Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
Vlogging de viagens com a α6600 

Jonah Plank

Jonah Plank tem experiência em criar vlogs de viagem ambiciosos. Tem um popular canal no YouTube em nome próprio, onde publica uma mistura de conteúdos de análises e de viagens. Recentemente, ele e dois amigos regressaram de uma viagem de carro, com a duração de um mês, entre Berlim e o Cabo Norte da Noruega, durante a qual concebeu um documentário de duas horas, filmado principalmente com a nova Sony α6600.

jonah plank sony alpha 6600 montanhas com neve banhadas por uma luz cor-de-rosa

© Jonah Plank | Sony α6600 + E 10-18mm f/4 OSS | 1/200 s @ f/8.0, ISO 200

"A minha configuração é muito simples", afirma Jonah, "tenho a Sony α6600 à minha frente montada num tripé a filmar, uma luz principal e uma luz de fundo. Filmo cerca de 90% dos meus vídeos com a mesma configuração, para que possa simplesmente sentar-me e começar a gravar".

Apesar de Jonah também fotografar com as câmaras Sony α7 III, α7R III e α7S II, a α6600 continua a ser uma das suas câmaras de eleição para se filmar a si próprio. "O que me atrai mais é a possibilidade de rodar o ecrã", revela, "é muito útil para me poder ver quando estou a gravar".

Sony A6600 com microfone montado, segura em frente ao videógrafo

Jonah considera que esta função e o AF de olhos foram especialmente úteis na sua viagem recente. "Na viagem à Noruega, filmámos bastante com a Sony α6600", afirma, "éramos três pessoas no carro e, quando falávamos para a câmara, esta focava automaticamente os rostos ou olhos graças à tecnologia de seguimento em tempo real. Ajusto sempre a focagem automática com a definição mais alta neste tipo de cenário, porque sempre que movo a câmara, esta reage e volta a focar instantaneamente. É extremamente útil para este tipo de realização documental".

Embora Jonah filme principalmente em 4K, também utiliza a funcionalidade Full HD 120p para captar filmagens em câmara lenta e, tal como as câmaras da gama α7, a α6600 consegue captar com um perfil de imagem S-Log para obter todos os detalhes da gama dinâmica. "Filmo muito com o S-Log", explica Jonah, "quando estou a conceber uma filmagem ou sequência, mas para conteúdos documentais e de vlogging mais comuns, utilizo PP0, ou seja, sem perfil de imagem. Pode parecer estranho, mas gosto das cores do PP0 e não tenho de adicionar muita gradação de cor à filmagem. É rápido, prático e a imagem resulta na perfeição. Posso simplesmente começar a gravar e a filmar, o que realmente se adequa ao meu estilo de realização".

No que respeita às lentes para a α6600, Jonah tem algumas favoritas, como as lentes FE concebidas para o sensor maior das câmaras α7, como a Sony FE 28mm f/2, a FE 50mm f/1.8 e a FE 85mm f1/.8, que lhe permite obter a separação entre o objeto e o fundo.

"Utilizo sempre o SteadyShot, que se revela importante quanto utilizo a lente FE 85mm f/1.8", afirma. "A lente e a câmara são um pouco difíceis de equilibrar no gimbal, por isso, utilizo-as normalmente na mão, especialmente em filmagens secundárias em câmara lenta."

Nativas para o sensor APS-C da α6600, a lente de zoom grande angular E 10-18mm f/4 OSS e a Lente G E 16-55mm f/2.8 oferecem a Jonah bastante flexibilidade, tendo em conta as suas dimensões.

O áudio é captado pelo microfone "shotgun" Sony ECM-B1M. "É um ótimo microfone, rápido de configurar para filmar vídeos para o YouTube", explica Jonah. "Torna tudo mais fácil. Já o utilizei até para locução, em que me aproximei bastante da câmara e gravei um vídeo com a tampa da lente colocada, apenas para poder gravar a minha voz".

jonah plank sony alpha 6600 aurora boreal sobre uma montanha refletida no mar

© Jonah Plank | Sony α6600 + E 10-18mm f/4 OSS | 1/200 s @ f/8.0, ISO 200

Jonah demorou alguns anos a alcançar o ponto em que trabalha nos projetos e cria os vídeos de que gosta, mas lembra-se de quando começou e apresenta alguns conselhos para quem quer começar a criar os seus próprios vídeos:

"Basta começar. Comece a fazer e a falar sobre o que gosta. Não interessa quantas pessoas alcança, quantas visualizações ou subscritores tem, só tem de pensar na sua mensagem e nos motivos pelos quais está a fazer o que está a fazer".

Produtos incluídos
ILCE-6600
Câmara APS-C de montagem tipo E topo de gama α6600

ILCE-6600

SEL1018
E 10-18 mm F4 OSS

SEL1018

SEL1655G
E 16-55 mm F2.8 G

SEL1655G

SEL135F18GM
FE 135mm F1.8 GM

SEL135F18GM

ECM-B1M
Microfone "shotgun"

ECM-B1M

Artigos relacionados