No dia a dia, é possível encontrar Dilian Markov a fotografar para as edições búlgaras de publicações internacionais de renome, como a Elle, a Cosmopolitan e a Harper’s Bazaar, mas ainda se sente atraído pelas viagens e pela exploração e adora o impacto que uma imagem panorâmica pode ter.
“Além do meu trabalho criativo, viajar é a minha outra paixão. Há alguns anos, encontrei uma câmara pequena com lentes e uma qualidade de imagem fantásticas, o que me permitiu ir para a rua e captar a «vida real» sem efeitos nem luz artificial. Nesse mesmo ano, fiz umas férias longas. No calor do momento, mudei-me para uma autocaravana com a minha família durante um mês e meio e viajámos. Fotografei a minha família todos os dias e a vida que nos rodeava à medida que íamos explorando”
Durante a viagem, Dilian fez-se acompanhar pela Sony NEX-6, a câmara que influenciou o tipo de fotografias que ele tirou. Havia uma funcionalidade na câmara que permitiu a Dilian explorar a captação de imagens panorâmicas, algo que sempre o fascinou, mas que nunca tinha tido paciência para fazer.
“Sou muito dinâmico no trabalho. Quase nunca uso tripé e estou sempre a mover-me à procura de «algo novo», talvez um gesto, um sorriso ou uma reação natural na pessoa que vou fotografar. O mesmo acontece-me com a fotografia de viagens.”
“Respeito a precisão e paciência dos meus colegas que utilizam um tripé para captar imagens panorâmicas «fotograma a fotograma», mas eu não sou assim, não tenho essa paciência nem é assim que gosto de fotografar. Desde que descobri a funcionalidade Panorama, estou bastante satisfeito com a oportunidade que me dá para tirar fotografias.”
Para os leigos, o modo panorâmico das câmaras Sony permite aos fotógrafos criar uma imagem panorâmica com um movimento único de varrimento da câmara. À medida que a câmara capta as imagens, vai colando-as para criar uma vista panorâmica única, o que elimina o trabalho exigente de captar essas imagens individualmente.
“A fotografia panorâmica sempre me atraiu, intuitivamente, sem uma explicação concreta. Adoro as paisagens abertas, amplas e com muito espaço, e a luz e a água também foram uma grande influência. Estes tipos de locais dão-me energia e mais vontade de fotografar. Perante estas paisagens, a única forma de exprimir aquilo que os meus olhos veem e o meu coração sente é fotografar imagens panorâmicas.”
Embora possa esperar que a maioria das imagens panorâmicas de Dilian seja paisagens, costuma encarar o formato largo como uma forma de proporcionar um ponto de vista alternativo. Estava numa viagem de trabalho em Cannes, a trabalhar para uma empresa internacional de produtos químicos. Tinha duas horas livres. Caminhei com a minha câmara ao longo da marginal. Era meio-dia e o sol brilhava com intensidade. Segundo todas as regras, esta não era uma boa altura para fotografias. Cheguei ao fim da rua e, atrás de multidões de turistas na praia, vi à minha frente uma rapariga a olhar com expetativa para os navios na baía em frente a ela. Peguei na câmara e fotografei intuitivamente, sem pensar. Sabia que só teria uma ou duas tentativas. A rapariga virou a cabeça para a câmara, olhou para mim e foi-se embora. Mas eu já tinha a minha fotografia. Não foi uma panorâmica tradicional, mas o efeito foi mágico.
Em relação ao motivo pelo qual Dilian continua a fotografar imagens panorâmicas, a resposta é simples: “Tenho fotografias muito bonitas de vários lugares de todo o mundo nos formatos 2/3 e 1/1 clássicos. Mas quando uso o formato panorama a 2,50 m em comprimento, o efeito é bastante diferente. Se estiver em frente à paisagem, é preciso rodar a cabeça para captar a imagem inteira. Neste momento, consigo ver nos olhos de quem vê as fotografias como viajam nas suas mentes para o lugar que fotografei. O impacto é inigualável!”
“As fotografias panorâmicas fizeram com que me apercebesse que, se tirar fotografias com o meu coração, chego à alma das pessoas.”
As principais sugestões de Dilian:
“Para mim, o objetivo da fotografia é tocar a alma das pessoas.”