À procura da câmara perfeita 

Tomasz Tomaszewski

Tomasz Tomaszewski, nascido na Polónia, é fotógrafo profissional há mais de 30 anos e procura a câmara perfeita desde o primeiro dia. Agora julga que a terá encontrado na Sony RX1R II.

RX1R II

“Se observarmos a história, vamos reparar que 90% das imagens mais famosas foram fotografadas com uma lente de 35 mm. É isso que eu adoro na RX1R II. Isso e a belaza das imagens. Atualmente, é a minha câmara principal.” 

Tomaszewski nomeia a RX1R II como sendo a câmara perfeita por várias razões: o modo silencioso permite-lhe integrar-se perfeitamente nas situações que fotografa com frequência. Além disso, não tem problemas em admitir que está obcecado pela qualidade de imagem e considera que os ficheiros RAW gerados pela câmara proporcionam facilmente o nível de detalhe de que está sempre à procura. No entanto, existem alturas em que utiliza a α7R II quando precisa da flexibilidade de uma estrutura de lente amovível.

© Tomasz Tomaszewski

© Tomasz Tomaszewski | Sony RX1R II | 1/250 s @ f/8, ISO 250

Slide 1
© Tomasz Tomaszewski | Sony α7R II + 24-70 mm f/2.8 G Master | 1/250 s @ f/8, ISO 250

"Nunca fui grande fã das lentes de zoom e sempre preferi a qualidade das primárias para o tipo de trabalho que fazemos. No entanto, estas lentes de zoom G Master são diferentes de tudo o que alguma vez utilizei e, em situações em que preciso de mais flexibilidade, fico bastante satisfeito ao utilizar as lentes G Master 24-70 mm f/2.8 e 70-200 mm f/2.8."

© Tomasz Tomaszewski

 © Tomasz Tomaszewski | Sony α9 + 24-70 mm f/2.8 G Master | 1/125 s @ f/8, ISO 1000

Colaborador regular da National Geographic, o seu trabalho levou-o a todo o mundo e os seus ensaios fotográficos já foram publicados no The New York Times, Paris Match, Stern, Time, Fortune Elle & Vogue, entre outras publicações. Também escreveu vários livros e teve exposições individuais nos EUA, Canadá, Israel, Japão, Brasil, Madagáscar, Países Baixos, Alemanha, França, Itália, Indonésia e Polónia.

Slide 1
© Tomasz Tomaszewski | Sony RX1 | 1/500 s @ f/8, ISO 200

«As minhas imagens têm de contar uma história, têm de transmitir algo ao observador. Não se trata apenas do meu ego ou da minha perspetiva visual, mas eu tento mostrar coisas, ao nível visual, de forma simples, para que as imagens possam ser compreendidas por qualquer pessoa, em qualquer lado. Henri Cartier-Bresson disse “Devemos procurar o momento decisivo”. O que retiro desta frase é o desejo de registar a honestidade nas minhas imagens, para que as pessoas possam compreender as cenas sem pensar muito. Se orquestrasse as minhas composições, sentiria que estava a proceder mal e não a registar a verdade que observo no que me rodeia.»

Quando revê as suas imagens de todas as situações e locais que fotografou, continua sem saber porque é que as pessoas são tão bondosas e porque algumas pessoas fazem coisas fantásticas sem nenhuma razão aparente.

"Nem sequer penso que o fazem porque vão receber um prémio mais tarde, fazem-no apenas porque são boas pessoas e é uma experiência fantástica para mim poder testemunhá-lo. Se conseguir captar este comportamento nas minhas imagens, ajuda-me a crescer."

© Tomasz Tomaszewski | Sony RX1R II | 1/250s @ f/7.1, ISO 320

Produtos referidos neste artigo

ILCE-9

Câmara sem espelho full-frame α9 com sensor CMOS empilhado

ILCE-7RM2

α7R II com sensor de imagem full-frame com retroiluminação

DSC-RX1RM2

Câmara compacta profissional RX1R II com sensor de 35 mm

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

Tomasz Tomaszewski
Alpha Universe

Tomasz Tomaszewski

Polónia

O que me interessa na fotografia não é a imagem apresentada, mas sim o tipo de questões e reflexões que provoca no observador.

Ver perfil

TEST
x