Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
Melhore as fotografias de férias em família
com a Alpha 7C

O meu nome é Nadine e vivo em Hamburgo, Alemanha. Sou mãe de quatro rapazes adoráveis.

Como o nome da minha conta de Instagram "myboys and I" indica, revelo à comunidade o meu dia a dia e momentos da emocionante experiência de ser mãe. Adoro partilhar fotografias das nossas viagens, excursões e do dia a dia. Sempre captei momentos da minha vida, mas desde que sou mãe e como os meus filhos crescem tão rapidamente, quero captar o máximo de memórias.

Sim, a nova Sony Alpha 7C é perfeita precisamente para isso. Com quatro rapazes vivaços, preciso de uma câmara pequena e leve que possa transportar para todo o lado e em que possa confiar para gravar belas memórias das nossas aventuras.

Enquanto entusiasta de fotografia e mãe, gostaria de partilhar as minhas dicas sobre como melhorar as fotografias de família em movimento.

nadine sony alpha 7c mãe tira fotografia de 2 filhos

Dica n.º 1 – Configuração rápida para tirar fotografias fantásticas com a Alpha 7C

Como família, gostamos de viajar pelo mundo, mas quando não é possível, gostamos de passear na natureza. A Alpha 7C é perfeita para estas situações. Leve, compacta e full-frame, para oferecer a melhor qualidade onde quer que vamos.

Para fotografias, recomendo os formatos RAW e JPEG. JPEG é mais leve para transferir, mas os ficheiros RAW permitem-nos retocar as imagens com a aplicação de ambiente de trabalho Imaging Edge Edit (transferência gratuita no website da Sony) ou o Adobe Lightroom. Mantém a resolução suficientemente alta para imprimir e guardar no álbum de fotografias, o que não é possível com smartphones.

nadine sony alpha 7c retrato de rapaz sentado no chão

© Nadine | Sony α7C + FE 28-60mm f/4-5.6 | 1/40s @ f/5.0, ISO 320

Se não se sente à vontade para utilizar software para editar as fotografias, não se preocupe, porque as cores da Alpha 7C são muito realistas e pode simplesmente adicionar um filtro rápido a partir da sua aplicação favorita.

Em termos de definições para captação, utilizo frequentemente o modo "P" pois posso confiar na câmara para expor a cena corretamente. Pode encontrar este modo, fácil e rápido de utilizar, no botão superior da câmara. Obtenho resultados de aspeto profissional, com fundo desfocado em retratos, por exemplo, sem ser uma especialista. Se preferir aprender e utilizar manualmente, pode também utilizar a câmara desta forma, ideal para quem deseja aprender a fotografar.

nadine sony alpha 7c crianças brincam na relva com sol ao fundo

© Nadine | Sony α7C + FE 28-60mm f/4-5.6 | 1/100s @ f/5.0, ISO 100

Dica n.º 2 – Como tirar melhores fotografias dos seus filhos

Nem sempre é fácil. Por vezes, não estão com disposição, outras vezes não gostam. Para tirar boas fotografias dos seus filhos, terá de ser rápido!

O meu primeiro conselho é confiar totalmente na focagem automática da câmara. A Sony incluiu uma função de rastreio de olhos (AF de olhos em tempo real) que lhe permite detetar os olhos humanos e de animais em movimento. Ativar esta função é muito fácil! Ligue a câmara e aponte para o objeto. Em seguida, prima até meio o botão do obturador e verá uma caixa verde nos olhos ou face do objeto. Isto significa que a câmara está a focar perfeitamente e que está pronta para tirar uma boa fotografia. Pode manter o botão premido até meio até acontecer qualquer coisa interessante e premir totalmente para disparar.

O meu segundo conselho aplica-se aos momentos em que os seus filhos estão a brincar e a ação é imprevisível. Com a Alpha 7C, pode captar até 10 fotogramas por segundo, o que é essencial para captar as expressões faciais certas.

Para ativar esta função, prima o botão "Fn" na parte de trás da câmara e utilize o botão de roda na função "Modo de avanço". Clique aqui e altere com a roda para "captação contínua" e clique no botão central para validar. Quando prime o obturador, a câmara continua a disparar até a ação parar.

O meu conselho final é utilizar o ecrã de ângulo variável. É útil porque nesta situação quer ver rapidamente o que está a acontecer e a imagem que pretende captar ao mesmo tempo. Pode ajustar o ângulo do ecrã, para ser mais fácil de utilizar do que olhando através do visor eletrónico.

Continuo a aprender técnicas novas e gostaria de melhorar os meus retratos e esta câmara é perfeita para isso.

nadine sony alpha 7c jovem num baloiço a sorrir

© Nadine | Sony α7C + FE 28-60mm f/4-5.6 | 1/640s @ f/5.6, ISO 100

Dica n.º 3 – Como criar autorretratos de família sem sacrificar pessoas na fotografia

As minhas fotografias favoritas são as fotografias de família! Mas também são as mais difíceis de tirar, pelo menos, quando se tem quatro filhos. Costumávamos fotografar com o temporizador automático da câmara, mas acabava sempre por ser cortada das fotografias.

Agora é mais fácil e divertido, pois posso controlar a câmara a partir do smartphone. Basta transferir o Imaging Edge Mobile da secção de Suporte do website da Sony.

Em seguida, podemos ver um feed em direto da câmara no smartphone. Previamente, posiciono a câmara num tripé, faço um bom enquadramento no telefone, peço a toda a gente para sorrir e primo o botão do obturador na aplicação.

Outra função fantástica desta aplicação é poder transferir diretamente as imagens da câmara para o smartphone. Basta selecionar as imagens que pretendemos do feed na aplicação e transferi-las.

Em casa, no sofá ou na floresta, podemos tirar as fotografias mais fantásticas e partilhá-las com o resto da família através do smartphone.

nadine sony alpha 7c retrato de família relaxada

© Nadine | Sony α7C + FE 28-60mm f/4-5.6 | 1/160s @ f/4.0, ISO 3200

Dica n.º 4 – Aumentar a criatividade com novos ângulos e visuais

Como disse, continuo a aprender, mas a câmara oferece modos criativos concebidos para otimizar certas cenas. Para usá-los, aceda ao menu e avance até encontrar o menu "estilo criativo". Selecione o mais apropriado à sua cena ("Noite", "Pôr do sol", "Retrato") e a câmara faz o ajuste automaticamente.

nadine sony alpha 7c pôr do sol em lago

© Nadine | Sony α7C + FE 28-60mm f/4-5.6 | 1/400s @ f/4.5, ISO 100

Outra dica é tentar ser criativo, tirar o máximo proveito do ecrã rotativo. Enquanto mãe, brinco com os meus filhos no chão a maior parte do tempo! O ecrã permite-me obter diferentes ângulos dos meus filhos sem ter de me deitar no chão ou ficar em bicos de pés para tirar uma fotografia a partir de cima. Conseguimos ângulos muito criativos desta forma!

nadine sony alpha 7c rapaz faz bolas de sabão ao ar livre

© Nadine | Sony α7C + FE 28-60mm f/4-5.6 | 1/100s @ f/5.0, ISO 100

O meu conselho final é que criem memórias de família fabulosas

Toda a gente é capaz de captar belas memórias e de tornar as suas fotografias especiais. Uma imagem de uma memória feliz dura para sempre. A Alpha 7C é leve e fácil de utilizar e podemos levá-la connosco para todo o lado. Basta tentar. Como sempre digo, há um pequeno artista em cada um de nós. 

Produtos incluídos
ILCE-7C
Câmara α7C full-frame compacta

ILCE-7C

SEL2860
FE 28-60mm F4-5.6

SEL2860

Artigos relacionados