Detalhe da história da Alpha Universe
Vencedor do Concurso de Paisagens:
Para lá da escuridão

Ao utilizar o tema paisagens na última ronda do concurso da Sony Alpha Universe no Instagram, sabíamos de que o concurso ia ser popular. Participaram fotógrafos oriundos de toda a Europa, mas vimos imagens de quase todo o mundo.

Desde montanhas cobertas de neve e praias solarengas, a campos de relva e árvores ancestrais, houve uma grande variedade em exposição. Estávamos à procura de imagens tecnicamente perfeitas, mas também que nos fizessem parar e entrar na paisagem fotografada.

Com uma variedade tão grande de cenas diferentes para ver, talvez não tenha sido surpresa que as imagens mais simples fossem frequentemente as que mais se destacavam. Isto foi particularmente evidente na imagem vencedora: a imagem arrebatadora de Fabian Balint de uma árvore jovem coberta de gelo por entre a floresta sombria e nublada.

fabian balint sony alpha 7R3 uma única árvore numa floresta nublada

© Fabian Balint | Sony α7 III + DT 135mm f/2 SAM | 1/320s @ f/2.0, ISO 200

"Numa manhã, no final do outono", explica Fabian, "passeava por entre as belas florestas perto da minha terra natal, Piatra Neamt, uma cidade pequena, mas bonita, na Roménia. Uma camada de gelo espessa e nevoeiro cobriam todas as árvores, arbustos e folhas caídas. Quando vi aquela pequena árvore, fiquei impressionado pela forma como se destacava sobre o fundo."

Os juízes da Sony pensaram o mesmo que Fabian e adoraram a imagem simples, mas arrebatadora. Afirmaram: "adoramos o modo como a nitidez da árvore contrasta com o fundo suave e nublado. Parece que se sente a textura seca das folhas e o chão gelado."

Fabian fotografou a imagem com a Sony Alpha 7 III, que utiliza com uma série de lentes, inclusive a de 135 mm f/2 que escolheu para a imagem vencedora. Utiliza esta lente em conjunto com a Sony Sonnar T* FE 35 mm f/2.8 ZA, a Sonnar T* FE 55 mm f/1.8 ZA, a FE 90 mm f/2.8 Macro G OSS e a FE 100-400 mm f/4.5-5.6 GM OSS. Como vencedor, Fabian pode agora escolher uma lente nova para adicionar ao seu kit.

"Escolhi a FE 16-35 mm f/2.8 GM", explica, "devido à versatilidade da distância focal e à qualidade de imagem excecional. Até agora, não utilizei as lentes ultra-amplas muitas vezes, mas estou sempre à procura de desafios no que diz respeito à fotografia, por isso, vou adotar uma perspetiva completamente diferente quando fotografar paisagens.

Além de paisagens, adorava explorar a astrofotografia. É um território completamente novo e desconhecido para mim, por isso, acredito que esta lente me vai ajudar a seguir a minha jornada fotográfica."

Para saber como Fabien se adapta à nova lente, siga-o no Instagram: @balintfabian.

Se quiser ter a oportunidade de ganhar o próximo concurso da Sony Alpha Universe no Instagram, assegure-se de que segue @alphauniversebysony.eu e fica atento aos próximos concursos.

Entradas selecionadas

dmytro korol sony nex 6 o pico impressionante de uma montanha ao anoitecer, iluminado por um brilho quente com a lua cheia por trás

© Dmytro Korol | Sony NEX 6 + E PZ 16-50mm f/3.5-5.6 OSS | 1/30s @ f/8.0, ISO 100

ciprian negura sony alpha 7M3 um galho gelado numa floresta sombria e nublada

© Ciprian Negură | Sony α7 III + 28-75mm f/2.8 | 1/10s @ f/10.0, ISO 100

janis palulis sony alpha 7RM2 pôr do sol por detrás de duas pequenas árvores iluminadas em primeiro plano

© Jānis Paļulis | Sony α7R II | ISO 100

Produtos incluídos
ILCE-7M3
Alpha 7 III, sensor de imagem full-frame de 35 mm

ILCE-7M3

SEL1635GM
FE 16-35mm F2.8 GM

SEL1635GM

Artigos relacionados


x