Detalhe da história da Alpha Universe

Sem paralelo: fotografar desporto com a α9 II

Diego Souto e Aleksandra Szmigiel

Pode contar-se pelos dedos de uma mão o número de fotógrafos profissionais que tiveram a sorte de experimentar a nova Sony α9 II antes do lançamento.

Dois deles são Aleksandra Szmigiel e Diego Souto, fotógrafos desportivos que vivem em Varsóvia e Madrid, respetivamente. Embora só tenham tido algumas semanas para usar a câmara, a Sony α9 II já começou a fazer uma grande diferença na forma como trabalham. No campo altamente competitivo da fotografia desportiva, ser o primeiro é o mais importante e pode fazer a diferença entre vender as imagens ou não. As novas funcionalidades da α9 II já ajudaram Aleksandra e Diego a ganhar uma vantagem sobre outros fotógrafos que utilizam câmaras DSLR.

aleksandra szmigiel fotografa atletas com a sua sony alpha 9II e lente G master de 600 mm

Aleksandra Szmigiel in action with her α9 II + FE 600mm f/4 G Master

"A Sony α9 II é um grande passo para a Sony e para os fotógrafos desportivos," diz Aleksandra. "É perfeita para quem tem de enviar rapidamente as suas imagens para um editor e é um dispositivo completo para profissionais." Como ex-corredora de média distância, Aleksandra sente-se em casa ao fotografar atletismo, particularmente no circuito da Liga Europeia de Diamante. Para ela, a Sony α9 já é uma câmara revolucionária.

"Uma das razões pelas quais adoro este novo kit é a sua leveza," explica, "Posso usar a lente de 400 mm sem ter de usar um monopé, que para mim é a forma mais fácil de trabalhar."

Entretanto, Diego Souto pode ser normalmente encontrado na lateral de um campo de futebol. "Os jogadores movem-se erraticamente," explica, "e é por isso que a α9 II é a melhor opção. Graças ao sistema AF rápido, não importa se um jogador vira ou muda de direção de repente, o AF vai segui-lo e, com a velocidade do obturador de 20 fps, sei que terei 20 imagens focadas. É uma questão de escolha, posso escolher o momento exato em que quero tirar essas fotografias. Outros fotógrafos que utilizam câmaras DSLR podem ter algumas fotografias ligeiramente desfocadas que não conseguem utilizar e podem ser esses os momentos exatos que querem mostrar."

diego souto sony alpha 9II jogador do real madrid chuta a bola no ar

© Diego Souto | Sony α9 II + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/2000s @ f/2.8, ISO 2000

E não se trata apenas de poder escolher, o que Diego valoriza é o quanto a câmara torna mais fácil capturar as imagens de que precisa. "Antigamente, quando fotografava com uma DSLR," diz-nos, "preocupava-me se todas as imagens seriam nítidas, mas agora estou confiante nos resultados. Posso concentrar-me noutras coisas, como a composição, o fundo, o que o jogador está a fazer, mas nunca tenho de me preocupar com a focagem. Isto permite-me ser mais criativo e não tem preço."

diego souto sony alpha 9II jogador de futebol salta para cabecear a bola enquanto outro jogador tenta bloqueá-lo

© Diego Souto | Sony α9 II + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/1250s @ f/2.8, ISO 8000

Com o mesmo sensor de 24 milhões de píxeis e taxa de disparo de 20 fps, pode parecer que a α9 II é semelhante à α9, mas embora as diferenças possam parecer pequenas, para fotógrafos desportivos, elas são enormes. O novo obturador mecânico é duas vezes mais rápido, permitindo que as imagens sejam definidas a 10 fps quando um obturador mecânico é necessário. Ambas as ranhuras do cartão SD são agora compatíveis com UHS-II e o processador é mais rápido, criando uma câmara mais poderosa de forma geral. Externamente, também houve mudanças que os utilizadores vão adorar, incluindo uma melhor vedação contra intempéries e tampas de ranhuras.

 

diego souto sony alpha 9II dois futebolistas lutam para ter o domínio da bola

© Diego Souto | Sony α9 II + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/2000s @ f/2.8, ISO 2000

Diego já sentiu a diferença da nova ergonomia da câmara. "Os botões da α9 II são mais profundos e um pouco mais esponjosos," explica, "o que torna a câmara ainda melhor para manusear, principalmente quando se está com luvas. E embora o peso da câmara seja aproximadamente o mesmo, parece muito mais leve devido ao equilíbrio e aderência."

Contudo, talvez as características mais importantes da α9 II de que Aleksandra e Diego já beneficiaram são as opções de transferência de imagem. Com uma ligação Ethernet 1000BASE-T e Wi-Fi integrados de 2,4 e 5 Ghz, a câmara pode transferir imagens por FTP mais rápido do que nunca e agora tem a capacidade de adicionar Etiquetas de voz a uma imagem.

"Agora posso personalizar um botão na minha câmara para enviar instantaneamente uma imagem por FTP de volta para a minha agência de notícias," diz Aleksandra. "Enquanto fotógrafa que trabalha para uma agência, é muito útil poder enviar rapidamente imagens para publicação, por isso é um grande avanço para pessoas como eu."

diego souto sony alpha 9 jogador de basquetebol no ar tenta impedir o seu adversário de afundar a bola

© Diego Souto | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/1600s @ f/2.8, ISO 1600

Para Diego, as novas funcionalidades tiveram um enorme impacto no seu trabalho. "Quando vi que a Sony tinha implementado Etiquetas de voz, sabia que esta câmara seria uma vencedora," refere. Além da conetividade Wi-Fi de 5 Ghz e da porta Ethernet 1000BASE-T, e o facto de não ser preciso qualquer dispositivo externo, é tudo o que eu preciso! Poder colocar as minhas imagens online antes de qualquer outra pessoa é uma grande vantagem na minha área. Tendo tudo em conta, com a velocidade do AF, a velocidade de disparo, o obturador silencioso e as capacidades de transferência, é simplesmente a melhor câmara polivalente para os fotógrafos desportivos. Certamente que me irá acompanhar nos jogos em Tóquio no próximo Verão."

Produtos incluídos

ILCE-9M2

Câmara Alpha 9 II full-frame profissional

ILCE-9M2

ILCE-9

Alpha 9 com sensor CMOS empilhado full-frame

ILCE-9

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL400F28GM

FE 400 mm F2.8 GM OSS

SEL400F28GM

Artigos relacionados

x