Alpha Universe Story Detail

Protagonistas carismáticos

Christophe Brachet

"Existem muitas limitações na fotografia para filme," diz Christophe Brachet, "por isso, para obter as imagens que pretendo, movo-me como um gato. Não posso interferir no trabalho de cena, nem com as pessoas à frente ou atrás da câmara. Tenho de passar despercebido, ser invisível, para capturar as imagens mais realistas. Ser discreto é o lema da minha profissão!"

Christophe Brachet Sony Alpha 9 senhora em figurino histórico em campo de papoilas

© Christophe Brachet | Sony α9 + FE 70-300mm f/4.5-5.6 G OSS | 1/800s @ f/5.6, ISO 50

Antigamente era mais difícil, diz Christophe, antes de a sua Sony Alpha mudar a forma como fotografa nas filmagens.

"No meu trabalho, a verdadeira revolução foi o modo de obturador silencioso das câmaras mirrorless, como a Sony α9, α7R III e α7 III que uso atualmente." Antigamente, "a maioria das fotografias de filmagem eram tiradas com "blimps", basicamente, invólucros de captação subaquática modificados que nos permitiam isolar acusticamente o obturador, para garantir um silêncio absoluto e o som não ser captado nas gravações."

Christophe Brachet Sony Alpha 7RII grupo de atores franceses em figurino histórico posam para a câmara

© Christophe Brachet | Sony α7R II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/5.6, ISO 1000

Com 10 anos de experiência como fotógrafo de cena, algumas das recentes fotografias de Christophe são de dramas e comédias, incluindo "Le retour du Héros", um projeto que trouxe novos desafios e novas oportunidades para Christophe e a sua câmara.

"Entrei neste projeto através do realizador Laurent Tirard e foi a primeira vez que trabalhei com a atriz Mélanie Laurent. Trabalhar com eles e o resto da equipa foi um prazer. Além disso, os figurinos e os locais dos dramas históricos são temas muito ricos e interessantes para um fotógrafo."

Christophe Brachet Sony Alpha 9 jean dujardin e melanie laurent riem durante pausa entre takes

© Christophe Brachet | Sony α9 + 85mm f/1.8 | 1/500s @ f/2.8, ISO 100

"Le retour du Héros," diz Christophe, "foi um desafio muito particular por ser uma comédia de humor físico, por isso, os atores nunca se riem no ecrã. Mas era necessário tirar fotografias em que os atores se riem para a promoção do filme, para o público perceber imediatamente que se trata de uma comédia. Para isso, tive de estar em alerta constante nos bastidores, para agir nesses momentos." A grande velocidade de captação e focagem da α9 ajudou-o a captar estas e outras excelentes situações.

Christophe-Brachet-Sony-Alpha-9-jean-dujardin-a-galope-em figurino histórico

© Christophe Brachet | Sony α9 + 85mm f/1.8 | 1/6400s @ f/2.2, ISO 50

Outros momentos marcantes aconteceram quando fotografava uma atriz a cair ao lago e durante uma cena de um soldado a galope. "Nestas duas fotografias," explica Christophe, "utilizei o modo Burst da α9 a 20 fotogramas por segundo". Isto permitiu-lhe escolher a imagem perfeita, a mais cativante.

"Quando fotografamos desta forma, não receamos perder o instante, porque a focagem da α9 é extremamente precisa e o rastreio de objeto é muito fiável. Combinadas, a frequência de fotogramas e a focagem permitem-me concentrar-me no objeto."

Christophe Brachet Sony Alpha 7RII ator francês esfarrapado segura num saco junto a diligência

© Christophe Brachet | Sony α7R II + 85mm f/1.8 | 1/3200s @ f/1.8, ISO 100

Além das imagens ao vivo que um fotógrafo tem de tirar, são necessárias fotografias promocionais e nos bastidores, para as quais Christophe usa a sua α7R II.

"As minhas fotografias são utilizadas na promoção do filme e para pósteres, por isso, embora esta fotografia do ator Jean Dujardin tenha sido tirada durante as filmagens, quis captar o realismo que o aderecista criou."

Christophe é frequentemente requisitado para fotografia de pose, que apresenta os atores e os cenários nos seus detalhes sumptuosos. Para isso, confia na alta resolução do sensor da α7R II: "Há muitos artistas envolvidos na produção dos filmes e quero revelar o seu excelente trabalho nas minhas imagens", diz.

Christophe Brachet Sony Alpha 7RII jean dujardin e melanie laurent riem enquanto o marcador de cena prepara um take

© Christophe Brachet | Sony α7R II + 85mm f/1.8 | 1/1600s @ f/1.8, ISO 100

A variedade de ambientes e situações significa que Christophe, as suas câmaras e as suas lentes têm de adaptar-se a todo o tipo de cenários com a mesma precisão. Por exemplo, trabalhar com a luz do estúdio pode ser desafiante. "A iluminação é gerida apenas pelo operador de câmara responsável, por isso, preciso de trabalhar com ele e captar nas minhas fotografias a atmosfera por ele criada." Felizmente para Christophe, as cenas com pouca luz não são um problema, porque os sensores da Sony têm uma sensibilidade e controlo de ruído soberbos, mesmo em ISOs muito altos.

Christophe Brachet Sony Alpha 9 jean dujardin e melanie laurent em figurino formal com velas atrás

© Christophe Brachet | Sony α9 + 85mm f/1.8 | 1/125s @ f/1.8, ISO 1250

Para aproveitar ao máximo a luz existente, utiliza principalmente lentes de distância focal fixa rápidas e zoom da G Master series Sony e superiores, incluindo a 24mm f/1.4 GM, Zeiss Batis 85mm f/1.8, Sony Zeiss 55mm f/1.8 e 24-70mm f/2.8 GM.

Existem outras excelentes lentes no horizonte para fotógrafos como Christophe: "Estou entusiasmado por utilizar a nova 135mm f/1.8 GM, prefiro as lentes fixas pois gosto de explorar o ambiente envolvente e de me mover entre as fotografias. As minhas câmaras Sony ajudam-me a fazê-lo."

Produtos incluídos

ILCE-7RM2

α7R II com sensor de imagem full-frame com retroiluminação

ILCE-7RM2

ILCE-9

α9 equipada com um sensor CMOS empilhado full-frame

ILCE-9

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL70300G

FE 70-300mm F4.5-5.6 G OSS

SEL70300G

Artigos relacionados

Christophe Brachet
Alpha Universe

Christophe Brachet

França

"O que mais gosto na minha α7S é o facto de ser pequena e discreta, permitindo-me captar momentos com maior naturalidade."

Ver perfil


x