Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
Sony World Photography Awards
Vencedores 2020 

No seu 13.º ano, os aclamados Sony World Photography Awards são um dos eventos mais importantes no calendário da fotografia global.

Produzidos pela World Photography Organisation, o objetivo dos Prémios é criar uma plataforma para o desenvolvimento contínuo da cultura fotográfica. Os Prémios pretendem fazê-lo reconhecendo grandes contributos para a fotografia do passado através do prémio "Outstanding Contribution to Photography" (Contributo Extraordinário para a Fotografia), bem como pela descoberta de novos talentos, dando-lhes a oportunidade de se promoverem e verem os seus trabalhos expostos pelo mundo. Isto é conseguido através do programa dos Prémios e da integração de um concurso para Jovens e Estudantes, assim como da atribuição de Bolsas para Estudantes e Profissionais da Sony. Esta última iniciativa reforça o compromisso da Sony com a cultura fotográfica, alargando a relação com os vencedores individuais além dos Prémios, com vista ao desenvolvimento das suas carreiras. 

Os vencedores globais de 2020 foram anunciados e temos o prazer de os apresentar aqui. 

Fotógrafo do Ano | Pablo Albarenga, Uruguai

Pablo Albarenga Vencedor dos SWPA 2020

© Pablo Albarenga, Uruguai, Finalista, Profissional, Criativo, Sony World Photography Awards 2020

"Seeds of Resistance" (Sementes de Resistência) é uma obra que combina fotografias de paisagens e territórios ameaçados pela indústria agrícola e de exploração mineira, e inclui retratos de ativistas que lutam pela sua preservação. Pablo explora o laço que une estes defensores aos seus territórios, uma área sagrada onde repousam centenas de gerações dos seus antepassados. Nas fotografias, as personagens principais das histórias são observadas de cima, como se a oferecerem as suas vidas pelo seu território. 

Fotógrafo Open do Ano | Tom Oldham, Reino Unido

Tom Oldham Vencedor dos SWPA 2020

© Tom Oldham, Reino Unido, Fotógrafo Open do Ano, Livre, Retrato, Sony World Photography Awards 2020

"Black Francis" é um retrato a preto e branco do frontman dos Pixies, Charles Thompson (também conhecido como Black Francis), originalmente tirado para a MOJO Magazine. Quando Tom lhe pediu para mostrar a sua frustração em relação a sessões fotográficas, Francis presenteou-o com um gesto perfeito de exasperação, levando as mãos ao rosto. O resultado foi uma fotografia expressiva que se tornou na imagem de destaque do artigo.

Fotógrafo Estudante do Ano | Ioanna Sakellaraki, Grécia

Ioanna Sakellaraki Vencedora dos SWPA 2020

© Ioanna Sakellaraki, Grécia, Fotógrafo Estudante do Ano, Concurso para Estudantes, Sony World Photography Awards 2020

"Aeiforia" apresenta fotografias noturnas de painéis solares, turbinas eólicas e parques de baterias utilizados na pequena ilha de Tilos, na Grécia, a primeira do Mediterrâneo a funcionar quase totalmente com energia renovável. Ioanna ganhou 30 000 € num kit de imagem digital Sony para a sua instituição.

Vencedora do Alpha Female Award | Lily Dawson-Punshon, Reino Unido

Lily Dawson Punshon Vencedora dos SWPA 2020

© Lily Dawson-Punshon, Reino Unido, Vencedora, Alpha Female Award, Sony World Photography Awards 2020

O retrato de Lily tem como referência pinturas históricas, em particular, a Rapariga com Brinco de Pérola de Johannes Vermeer, mas Lily deu-lhe um toque de século XXI. Lily explica como a sua fotografia explora a relação entre passado e presente e a forma como estes valores contrastam e se suportam mutuamente. 

Jovem Fotógrafo do Ano | Hsien-Pang Hsieh, Taiwan, 19 anos

Hsien Pang Hsieh Vencedor dos SWPA 2020

© Hsien-Pang Hsieh, Taiwan, Jovem Fotógrafo do Ano, Jovem, Fotografia de rua, Sony World Photography Awards 2020

"Hurry" (Pressa) inclui um artista de rua que parece caminhar com pressa, mas que está, na realidade, parado. Inspirado na sua experiência de estudante acabado de chegar à Alemanha, Hsien-Pang vê a imagem como um comentário ao ritmo de vida acelerado e uma sugestão de abrandamento.

Pode ver a exposição de 2020 na galeria virtual do website da World Photography Organisation.