Detalhe da história da Alpha Universe

Estado de espírito de Nova Iorque

Ron Timehin

Tal como uma boa fotografia de paisagem, fotografar uma cidade resume-se a mais do que simplesmente estar lá. Há que estar no lugar certo, à hora certa. Isto é certamente o que faz com que o projeto de Ron Timehin em Nova Iorque ganhe vida. Durante cinco dias, fotografou uma combinação de vistas icónicas e invisíveis, do amanhecer ao anoitecer, para uma empresa hoteleira local e baseou-se tanto na sua experiência em fotografia de paisagens e viagens, como no seu trabalho anterior para marcas em Londres.

 

Ron Timehin sony alpha 7RM3 bandeira americana refletida na janela de um carro à noite

© Ron Timehin | Sony α7R III + FE 35mm f/1.4 ZA | 1/125s @ f/6.3, ISO 125

"O Hotel Indigo viu o meu Instagram," diz Ron, "e encaixava-se no que pretendem – uma campanha para despertar o interesse e levar as pessoas a visitarem o hotel na baixa de Manhattan, com o hotel integrado na história da cidade."

Então, como é que faz para encontrar bons locais, especialmente numa cidade que não é a sua?

 

Ron Timehin sony alpha 7RM3 um túnel sombrio em nova iorque com grafiti nas paredes

© Ron Timehin | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/60s @ f/7.1, ISO 1000

"É impossível evitar completamente os lugares turísticos," explica Ron, "mas tento ficar longe deles e procurar coisas mais escondidas. Acabei de aplicar as mesmas técnicas que utilizei em Londres – procurei fotografias online e pesquisei lugares, como bares no topo dos edifícios. Seja qual for a cidade, proporcionam sempre vistas fantásticas e uma destas fotografias é do próprio bar Indigo."

 

Ron Timehin sony alpha 7RM3 edifício de esquina angular em nova iorque com um táxi amarelo a passar em frente

© Ron Timehin | Sony α7R III + FE 35mm f/1.4 ZA | 1/160s @ f/8.0, ISO 640

Também ajuda ter algumas informações internas, claro, "Através do Instagram," explica, "Também tenho contactos em Nova Iorque, funcionamos como uma rede e trocamos boas localizações entre nós. Eu ajudo-os e eles ajudam-me!"

Com apenas uma semana para fotografar, Ron teve de trabalhar bastantes horas. "Mas prefiro trabalhar assim," diz rindo-se, "entrar de cabeça e dar tudo de mim, porque quando espaçamos muito as coisas, podemos acabar por perder a motivação e o foco. A única desvantagem foi que, tal como as paisagens, estava muito dependente das condições atmosféricas. Por isso, passava a maior parte do tempo no exterior, a fotografar ao nascer e ao pôr-do-sol. Como acontece com as paisagens, tenho tendência a evitar o meio do dia porque a luz é menos interessante. Mas, como passo muito tempo fora, consigo uma boa mistura de condições, incluindo nevoeiro, que é sempre bem-vindo. Sou um grande defensor de que 'o mau tempo faz boas fotografias'."

Ron Timehin sony alpha 7RM3 linhas de comboio em nova iorque com a ponte de Brooklyn visível na névoa

© Ron Timehin | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/320s @ f/8.0, ISO 640

Ao fotografar com equipamento Sony desde que começou a utilizar a a7R original, Ron descobriu imediatamente que o seu novo kit sem espelho era melhor para viajar do que as grandes e pesadas DSLRs. Agora fotografa com a a7R III, "o detalhe é fantástico," diz, "e para me certificar de que estou a obter toda a nitidez que o sensor permite, gosto de focar manualmente. Por isso, adoro o peaking da focagem no visor eletrónico; tenho o meu definido para amarelo, porque descobri que se destaca bem em cenas urbanas."

 

Ron Timehin sony alpha 7RM3 a olhar para quatro arranha-céus em nova iorque

© Ron Timehin | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/250s @ f/8.0, ISO 100

"Não sabia o quanto a utilização de um EVF e de um LCD inclinável de alta qualidade iria afetar o meu trabalho," continua, "têm tantas funcionalidades que agora não poderia dispensar." Explica: "Em muitas das minhas fotografias, gosto de me concentrar na simetria, pelo que as grelhas de pré-visualização me ajudam nesse aspeto, tanto no visor eletrónico, como no ecrã virado para fora. Contudo, o mais importante para mim é fotografar com uma pré-visualização de exposição. Economiza muito tempo, o que é muito importante porque em locais movimentados e situações de rua rapidamente se pode perder o momento certo."

Ron Timehin sony alpha 7RM3 táxis de nova iorque entre o vapor que sobe pelos bueiros da linha de metro

© Ron Timehin | Sony α7R III + FE 50mm f/1.4 ZA | 1/400s @ f/4.0, ISO 100

Ron também gosta de trabalhar mais com a câmara na mão do que com um tripé, embora afirme que nunca teve problemas em utilizar um em Nova Iorque – ao contrário de Londres. "Uma destas fotografias é uma carruagem em movimento no metro, que não teria conseguido tão facilmente em Londres, já que os tripés são proibidos no metro. Como estou muito tempo de pé, tento trabalhar sem o peso extra de um tripé na maior parte do tempo, por isso a estabilização de imagem integrada na estrutura da a7R III é vital para mim."

Ron Timehin sony alpha 7RM3 longa exposição de um comboio subterrâneo a passar pela estação de astor place

© Ron Timehin | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 6s @ f/18, ISO 50

A ampla seleção de lentes Alpha também é vital nos projetos de cidade de Ron.

"Uso a lente 12-24 mm principalmente para quando estou no topo da arquitetura ou para interiores," explica, "porque na confusão da cidade, as lentes mais compridas, como as de 50 mm ou 70-200 mm podem realmente ajudar a simplificar o ambiente e tornar a composição mais limpa. Por questões de peso, não costumo levar a 70-200 mm quando ando a explorar, mas vejo onde me pode ajudar e regresso ao local."

Ron Timehin sony alpha 7RM3 à noite a olhar para manhattan com a ponte de brooklyn visível

© Ron Timehin | Sony α7R III + FE 35mm f/1.4 ZA | 30s @ f/10, ISO 100

A sua lente favorita? "A 35 mm," responde com entusiasmo, "é tão versátil e a sua visão é tão humana – é uma verdadeira lente narrativa da paisagem urbana e, combinada com a a7R III, deu vida ao projeto."

Produtos incluídos

ILCE-7RM3

Câmara Alpha 7R III 35 mm full-frame com autofocus

ILCE-7RM3

SEL35F14Z

Distagon T* FE 35 mm F1.4 ZA

SEL35F14Z

SEL50F14Z

Planar T* FE 50mm F1.4 ZA

SEL50F14Z

 

SEL1224G

FE 12-24mm F4 G

SEL1224G

 

Artigos relacionados

Ron Timehin
Alpha Universe

Ron Timehin

Reino Unido

"A fotografia dá a capacidade de processar, apreciar e interpretar o mundo que me rodeia. Permite expressar-me através de um meio que documenta momentos no tempo em simultâneo. Essencialmente, é o meu diário visual criativo."

Ver perfil

x