Focagem da imagem

Marek Arcimowicz | Fotografia espontânea

Tive apenas alguns segundos para tirar esta fotografia, por isso, foi captada com a única câmara que tinha preparada, a minha Sony Alpha 6000.

Esta imagem foi tirada na Península de Yamal, no norte da Sibéria, na Rússia, a terra dos nenetses, que fazem parte do grupo étnico dos samoiedos. As suas aldeias "nómadas" viajam com as suas renas pela região do norte do Ártico, na Rússia. Os nenetses vivem em chums, tendas semelhantes às tipi dos nativos americanos. Vivem e trabalham em pequenos grupos e viajam em trenós com todos os seus pertences, durante o inverno e o verão, entre a neve, a lama e a vegetação da região subártica.

Estava a realizar um documentário para um canal de televisão polaco e para a revista da National Geographic da Polónia. Enquanto o resto da equipa gravava no interior de uma tendas, saí para ver a luz e as condições exteriores. Depois de um dia enevoado, o sol rompia as nuvens, mas aproximava-se também a chuva.

cria de rena iluminada no reflexo de uma gota de chuva © Marek Arcimowicz | Sony α6000 + E 18-55mm f/3.5-5.6 OSS | 1/200s @ f/13, ISO 800

Quando a chuva começou a cair, a luz e a atmosfera tornaram-se especiais. De repente, uma cria de rena atravessou a aldeia a correr. Peguei na câmara, mas as gotas da chuva caíam na lente, criando reflexos invulgares por efeito dos raios do sol. Não havia tempo para limpar a lente enquanto as renas corriam. Tive apenas alguns segundos para disparar.

Corri lentamente, sem afastar a câmara dos olhos, a tentar utilizar o efeito das gotas no enquadramento. Tentei incluir a cria de rena na gota de luz. Quando tirava a fotografia, as minhas pernas ficaram presas nas rédeas dos trenós, espalhadas caoticamente pelo chão. Caí em cima de um trenó e quase fiquei sem dentes! Felizmente, não aconteceu nada de terrível e tirei esta fotografia única.

Tinha comigo a minha câmara de reserva, uma Sony Alpha 6000, e utilizei a lente 18-55 mm f/3.5-5.6 OSS padrão. Nesse tempo, a minha câmara principal era uma Sony Alpha 900, mas levava sempre comigo a Sony Alpha 6000 por ser pequena, discreta e oferecer uma excelente qualidade de imagem. Também é muito leve e a sua qualidade de imagem é muito superior à de uma DSLR tradicional, por isso, é uma excelente alternativa. Graças à focagem automática, pude captar a rena em movimento! Atualmente, para viajar mais leve quando ando de bicicleta, faço caminhada, escalada ou esqui, levo sempre a minha Alpha 6500 mais recente.

Tirei esta fotografia no instante em que reagi. Não tive de pensar e utilizei apenas o instinto. Captei a imagem de uma fração de segundo que documenta um estilo de vida nómada que está a desaparecer.

Produtos incluídos

Marek Arcimowicz

Marek Arcimowicz | Poland

"Um bom viajante não tem um plano definido nem intenção de chegar" - 老子 Lǎozi (Lao Tzu; séc. VI a V a.C.)

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito