silhuetas de membros de banda no palco

Tocar ao vivo

Morten Rygaard

"A música ao vivo regressou e é algo maravilhoso de se ver", afirma Morten Rygaard, na sequência de concertos e festivais na Dinamarca, de onde é nativo, e em toda a Europa. Para ele, o gosto pela música e pela fotografia estão ligados há muito tempo. E agora, como profissional que trabalha na indústria musical, tem a oportunidade de misturar as duas vertentes todos os dias. "As pessoas estão a ficar completamente loucas", comenta divertido, "e é isso que adoro ver: a emoção que a música pode trazer ao mundo."

Rammstein em palco numa noite iluminada a azul

© Morten Rygaard | Sony α1 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/500s @ f/2.8, ISO 200

Esse mesmo entusiasmo é facilmente percetível no Morten. "Ao fotografar músicos, encontrei uma forma de comunicar e de me expressar", explica. "E há muito tempo que sabia que era isto que queria fazer". A música, ao que parece, surgiu em primeiro lugar, mas não por muito. Apaixonado por bandas desde muito novo, afirma que "na minha juventude, as estações de rádio na Dinamarca eram muito aborrecidas". E continua: "mas o meu pai construiu uma grande antena que conseguia sintonizar a estação de rádio Luxembourg. Desta forma, ouvia rock 'n roll o dia todo, todos os dias, e adorava!"

cantor em palco rodeado por fumo verde

© Morten Rygaard | Sony α9 II + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS II | 1/250s @ f/2.8, ISO 500

Apesar de, tal como ele, os seus objetos e público se terem passado a concentrar no som, Morten também celebra a luz. Mas como nos espetáculos a iluminação varia entre ultrabrilhante e quase inexistente, é necessário o possuir equipamento e as competências certas para dominar as situações. "Uma das coisas mais importantes é sabermos tudo sobre o nosso ISO, abertura e velocidade do obturador", explica. "É necessário congelar a imagem para que uma pessoa fique nítida, independentemente da luz, sobretudo porque não se pode usar o flash na música ao vivo. Os artistas não gostam que o façamos e também pode perturbar o ambiente. Trata-se de garantir que o obturador é suficientemente rápido para parar o movimento do sujeito."

Rammstein em palco, a tocar ao vivo, com um espetáculo de fogo

© Morten Rygaard | Sony α1 + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS II | 1/3200s @ f/2.8, ISO 200

"Nestas situações", continua, "é necessário um ISO muito elevado, pelo que não é de surpreender que eu tenha escolhido equipar-me com as minhas câmaras Sony de confiança: a Alfa 1 e a Alfa 9 II. Quando a luz é mais intensa, utilizo a Alfa 1 e aproveito ficheiros de alta resolução. Mas quando é muito baixa, utilizo a Alfa 9 II, que permite fotografar com definições loucas, como ISO 6400 sem qualquer ruído. Mesmo acima disso, quando se começa a sentir o efeito granulado, as imagens continuam fantásticas. Faz-me lembrar quando costumava fazer processamento forçado de filmes. Acrescentava sempre textura, mas continuava a ter um aspeto fantástico."

Outro fator em que confia é no lendário desempenho AF das suas câmaras Sony. "O AF de olhos é diferente de tudo o que experimentei antes", afirma Morten, "e acredito que é o melhor sistema de focagem do planeta. Com o foco colado ao olho, posso facilmente enquadrar o objeto e sei que a imagem final ficará 100% nítida. O AF de olhos funciona mesmo em situações de alto contraste, algo que seria de esperar em concertos, como uma forte retroiluminação ou quando há fumo e névoa."

cantor em palco banhado por luz laranja

© Morten Rygaard | Sony α9 II + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/2.8, ISO 2000

O desempenho ISO elevado e a precisão AF das suas câmaras significam que Morten pode obter as imagens de que necessita e avançar para composições mais criativas.

Como qualquer fotógrafo de música sabe, habitualmente apenas se pode fotografar durante algumas músicas. Sei que preciso de retratos nítidos e bonitos dos membros da banda, assim como de fotografias do palco e de qualquer interação com o público. Mas, assim que estes estão assegurados, posso ser um pouco mais experimentalista. É aí que está a magia."
cantor e guitarrista a acenar ao público

© Morten Rygaard | Sony α9 II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/2.8, ISO 1250

Mas, para ter essa oportunidade, temos de estar completamente preparados, afirma Morten. Assim, mesmo conhecendo bem a banda, ele investiga o que deve esperar vendo vídeos de espetáculos recentes, para poder prever o que vai acontecer e imaginar as fotografias que pretende. Para conseguir fotografar com sucesso, Morten também vai equipado com uma soberba gama de lentes. "Não há tempo para mudar as lentes nos concertos, pelo que utilizo quatro corpos equipados com as 12-24mm f/2.8 GM, 24-70mm f/2.8 GM, 70-200mm f/2.8 GM OSS II e 100-400mm f/4.5-5.6 GM OSS. Estas lentes cobrem todos os ângulos mesmo estando em frente ao palco, mas uso também a lente FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS para tirar fotografias a partir do fundo de um estádio."

Brian May em palco, a tocar um solo de guitarra

© Morten Rygaard | Sony α9 II + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/320s @ f/3.2, ISO 500

Resumindo e concluindo, estar preparado, depender das competências de exposição adquiridas com trabalho árduo ao longo dos anos e confiar no seu equipamento Sony, significa que Morten pode fazer aquilo de que mais gosta: divertir-se. "Para mim, a fotografia é brincadeira e diversão. Esse é o meu mantra. Adoro o desafio criativo e trabalhar com a luz que está à minha frente. Há 30 anos que faço isto, mas continuo a olhar para cada fotografia e a pensar como posso melhorá-la. Essa é a parte divertida e o meu equipamento Sony Alpha é claramente uma enorme ajuda para o fazer."

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Morten Rygaard

Morten Rygaard | Denmark

"Uma fotografia extraordinária desafia a imaginação."

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