O Mundo é o seu recreio

 Uroš Podlogar 

"Por vezes tenho ideias loucas! Como andar de bicicleta na neve ou escalar uma queda de água congelada"

 As paisagens deslumbrantes são um excelente motivo, mas Uroš Podlogar considera que fotografar pessoas a fazerem coisas incríveis está num patamar superior.

Ao longo da sua vida, Uroš sempre se sentiu atraído pelo ar livre, "Adoro caminhar na natureza e em locais extremos. Sempre fui desportista, adepto de caminhadas e alpinismo, depois combinei tudo com a minha fotografia". 

 

uros podoglar sony alpha 7RM2 alpinistas em encosta de montanha
© Uroš Podlogar | Sony α7R II + 24-70 mm f/2.8 GM | 1/640 s @ f/5.0, ISO 50

É a combinação de paisagens extremas e esforço humano que torna as fotografias de Uroš’ tão poderosas. Colocar as pessoas no seu ambiente proporciona ao espetador um sentido de escala e confere grandiosidade aos locais, tornando-se mais do que uma simples paisagem bela.

"Simples imagens do mundo natural parecem-me vazias", afirma Uroš. Alpinistas, esquiadores e ciclistas de montanha são personagens habituais na sua fotografia, mas estas captações não acontecem da noite para o dia e podem exigir um planeamento de meses, por vezes, anos. 

uros podoglar sony alpha 7RM2 alpinista em encosta de montanha gelada
© Uroš Podlogar | Sony α7R II + 16-35 mm f/4 ZA | 1/100 s @ f/4.0, ISO 50

"Esperei durante três anos que o frio congelasse aquela queda de água. Descobri um alpinista capaz de a escalar e tivemos apenas dois dias para o fazer. Esperamos longamente pelo momento certo e, finalmente, captámos a imagem."

uros podoglar sony alpha 7RM2 alpinista em encosta de montanha gelada

© Uroš Podlogar | Sony α7R II + 16-35 mm f/4 ZA | 1/125 s @ f/4.0, ISO 125

Como câmara principal, Uroš utiliza a Sony α7R III, referindo a sua gama dinâmica como a característica que mais aprecia. No que toca a lentes, prefere a FE 16-35 mm f/4 ZA para o seu trabalho de grande angular.

"Costumo trabalhar de manhã bem cedo e, por vezes, ao pôr do sol. Mesmo nestas condições de pouca luz, a gama dinâmica da minha câmara ajuda-me a captar todos os realces e detalhes de sombra das cenas".

uros podoglar sony alpha 7RM2 ciclista em estrada de montanha
© Uroš Podlogar | Sony α7R II + 16-35 mm f/4 ZA | 1/1600 s @ f/4.0, ISO 320

No caso das imagens de ação, outra caraterística essencial é obviamente o rápido autofocus contínuo e a velocidade de captação burst de 10 fps. "O autofocus contínuo é crucial para o meu tipo de trabalho. Permite-me captar todo o género de desporto que costumo fotografar." 

uros podoglar sony alpha 7RM2 câmara em estojo à prova de água num barco

© Uroš Podlogar | Sony α7R II + 16-35 mm f/4 ZA | 1/500 s @ f/4.0, ISO 50

Ser um desportista ativo e compreender os movimentos dos atletas e a paisagem permite a Uroš captar as suas imagens da forma mais eficiente.

"O meu envolvimento no desporto é uma grande ajuda. Ajuda-me a ver ou a imaginar coisas antecipadamente e a conceber histórias na minha mente; vemos as coisas de forma diferente de uma pessoa que não tenha estado no local ou não envolvida no desporto, alguém que apenas tire fotografias no local."

uros podoglar sony alpha 7RM2 mulher em pose de ioga no topo de uma montanha

© Uroš Podlogar | Sony α7R II + 16-35 mm f/4 ZA | 1/320 s @ f/6.3, ISO 50

Como é que o Uroš tem as suas ideias? "Encontro motivação nas coisas extraordinárias do dia a dia"

ILCE-7RM2

α7R II com sensor de imagem full-frame com retroiluminação

SEL2470GM

E 24-70 mm F2.8 GM

SEL1635Z

Vario-Tessar T* FE 16–35 mm F4 ZA OSS

TEST
SEL2470Z

Vario-Tessar T* FE 24-70 mm F4 ZA OSS

Alejandro Ceresuela
Alpha Universe

Uroš Podlogar

Eslovénia

"Não é um emprego. Na verdade, é uma paixão, um amor. Encontre aquilo que o mantém vivo e que põe o seu coração a palpitar. Em seguida, dedique-se de alma e coração."


x