Detalhe da história da Alpha Universe

Retrato perfeitos com a Alpha 7R IV

Kenton Thatcher

Kenton Thatcher, fotógrafo líder em publicidade e retratos, já está no ramo há mais de 18 anos. Originalmente de Londres, mas atualmente sediado em Lisboa, é conhecido pelas suas imagens icónicas e capacidade única para inspirar e entusiasmar objetos em todo o mundo.

kenton thatcher sony alpha 7RM4 senhora de vestido esvoaçante salta no ar

© Kenton Thatcher | Sony α7R IV + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/3200s @ f/6.3, ISO 320

"Não sou especialista em tecnologias", confessa o profissional de publicidade, "só quero fazer o meu trabalho como fotógrafo, mas adoro inovações. E fotografo há tempo suficiente para perceber quando algo é impressionante, motivo pelo qual fiquei entusiasmado quando experimentei a α7R IV pela primeira vez."

Relativamente a um projeto recente no qual esteve a trabalhar com a α7R IV, Kenton refere "às vezes, a publicidade é uma espécie de espetáculo, por isso, quando estive a fotografar retratos para este recente projeto, sabendo do que o sensor da α7R IV é capaz, decidi enquadrar de forma mais ampla do que o habitual para termos algumas escolhas no que diz respeito ao fundo. Agora, a cabeça do modelo estava apenas a ocupar cerca de um terço do fotograma, mas quando aumentei o zoom no seu olho e mostrei a qualidade ao cliente, este ficou de boca aberta."

kenton thatcher sony alpha 7RM4 senhora com rastas longas a acenar com a cabeça e a sorrir

© Kenton Thatcher | Sony α7R IV + FE 85mm f/1.4 GM | 1/200s @ f/4.0, ISO 100

O nível de detalhe do sensor de 61 megapíxeis que a α7R IV tem, diz Kenton, fica no mesmo suporte de qualidade das câmaras de formato médio, mas com várias vantagens adicionais, principalmente em termos de velocidade.

"Não me interpretem mal," explica "utilizei estruturas de formato médio durante anos e elas têm a sua função, como para trabalhos estáticos no estúdio, por exemplo. Mas enquanto o formato médio tem frequentemente um atraso de uma fração de segundo, uma espécie de corte com o objeto, com a α7R IV, isso nunca acontece."

kenton thatcher sony alpha 7RM4 retrato preto e branco de uma senhora em frente a um espelho

© Kenton Thatcher | Sony α7R IV + FE 50mm f/1.4 ZA | 1/200s @ f/2.0, ISO 100

"Há muito mais para fazer com as câmaras de 35 mm em termos de velocidade e no que podemos utilizá-las", Kenton continua "assim, quando se combina uma resolução alta com a velocidade da α7R IV, vê-se uma verdadeira descoberta para o formato. Antes, com algumas das câmaras de 35 mm de baixa resolução, queria sempre saber exatamente qual o formato final da fotografia, como é que ia ser utilizada, assim como o recorte para poder oferecer aos clientes a máxima resolução. Agora já não preciso de me preocupar mais com isso porque a α7R IV oferece bastante versatilidade."

A fotografar cada vez mais imagens com o estilo de vida que os clientes agora solicitam, Kenton revela que só é capaz de o fazer porque a α7R IV o permite trabalhar de maneiras que nenhuma outra câmara com formato médio permite.

"A fotografia segue tendências", explica, "e nos últimos cinco ou seis anos, o estilo de vida tem estado realmente na moda, não só em publicidade, mas também em casamentos, retratos e em imensas fotografias ambientais com movimento e profundidade de campo reduzida. Essa combinação era muito difícil e muitas das fotografias ficavam desfocadas, mas o AF de olhos em tempo real da α7R IV trouxe uma mudança decisiva. Prende e fixa os olhos tão bem que posso correr pessoalmente à volta do objeto. Por isso, em algumas destas fotografias, utilizo 10 fps com máxima resolução e, enquanto ela vira a cabeça, eu não perco qualquer fotografia. Esta funcionalidade vai alterar completamente a sua maneira de fotografar."

kenton thatcher sony alpha 7RM4 senhora de vestido azul posa para a câmara numa praia

© Kenton Thatcher | Sony α7R IV + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/9.0, ISO 125

Por muito que os aspetos técnicos da α7R IV tenham impressionado Kenton e os seus clientes, é a sua utilização que costuma fazer a diferença para os fotógrafos profissionais e, nesse aspeto, a câmara também não desapontou.

"Teve algumas melhorias positivas ao nível da utilização desde a α7R III", explica, "para começar, a pega parece ser muito semelhante à III, mas assim que a colocamos na mão, o toque é muito mais suave. Além disso, adoro fotografar com a pega vertical. O equilíbrio que nos oferece é brilhante e mesmo que coloque um lente de grande volume como a Sony 70-200 mm F2.8 GM, sente-se a câmara totalmente segura na mão."

kenton thatcher sony alpha 7RM4 retrato de uma senhora com os cabelos para trás ao vento

© Kenton Thatcher | Sony α7R IV + FE 50mm f/1.4 ZA | 1/400s @ f/2.2, ISO 200

Além disso, a possibilidade de personalizar os menus tem sido uma enorme vantagem para a fotografia de Kenton.

"A câmara tem tantas funções", explica, "que a única coisa que faço é configurá-la com as definições que mais utilizo, o que me permite trabalhar de forma muito mais intuitiva. Trabalhar rapidamente é tão importante, que é preciso chegar a um ponto em que já não se pensa no que se está a fazer. É como conduzir um carro. Quando está a aprender a conduzir, tem consciência de que está em primeira, segunda ou terceira, mas passado um tempo, já não pensa nisso e o mesmo deve acontecer com uma câmara. Com a α7R IV, é assim."

Produtos incluídos

ILCE-7RM4

Câmara full-frame Alpha 7R IV de 35 mm com 61 MP

ILCE-7RM4

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL50F14Z

Planar T* FE 50mm F1.4 ZA

SEL50F14Z

SEL85F14GM

FE 85mm F1.4 GM

SEL85F14GM

Artigos relacionados

Kenton Thatcher
Alpha Universe

Kenton Thatcher

Portugal

"A fotografia é a minha ferramenta de comunicação. Aprendi mais na vida com uma câmara nas mãos e a ouvir histórias das pessoas que filmei do que com qualquer livro que li, mas na verdade sou disléxico..."

Ver perfil


x