemente com chefs com estrela Michelin, são, em si mesmas, obras de arte. O processamento é extremamente exclusivo e personalizado para cada peça, segundo estrutura, composição e cores."

pablo gil sony alpha 7RM3 massa com tomate em bolacha de milho num prato com reflexos iluminado por luz de projetor

© Pablo Gil | Sony α7R III + FE 90mm f/2.8 Macro G OSS | 1/250s @ f/5.6, ISO 50

A iluminação é especialmente importante na fotografia de culinária. A forma como Pablo ilumina as suas imagens altera completamente o aspeto e a carga emotiva das suas imagens. "A luz fornece o tema central da narrativa. Determina a emoção, revela o que queremos mostrar e oculta o que deve ser secreto", revela Pablo. "É, sem dúvida, o instrumento mais poderoso, em conjunto com a cor, e permite-nos contar histórias com uma só fotografia."

pablo gil sony alpha 7RM3 três tacos de milho com carne picada em prato preto com reflexos

© Pablo Gil | Sony α7R III + FE 100mm f/2.8 STF GM OSS | 1/250s @ f/16, ISO 200

Pablo utilizou as suas Sony α7R III e α7R IV no projeto, essencialmente devido aos seus sensores. Tratava-se de fotografia comercial, que exigia o máximo de detalhe, e os sensores de 42,2 e 61 megapíxeis ofereciam-lhe a resolução de que precisava, mas não foi apenas uma questão de píxeis. "Adoro definição e cor e, com os sensores BSI de alta resolução, posso captar com uma gama dinâmica e nitidez superiores. Por exemplo, os detalhes dos realces e sombreados nesta imagem são incríveis."

Apesar de usar as câmaras com várias lentes, Pablo tem duas favoritas:

"A Sony FE 100 mm f/2.8 G Master OSS oferece uma focagem suave quase mágica e o Smooth Transition Focus (STF) cria um bokeh de fundo desfocado que esbate os fundos de forma maravilhosamente orgânica, como quase nenhuma outra lente consegue." E há também a lente Sony FE 90 mm f/2.8 G Macro: "É fantástica", diz Pablo, "pois permite-me fazer grandes planos extremos e criar imagens mais afinadas do que as facas de muitos chefs!"
pablo gil sony alpha 7RM3 bola de gelado de limão sobre tampa branca de plástico

© Pablo Gil | Sony α7R III + FE 100mm f/2.8 STF GM OSS | 1/60s @ f/16, ISO 200

Com a enorme popularidade da fotografia de culinária graças às redes sociais, pode ser difícil criar imagens verdadeiramente originais e que se distingam das imagens rústicas e básicas convencionais.

"O melhor conselho que dou é, em geral, em todo o tipo de trabalho, ir além dos limites e das regras estabelecidas, muitas vezes limitadoras", diz Pablo. "Divirta-se a jogar com a luz e as câmaras. Ao explorar diferentes disposições, enquadramentos e direções de luz, despertamos os nossos instintos e melhoramos a nossa intuição. "Frequentemente, surgem surpresas agradáveis", diz a sorrir.

Produtos incluídos

Pablo Gil

Pablo Gil | Espanha

"As imagens nunca mentem, exceto as minhas"

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito