Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
Melhore a sua fotografia urbana
com a Alpha 7C

Ron Timehin

O meu nome é Ron Timehin, sou fotógrafo profissional e Embaixador de imagens europeu da Sony e vivo em Londres. Descobri a minha paixão pela fotografia durante as minhas viagens enquanto jovem músico, documentando os locais que visitava e o que via. Passados 10 anos, a fotografia é a minha profissão a tempo inteiro e especializei-me em paisagem urbana, retrato e fotografia comercial.

Graças ao poder do Instagram, tenho cerca de 60 000 seguidores com quem partilho as minhas imagens e conhecimentos sobre como se tornarem melhores fotógrafos.

Dito isto, poder experimentar e testar a Alpha 7C foi muito emocionante. Há muito que queria adicionar equipamento full-frame, leve e compacto ao meu arsenal. O design e a ergonomia da Alpha 7C tornam-na prática e bela ao mesmo tempo. O ecrã totalmente articulado, algo que sempre desejei, permite-me agora fotografar facilmente a partir de ângulos interessantes. Com um sensor de 24 MP, a Alpha 7C tornou-se a minha câmara do dia a dia e utilizo as minhas outras estruturas da Sony para tipos específicos de fotografia.

  

ron-timehin-sitting-with-the-sony-alpha-7

Ron Timehin com a sua Sony Alpha 7C + lente FE 35 mm f/1.8

Sugestão n.º 1
Definições básicas de exposição para fotografia de cidade e de rua

Utilizo o modo "M" (manual), pois dá-me controlo total sobre a velocidade do obturador, abertura e ISO e permite-me expor a imagem como me convém.
No que toca à exposição em fotografia de rua e fotografia urbana em geral, gosto de garantir que a velocidade do obturador é suficientemente rápida para não ser visível o movimento da câmara. Para compensar isto, costumo aumentar um pouco o ISO para que a imagem mantenha uma boa exposição. 1600 ISO é normalmente o que recomendo para obter a máxima qualidade.

Quanto às definições de abertura, o f/8 permite-me manter a maior parte da cena focada. Se desejar separar o objeto do fundo, o f/4 funciona bem. Para fotografia de rua com pouca luz, abro a abertura o mais possível para deixar entrar o máximo de luz. Algo como f/1.4 é uma boa opção.

ron-timehin-sony-alpha-7c-looking-up-skyscrapers

© Ron Timehin | Sony α7C + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/40s @ f/7.1, ISO 3200

Que lente escolher?

35 mm é, sem dúvida, a minha distância focal favorita, suficientemente flexível para todos os tipos de captação de rua, como paisagem urbana, retrato ou instantâneos rápidos.

Para a fotografia de rua em particular, também gosto muito da 55 mm f/1.8. Esta distância focal aproxima-se daquilo que é percetível ao olho humano e proporciona uma bela compressão do fundo com um bokeh belo. Captar com esta lente a f/2 permite realmente isolar o objeto na imagem, o que é ótimo para focar os olhos. Por fim, o tamanho compacto desta lente e o tamanho reduzido da Alpha 7C são a combinação ideal para fotografia de rua. Uma solução muito discreta e nada invasiva, perfeita para captar momentos íntimos.

Porquê fotografar com uma câmara full-frame?

A diferença mais evidente quando fotografo com uma câmara full-frame é a maior profundidade de campo (quantidade de desfocagem de fundo) que consigo alcançar. Torna particularmente mais bela a fotografia de rua e retrato.

Utilizar um sensor maior também nos dá mais flexibilidade na edição. Podemos obter detalhes das sombras que não conseguiríamos com uma câmara de sensor menor. Dito isto, os destaques continuam fabulosos, mas não é tão fácil extrair detalhe como a partir das sombras. Para contrariar isto, faço uma subexposição ligeira das minhas imagens em 1/3 de ponto para garantir que os destaques não são apagados.

ron-timehin-sony-alpha-7c-london-buildings

© Ron Timehin | Sony α7C + FE 35mm f/1.8 | 1/125s @ f/8.0, ISO 1600

Sugestão n.º 2
Como tirar grandes fotografias do horizonte urbano com a Alpha 7C

Pesquisa de locais

Mesmo antes de pegar numa câmara, é preciso investigar. A pesquisa dos locais permite-nos ser eficazes e precisos na captura das imagens pretendidas. Costumo recorrer à Internet e ao Google Maps para encontrar locais interessantes numa cidade.

As alturas do dia em que mais gosto de fotografar são ao nascer e pôr do sol e à hora dourada e azul. Nestes períodos, obtemos uma luz bela e consistente, com cores ricas e profundas. A vantagem adicional de fotografar de manhã bem cedo em locais populares é que evita os turistas e as multidões, obtendo imagens mais limpas.

Para encontrar linhas do horizonte urbano fantásticas, recomendo que procure galerias públicas e bares no último andar dos edifícios! Por vezes, nestes locais, existem restrições quanto à utilização de câmaras grandes, no entanto, graças ao seu tamanho compacto, a Alpha 7C passa por uma câmara de utilização geral.

ron-timehin-sony-alpha-7c-london-skyline-with-a-moody-grey

© Ron Timehin | Sony α7C + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/250s @ f/8.0, ISO 400

Definições básicas de exposição e enquadramento.

A exposição para imagens da linha do horizonte segue o mesmo princípio acima referido. Faço sempre uma ligeira subexposição para obter detalhe nos destaques. Isto é especialmente importante quando fotografamos ao nascer ou pôr do sol, para retermos o máximo de cores do céu possível.

Outra forma de conseguir uma ótima exposição na fotografia das linhas do horizonte é através do bracketing de exposição. Consiste em tirarmos três ou mais fotografias com exposições diferentes e, em seguida, combinar as imagens com software de pós-produção. Normalmente, captamos uma imagem subexposta para captar os detalhes nos destaques, uma imagem exposta para os tons intermédios e uma imagem sobre-exposta para captar detalhes nas sombras. Com a combinação das três imagens, obtemos uma fotografia HDR de elevado detalhe.

Para a abertura, recomendo um valor de f/8 ou superior para manter o máximo de detalhe possível em toda a imagem.

Mais sugestões para uma excelente fotografia do horizonte urbano?

Também recomendo a utilização de um tripé. Devemos tentar manter o ISO o mais baixo possível, para ser muito lento e permitir a entrada de luz no sensor e conservar o máximo de qualidade da imagem. Um tripé permite-nos imobilizar a câmara e ter uma velocidade do obturador tão lenta quanto o necessário. Se não tiver um tripé, utilize uma superfície estável onde colocar a câmara. Também sugiro a utilização de um temporizador de 2 segundos quando tirar fotografias de longa exposição, pois ajuda a reduzir o movimento da câmara provocado pelo botão do obturador. Também pode utilizar a aplicação Imaging Edge do telemóvel para acionar a câmara e evitar estas vibrações.

ron-timehin-sony-alpha-7c-long-exposure-london-skyline-at-night

© Ron Timehin | Sony α7C + FE 55mm f/1.8 | 30s @ f/13, ISO 100

Sugestão n.º 3
Como fazer fotografia urbana criativa com a Alpha 7C

Adoro ser criativo na minha fotografia de paisagem urbana! Além de me divertir, também me ajuda a distinguir as minhas imagens das outras! Aqui ficam algumas técnicas para ajudar a criar efeitos nas suas imagens.

Ângulos

Uma das minhas formas preferidas de fotografar paisagens urbanas é ao procurar perspetivas únicas. Fotografar ao nível da rua permite obter resultados muito interessantes. A Alpha7C possui um ecrã de ângulo variável que facilita o enquadramento quando fotografamos muito próximo do chão.

Também tenho de me lembrar constantemente para olhar para cima! Olhar para cima na cidade com uma lente grande angular permite descobrir linhas convergentes fantásticas de edifícios convergentes. As linhas condutoras também costumam ser bons atributos numa imagem por atraírem o olhar do espetador para a fotografia.

ron-timehin-sony-alpha-7c-low-angle-shot-of-a-london-street

© Ron Timehin | Sony α7C + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/320s @ f/5.6, ISO 320

Rastos de luz

Também se obtêm imagens interessantes ao jogar com as longas exposições. Adicionam aquele fator surpresa extra. Também para esta técnica recomendo a utilização de um tripé e começar por expor durante até 30 segundos. Mantenha a abertura e o ISO o mais baixos possível para reduzir a velocidade do obturador ao extremo. Recomendo que fique atento a autocarros ou comboios, pois proporcionam rastos de cores fantásticos. Outra forma de captar rastos de luz é ao captar múltiplas imagens na mesma posição e, em seguida, combinar os rastos de luz de todas as exposições. Esta técnica proporciona rastos de luz mais consistentes e dramáticos.

ron-timehin-sony-alpha-7c-light-trails-from-cars-at-night.

© Ron Timehin | Sony α7C + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 10s @ f/18, ISO 250

Produtos incluídos
ILCE-7C
 Sony α7C

ILCE-7C

SEL35F18F
FE 35mm f/1.8 

SEL35F18F

SEL55F18Z
FE 55mm f/1.8 ZA

SEL55F18Z

SEL1635Z
FE 16-35mm f/4 ZA OSS

SEL1635Z

Artigos relacionados
Ron Timehin
Alpha Universe

Ron Timehin

Reino Unido

"A fotografia dá a capacidade de processar, apreciar e interpretar o mundo que me rodeia. Permite expressar-me através de um meio que documenta momentos no tempo em simultâneo. Essencialmente, é o meu diário visual criativo."

Ver perfil