Pode contar-se pelos dedos de uma mão o número de fotógrafos profissionais que tiveram a sorte de experimentar a nova Sony α9 II antes do lançamento.
Dois deles são Aleksandra Szmigiel e Diego Souto, fotógrafos desportivos que vivem em Varsóvia e Madrid, respetivamente. Embora só tenham tido algumas semanas para usar a câmara, a Sony α9 II já começou a fazer uma grande diferença na forma como trabalham. No campo altamente competitivo da fotografia desportiva, ser o primeiro é o mais importante e pode fazer a diferença entre vender as imagens ou não. As novas funcionalidades da α9 II já ajudaram Aleksandra e Diego a ganhar uma vantagem sobre outros fotógrafos que utilizam câmaras DSLR.
"A Sony α9 II é um grande passo para a Sony e para os fotógrafos desportivos," diz Aleksandra. "É perfeita para quem tem de enviar rapidamente as suas imagens para um editor e é um dispositivo completo para profissionais." Como ex-corredora de média distância, Aleksandra sente-se em casa ao fotografar atletismo, particularmente no circuito da Liga Europeia de Diamante. Para ela, a Sony α9 já é uma câmara revolucionária.
"Uma das razões pelas quais adoro este novo kit é a sua leveza," explica, "Posso usar a lente de 400 mm sem ter de usar um monopé, que para mim é a forma mais fácil de trabalhar."
Entretanto, Diego Souto pode ser normalmente encontrado na lateral de um campo de futebol. "Os jogadores movem-se erraticamente," explica, "e é por isso que a α9 II é a melhor opção. Graças ao sistema AF rápido, não importa se um jogador vira ou muda de direção de repente, o AF vai segui-lo e, com a velocidade do obturador de 20 fps, sei que terei 20 imagens focadas. É uma questão de escolha, posso escolher o momento exato em que quero tirar essas fotografias. Outros fotógrafos que utilizam câmaras DSLR podem ter algumas fotografias ligeiramente desfocadas que não conseguem utilizar e podem ser esses os momentos exatos que querem mostrar."
E não se trata apenas de poder escolher, o que Diego valoriza é o quanto a câmara torna mais fácil capturar as imagens de que precisa. "Antigamente, quando fotografava com uma DSLR," diz-nos, "preocupava-me se todas as imagens seriam nítidas, mas agora estou confiante nos resultados. Posso concentrar-me noutras coisas, como a composição, o fundo, o que o jogador está a fazer, mas nunca tenho de me preocupar com a focagem. Isto permite-me ser mais criativo e não tem preço."
Com o mesmo sensor de 24 milhões de píxeis e taxa de disparo de 20 fps, pode parecer que a α9 II é semelhante à α9, mas embora as diferenças possam parecer pequenas, para fotógrafos desportivos, elas são enormes. O novo obturador mecânico é duas vezes mais rápido, permitindo que as imagens sejam definidas a 10 fps quando um obturador mecânico é necessário. Ambas as ranhuras do cartão SD são agora compatíveis com UHS-II e o processador é mais rápido, criando uma câmara mais poderosa de forma geral. Externamente, também houve mudanças que os utilizadores vão adorar, incluindo uma melhor vedação contra intempéries e tampas de ranhuras.
Diego já sentiu a diferença da nova ergonomia da câmara. "Os botões da α9 II são mais profundos e um pouco mais esponjosos," explica, "o que torna a câmara ainda melhor para manusear, principalmente quando se está com luvas. E embora o peso da câmara seja aproximadamente o mesmo, parece muito mais leve devido ao equilíbrio e aderência."
Contudo, talvez as características mais importantes da α9 II de que Aleksandra e Diego já beneficiaram são as opções de transferência de imagem. Com uma ligação Ethernet 1000BASE-T e Wi-Fi integrados de 2,4 e 5 Ghz, a câmara pode transferir imagens por FTP mais rápido do que nunca e agora tem a capacidade de adicionar Etiquetas de voz a uma imagem.
"Agora posso personalizar um botão na minha câmara para enviar instantaneamente uma imagem por FTP de volta para a minha agência de notícias," diz Aleksandra. "Enquanto fotógrafa que trabalha para uma agência, é muito útil poder enviar rapidamente imagens para publicação, por isso é um grande avanço para pessoas como eu."
Para Diego, as novas funcionalidades tiveram um enorme impacto no seu trabalho. "Quando vi que a Sony tinha implementado Etiquetas de voz, sabia que esta câmara seria uma vencedora," refere. Além da conetividade Wi-Fi de 5 Ghz e da porta Ethernet 1000BASE-T, e o facto de não ser preciso qualquer dispositivo externo, é tudo o que eu preciso! Poder colocar as minhas imagens online antes de qualquer outra pessoa é uma grande vantagem na minha área. Tendo tudo em conta, com a velocidade do AF, a velocidade de disparo, o obturador silencioso e as capacidades de transferência, é simplesmente a melhor câmara polivalente para os fotógrafos desportivos. Certamente que me irá acompanhar nos jogos em Tóquio no próximo Verão."
"Não gosto de falar muito. Prefiro contar histórias com as minhas fotografias"