cadeia montanhosa das dolomitas refletida num lago

Lentes para paisagens

Josef Bollwein

"As Dolomitas oferecem uma mistura incrível de natureza, cultura e história. É um dos melhores locais da Europa para fotografia de viagem e de paisagens", revela o fotógrafo austríaco Josef Bollwein.

Josef tem razão: as montanhas espetaculares, os lagos cristalinos e os belos vales alpinos atraem fotógrafos, ele incluído, de todo o mundo.

silhueta de uma montanha ao anoitecer © Josef Bollwein | Sony α1 + FE 50mm f/1.2 GM | 1/500s @ f/9.0, ISO 160

"A luz nas Dolomitas é muito especial, particularmente durante a hora dourada, quando o sol está baixo no horizonte e as montanhas são banhadas por um quente brilho cor de laranja. Isto cria uma bela disposição que os fotógrafos adoram captar. Depois, temos a mudança das cores. No inverno, a paisagem de neve proporciona uma atmosfera mágica, ao passo que, na primavera e no verão, as flores silvestres florescem e, no outono, a folhagem resplandece com cores quentes."

As Dolomitas são um lugar que Josef já explorou e fotografou várias vezes, incluindo recentemente com a sua Sony Alpha 1 e lentes Sony FE 12-24mm f/2.8 GM, FE PZ 16-35mm f/4 G e FE 50mm f/1.2 GM.

"Utilizo sempre a Sony Alpha 1, pois é uma câmara poderosa com uma alta resolução de 50 megapíxeis e uma excelente estabilização de imagem. Juntamente com as lentes da série G e GM da Sony, a Alpha 1 permite-me captar imagens nítidas e ricas em detalhe."
pôr do sol sobre uma cadeia montanhosa nas dolomitas © Josef Bollwein | Sony α1 + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/100s @ f/2.8, ISO 250

Quando a maioria das pessoas pensa em fotógrafos de paisagens, imagina alguém a encontrar um local e a montar cuidadosamente um tripé. No entanto, graças à estabilização de imagem SteadyShot da Alpha 1 e das lentes, Josef apenas precisa de utilizar um tripé se for essencial.

"Há situações em que carregar um tripé é impraticável, como ao fazer caminhadas ou escalar rochas. Nesses casos, fotografar com a câmara na mão pode ser a única opção. Para mim, fotografar com a câmara na mão permite ter flexibilidade e liberdade de movimentos, o que pode ser útil quando se alterna rapidamente entre diferentes perspetivas e composições."

Reagir rapidamente pode não parecer algo que se associa a fotografia de paisagens, mas, num ambiente montanhoso, a luz e as condições podem mudar de um minuto para o outro. Ser capaz de reagir é crucial para captar a cena espetacular à nossa frente antes que as condições mudem. E se chover, os fotógrafos devem ter uma câmara em que podem confiar para continuar a fotografar. "A estrutura à prova de intempéries da Alpha 1 é ideal para o clima imprevisível nas montanhas", assegura Josef.

Nenhuma lente permite a um fotógrafo de paisagens captar todas as cenas. Contudo, Josef recomenda uma lente Sony que leva sempre consigo quando faz caminhadas nas Dolomitas. "Para paisagens, a lente 12-24mm f/2.8 é a melhor graças à sua excecional perspetiva de grande angular e capacidade de proporcionar fotografias de paisagens deslumbrantes com um detalhe e uma nitidez total impressionantes", afirma Josef.

cadeia montanhosa das dolomitas refletida num lago © Josef Bollwein | Sony α1 + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/60s @ f/13, ISO 320

A lente de zoom grande angular permite a Josef captar as grandes vistas das Dolomitas. A função de zoom permite-lhe enquadrar perfeitamente a cena para captar elementos nas margens do enquadramento, ou aumentar o zoom para dar ênfase a um elemento em particular em primeiro plano. Contudo, a fotografia de paisagens não se trata apenas de imagens de grande angular amplas.

uma estrada iluminada em frente a uma montanha ao anoitecer © Josef Bollwein | Sony α1 + FE PZ 16-35mm f/4 G | 30s @ f/8.0, ISO 50
"Em última análise, a escolha da distância focal é uma questão de preferência pessoal e depende do tipo de imagens que pretendemos criar. Por exemplo, uma distância focal curta pode criar uma perspetiva de grande angular dramática, ao passo que uma mais longa pode permitir-nos focar num objeto e separarmo-nos do plano de fundo."

Sem saber o que irá encontrar numa certa aventura, Josef também leva as suas lentes PZ 16-35mm f/4, 50mm f/1.2 e, por vezes, a sua FE 70-200mm f/2.8 GM OSS II ao fotografar.

"A lente 16-35mm é ótima para imagens de grande angular. Proporciona uma nitidez incrível, independentemente da distância focal de zoom que utilizo. Além disso, tem uma excelente reprodução e contraste de cor."

uma pequena ponte de madeira em frente a um lago © Josef Bollwein | Sony α1 + FE 12-24mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/13, ISO 400

 

"A lente 50mm f/1.2 é incrível. É ótima para fotografar retratos, mas também adoro utilizá-la para imagens de paisagens. Mais uma vez, é muito nítida, tem uma excelente cor e contraste e, claro, o bokeh das áreas fora da focagem é magnífico. Todas as lentes Sony que já utilizei têm proporcionado uma nitidez e claridade incríveis, tornando fácil captar imagens de paisagens deslumbrantes."

Fotografar regiões montanhosas pode ser particularmente exigente, devido à intensidade da luz do sol e às áreas escuras que as sombras das montanhas podem criar. Maximizar o potencial de cada uma requer uma câmara com uma gama dinâmica ampla que permita que os realces sejam retidos e as sombras retiradas. É uma das razões principais pelas quais Josef opta por fotografar com a Alpha 1.

"As definições de exposição são essenciais para alcançar o impacto pretendido ao fotografar paisagens. Utilizo a Compensação de Exposição para ajustar a imagem de modo a reter os realces ou iluminar as sombras. No entanto, estas definições são muito individuais e dependem das condições da imagem e das intenções artísticas do fotógrafo."

"Se pudesse dar um conselho, diria para experimentarem definições diferentes para obterem o aspeto que pretendem."

Produtos incluídos

Josef Bollwein

Josef Bollwein | Austria

“O impossível não existe”

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito