Alpha Universe Story Detail

Um mundo pequeno

Marek Arcimowicz

Um fotógrafo de aventura habituado aos ambientes mais difíceis e remotos do mundo tem de estar preparado para tudo. Marek Arcimowicz e o seu equipamento estão preparados.

Apesar de utilizar principalmente estruturas Alpha leves com lentes amovíveis como a α7R III e α6500, também tem espaço no saco para algo ainda mais pequeno: a compacta RX100 V, com o seu poderoso sensor de 1,0" e a versátil lente de zoom. Uma câmara que requer muito pouco espaço, mas que produz imagens excecionalmente poderosas.

marek arcimowicz sony rx100VI grupo de excursionistas sorri para a câmara a meio de subida de montanha

© Marek Arcimowicz | Sony RX100 VI @ 24mm | 1/1000s @ f/3.2, ISO 125

"É engraçado, quando as pessoas vêm uma câmara pequena como a RX100, não a consideram como deviam. Por ser pequena, não percebem como é uma excelente ferramenta de fotografia. O aspeto pode não ser tão espetacular, mas a sua qualidade excede a de câmaras maiores e tem tudo. Vai comigo para toda a parte e o seu tamanho permite-me fotografar onde outros não conseguem."

Lembra-se do casamento de um amigo na Índia, o neto do Marajá de Jaisalmer. "Um momento único," recorda Marek, "e de testemunho do que é a aristocracia da Índia. Foi uma experiência rica, não em termos de dinheiro, mas de cores, texturas e pessoas. Para um fotógrafo, um autêntico paraíso. Utilizei a RX100 e, por ser compacta, pude tirar as fotografias sem interferir. Estava presente como amigo, por isso, não queria perturbar e, assim, pude aproximar-me mais do que qualquer outra pessoa. Foi um momento muito especial na minha vida e na minha fotografia."

marek arcimowicz sony rx100V dança de noivos indianos em preparação para o casamento

© Marek Arcimowicz | Sony RX100 V @ 24mm | 1/30s @ f/2.8, ISO 200

Não é só o tamanho que faz da RX100 V uma ferramenta poderosa, diz Marek. Funções como o obturador silencioso também. "A captação silenciosa com o obturador eletrónico permite-nos trabalhar sem perturbar o objeto, como se fôssemos invisíveis. Há quem pense que sou amador por compararem o meu equipamento com as suas câmaras e lentes grandes, mas se posso aproximar-me e obter imagens mais verdadeiras, isso é uma vantagem profissional."

Do conforto de um casamento sumptuoso aos rigores da fotografia em movimento, a RX100 V sente-se confortável em todo o lado. "É demasiado pequena para usá-la como martelo, mas sei que posso usar a RX durante muitos anos. Para me acompanhar, viver nas montanhas e florestas, tem de ser robusta e é. É essencialmente metal e, apesar do cuidado necessário com a lente retrátil, já esteve comigo no deserto, na neve e no gelo dos Alpes e da Sibéria, nos Himalaias do Butão e na humidade do Bornéu, até debaixo de água, num invólucro."

marek arcimowicz sony rx100V fotografia subaquática de surfista agarrado à prancha

© Marek Arcimowicz | Sony RX100 V @ 24mm | 1/200s @ f/8,0 ISO 1600

A RX100 V é muito versátil, desde a lente, velocidade de focagem e captação de 24 fps ao alto desempenho ISO e em pouca luz. "A lente de zoom é excelente," diz Marek, "podia ser mais larga, mas não é fácil sendo compacta, contudo, tem muito para oferecer. A equivalente de 28-100mm é ideal para o que faço, pois cobre as necessidades da fotografia de documentário."

A abertura rápida da lente combina com o bom desempenho do sensor em ISOs altos, tornando-a numa boa câmara em pouca luz. "Tem sido muito útil. Por exemplo, na fotografia que tirei do meu guia em Caxemira no ano passado. Foi tirada numa tenda, apenas com a luz de uma ou duas velas. Estava habituado a fotografar em película a 50 ou 400 ASA, por isso, a possibilidade de fotografar a 640, 1000 ou até ISOs como 3200 e superiores é fantástica. As possibilidades são infinitas."

marek arcimowicz sony rx100V castelo com fundo de céu negro com nuvens e o oceano em primeiro plano

© Marek Arcimowicz | Sony RX100 V @ 24mm | 0.6s @ f/8.0, ISO 400

Marek também aproveita as funcionalidades de vídeo da RX100 V, como os filmes 30p 4K e espantosos efeitos de câmara lenta de 960 fps. "O vídeo é um dos pontos fortes da RX100, porque a qualidade é fantástica. Pode ser utilizada para vídeos de família e documentários, mas também para produção profissional. Viajo há muitos anos com o Chefe de redação da National Geographic na Polónia, e produzimos alguns filmes juntos. Uma vez, no Bornéu, a equipa tinha grandes câmaras de produção de televisão com equipamento subaquático especial, mas não funcionou! 99% desse filme foi feito com a RX e todos ficaram surpreendidos com a qualidade!"

marek arcimowicz sony rx100V 2 jovens em canoas no oceano

© Marek Arcimowicz | Sony RX100 V @ 24mm | 1/500s @ f/8.0 ISO 1600

A RX100 dá-nos qualidade e versatilidade na ponta dos dedos, diz Marek. "Quando faço impressões para exposições de 2 x 3 pés, ninguém diz que foram tiradas com uma câmara compacta. Tudo isto numa câmara tão leve que parece uma parte do meu corpo."

marek arcimowicz sony rx100V ciclista passa com velocidade por senhora que tenta atravessar rua movimentada

© Marek Arcimowicz | Sony RX100 V @ 24mm | 1/25s @ f/10 ISO 125

Produtos incluídos

DSC-RX100M5A

RX100 V A câmara compacta de sensor tipo 1.0 topo de gama com desempenho de AF superior

DSC-RX100M5A

DSC-RX100M6

RX100 VI – gama de zoom ampla e AF extremamente rápido

DSC-RX100M6

Artigos relacionados

Marek Arcimowicz
Alpha Universe

Marek Arcimowicz

Polónia

"Um bom viajante não tem um plano definido nem intenção de chegar - 老子 Lǎozi (Lao Tzu; séc. 6 a 5 a.C.)"

Ver perfil


x