casal recém-casado a beijar-se numa encosta

Retratos em casamentos

Yannick Zurflüh

Quando se fotografa casamentos durante quase uma década, chega-se a algumas conclusões sólidas acerca do ofício. De acordo com Yannick Zurflüh, "os fotógrafos de casamentos têm de ouvir os seus instintos, senão o momento desaparece.” Os dias de casamentos são repletos de adrenalina e pressão, pelo que os fotógrafos têm de se sintonizar no seu próprio estilo e emoções, bem como de dispor da parceira perfeita para os apoiar. Para Yannick, a parceira perfeita é a Sony Alpha 1.

Yannick, um dos profissionais de casamentos mais procurados da Suíça, explica que um processo positivo consiste em desfrutar do dia, tanto a nível emocional, como a nível estético. Algo essencial para esse sucesso é selecionar não apenas o trabalho que o inspira a nível criativo, mas também os casais em questão. Para Yannick, desenvolver uma ligação próxima e genuína com os seus clientes ajuda a alcançar a descontração, simplicidade e intimidade típicas do seu estilo.

grande plano da mão de um homem a tocar na noiva © Yannick Zurflüh | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/1600s @ f/1.2, ISO 100

O estilo visual de Yannick é influenciado pelo seu desejo de fazer projetos que estimulem o seu amor pela fotografia, e não pela necessidade de atrair clientes. "A nível prático e estético, o meu estilo sempre foi muito importante para mim", afirma, "e é o que me proporciona a liberdade de desfrutar do que faço. Quanto mais pessoais forem a nossa abordagem e filosofia, mais tempo conseguimos fazê-lo e mais felizes somos, o que também é atrativo para os casais. Se comprometermos os nossos instintos, os resultados não são os mesmos, não são puros."

grande plano de um casal recém-casado prestes a beijar-se © Yannick Zurflüh | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/1600s @ f/1.8, ISO 100

Tudo começa com o contacto inicial de Yannick com os casais e a forma como compreende aquilo de que precisam no dia do casamento. "Crio uma relação com os meus casais meses ou até anos antes do dia do casamento", explica Yannick, "e penso que é a isso que se deve 80% do sucesso dos meus retratos. Temos a oportunidade de nos conhecermos de uma forma real."

Isto significa que, no dia do casamento, Yannick é mais um amigo do que um fotógrafo aos olhos do casal, o que pode fazer uma enorme diferença em termos da criação de um ambiente confortável e natural.

casal de recém-casados a rir-se enquanto se abraçam © Yannick Zurflüh | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/3200s @ f/1.2, ISO 100

"Levo-os para um local tranquilo, onde não sejam o centro das atenções, e deixo-os descomprimir durante algum tempo. Uma vez mais, é o único momento do dia em que não estão a ser observados e podem ser eles próprios e falar. Não os ponho a fazer poses. Na verdade, costumava pensar que essa era uma fraqueza minha, mas, com o passar dos anos, passou a ser um ponto forte do meu estilo."

Devido à atmosfera que pretende criar, o modo de captação silencioso das suas câmaras Alpha 1 é extremamente importante para Yannick. "A ausência do som do obturador faz com que os noivos se esqueçam mais facilmente de que estou ali e sejam eles próprios", afirma, "pelo que é algo que utilizo sempre e do qual dependo completamente."

noivos prestes a beijarem-se debaixo de um véu © Yannick Zurflüh | Sony α1 + FE 35mm f/1.4 GM | 1/640s @ f/2.0, ISO 125

Para se manter fiel a um estilo que assegura que a intimidade é captada de forma natural, Yannick costuma afastar-se de técnicas complicadas. "Para manter as coisas simples, a maior parte das vezes fotografo com grande abertura", continua, "e, uma vez mais, isso pretende criar uma perceção de tranquilidade. Na minha opinião, desfocar o plano de fundo é como diminuir o ruído de fundo e colocar toda a minha atenção neles. Transforma-se na zona deles. Por esse motivo, juntamente com as minhas câmaras Sony Alpha 1, utilizo lentes de distância focal fixa extremamente rápidas, que me mantêm próximo do objeto, incluindo a FE 50mm f/1.2 GM e a FE 35mm f/1.4 GM. Estas aberturas são realmente importantes para mim, uma vez que até uma lente f/2.8 me fornece mais fundo do que pretendo para o meu estilo."

"A única altura em que não o faço é quando fotografo silhuetas", afirma, "que utilizo como outra forma de simplificar estes momentos. É algo que faço com frequência quando existe mais confusão no enquadramento do que gostaria. Converto as sombras em preto puro e transformo o abraço de um casal em algo descomplicado e icónico."

silhueta de noivos © Yannick Zurflüh | Sony α1 + FE 35mm f/1.4 GM | 1/125s @ f/1.4, ISO 400

Para além disso, a Alpha 1 combina funcionalidades de outras câmaras da Sony, o que criou uma ferramenta apelativa para Yannick. "É uma ótima combinação das séries Alpha 7R e Alpha 9", afirma. "Tem uma velocidade e focagem automática incríveis, o que é vital para mim quando fotografo os meus retratos com grande abertura. No entanto, o que me surpreendeu realmente foi o quanto me habituei à enorme contagem de megapíxeis da câmara. Tendo utilizado a Alpha 9 anteriormente, não pensei que fosse algo de que precisasse assim tanto, mas agora desfruto bastante da flexibilidade para recortar, especialmente em fotografias que capto com grande abertura."

casal numa varanda ao amanhecer © Yannick Zurflüh | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/4000s @ f/2.0, ISO 100

No final, utilizar uma câmara extremamente poderosa e versátil ajuda Yannick a terminar o trabalho que começou meses antes do dia do casamento. "Definitivamente, diria que a forma como abordo os casais e faço o percurso com eles tem uma enorme influência para o meu sucesso. Cria o estilo pelo qual sou conhecido e também mantém o meu interesse. A Sony Alpha 1 ajuda a concluir esse processo. Costumava trocar de câmara ao fim de poucos anos, mas agora não vejo a necessidade de usar outra câmara. Para mim, é a parceira perfeita."

Produtos incluídos

Yannick Zurflüh

Yannick Zurflüh | Switzerland

"O maior capítulo ainda está por vir. Vamos virar algumas páginas juntos."

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito