"A captação de fotografias para um filme tem bastantes limitações", afirma Christophe Brachet, "como tal, para obter as fotografias de que necessito, tenho de me movimentar como um gato. Não posso interagir com o funcionamento do cenário nem com as pessoas que estão à frente ou por detrás da câmara. Tenho de ser esquecido e ficar invisível para poder captar as imagens o mais realistas possível. Ser discreto é o lema da minha profissão!"
Antigamente era mais difícil, diz Christophe, antes de a sua Sony Alpha mudar a forma como fotografa nas filmagens.
"No meu trabalho, a verdadeira revolução foi o modo de obturador silencioso das câmaras mirrorless, como a Sony α9, α7R III e α7 III que uso atualmente." Antigamente, "a maioria das fotografias de filmagem eram tiradas com "blimps", basicamente, invólucros de captação subaquática modificados que nos permitiam isolar acusticamente o obturador, para garantir um silêncio absoluto e o som não ser captado nas gravações."
Com 10 anos de experiência como fotógrafo de cena, algumas das recentes fotografias de Christophe são de dramas e comédias, incluindo "Le retour du Héros", um projeto que trouxe novos desafios e novas oportunidades para Christophe e a sua câmara.
"Entrei neste projeto através do realizador Laurent Tirard e foi a primeira vez que trabalhei com a atriz Mélanie Laurent. Trabalhar com eles e o resto da equipa foi um prazer. Além disso, os figurinos e os locais dos dramas históricos são temas muito ricos e interessantes para um fotógrafo."
"Le retour du Héros," diz Christophe, "foi um desafio muito particular por ser uma comédia de humor físico, por isso, os atores nunca se riem no ecrã. Mas era necessário tirar fotografias em que os atores se riem para a promoção do filme, para o público perceber imediatamente que se trata de uma comédia. Para isso, tive de estar em alerta constante nos bastidores, para agir nesses momentos." A grande velocidade de captação e focagem da α9 ajudou-o a captar estas e outras excelentes situações.
Outros momentos marcantes aconteceram quando fotografava uma atriz a cair ao lago e durante uma cena de um soldado a galope. "Nestas duas fotografias," explica Christophe, "utilizei o modo Burst da α9 a 20 fotogramas por segundo". Isto permitiu-lhe escolher a imagem perfeita, a mais cativante.
"Quando fotografamos desta forma, não receamos perder o instante, porque a focagem da α9 é extremamente precisa e o rastreio de objeto é muito fiável. Combinadas, a frequência de fotogramas e a focagem permitem-me concentrar-me no objeto."
Além das imagens ao vivo que um fotógrafo tem de tirar, são necessárias fotografias promocionais e nos bastidores, para as quais Christophe usa a sua α7R II.
"As minhas fotografias são utilizadas na promoção do filme e para pósteres, por isso, embora esta fotografia do ator Jean Dujardin tenha sido tirada durante as filmagens, quis captar o realismo que o aderecista criou."
Christophe é frequentemente requisitado para fotografia de pose, que apresenta os atores e os cenários nos seus detalhes sumptuosos. Para isso, confia na alta resolução do sensor da α7R II: "Há muitos artistas envolvidos na produção dos filmes e quero revelar o seu excelente trabalho nas minhas imagens", diz.
A variedade de ambientes e situações significa que Christophe, as suas câmaras e as suas lentes têm de adaptar-se a todo o tipo de cenários com a mesma precisão. Por exemplo, trabalhar com a luz do estúdio pode ser desafiante. "A iluminação é gerida apenas pelo operador de câmara responsável, por isso, preciso de trabalhar com ele e captar nas minhas fotografias a atmosfera por ele criada." Felizmente para Christophe, as cenas com pouca luz não são um problema, porque os sensores da Sony têm uma sensibilidade e controlo de ruído soberbos, mesmo em ISOs muito altos.
Para aproveitar ao máximo a luz existente, utiliza principalmente lentes de distância focal fixa rápidas e zoom da G Master series Sony e superiores, incluindo a 24mm f/1.4 GM, Zeiss Batis 85mm f/1.8, Sony Zeiss 55mm f/1.8 e 24-70mm f/2.8 GM.
Existem outras excelentes lentes no horizonte para fotógrafos como Christophe: "Estou entusiasmado por utilizar a nova 135mm f/1.8 GM, prefiro as lentes fixas pois gosto de explorar o ambiente envolvente e de me mover entre as fotografias. As minhas câmaras Sony ajudam-me a fazê-lo."
“O que mais gosto na minha α7S é o facto de ser pequena e discreta, permitindo-me captar momentos com maior naturalidade."