Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
Como faço
fotografia de casamentos, com David Bastianoni 

A função de um fotógrafo de casamentos

Acredito que a função de um fotógrafo de casamentos é produzir memórias para as gerações futuras. Estamos a ensinar as crianças e a dar à família uma memória fantástica de um dia tão importante nas suas vidas. Por isso, quando fotografo um casamento, tenho de pensar na imagem de "herói", mas também tenho de ser um fotojornalista e de contar a história.

 

david bastianoni sony alpha 7M3 estudo de convite de casamento ornamentado em cima de uma mesa

© David Bastianoni | Sony α7 III + 35mm f/2.8 | 1/250s @ f/2.8, ISO 1000

Mas é mais do que fotografia documental. É uma combinação de vários estilos e técnicas diferentes. É fotografia de local e de eventos, natureza morta, retrato, paisagem. Temos de estar preparados para fazer um pouco de tudo num período de tempo muito curto. Preciso de uma câmara que me ajude a captar todas estas situações diferentes, por isso, utilizo a Sony α7 III.

 

david bastianoni sony alpha 7M3 noiva prepara-se ao espelho e damas de honor observam

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/320s @ f/2.0, ISO 50

A Sony α7 III e a gama dinâmica

Para mim, a minha Sony α7 III é como uma caneta, é uma ferramenta. Posso escrever o que quiser com uma caneta e com a α7 III posso captar o que me apetecer. É leve, oferece uma excelente estabilização de imagem e possui duas ranhuras para cartão de memória. A qualidade de imagem é soberba, com uma excelente gama dinâmica.

david bastianoni sony alpha 7M3 fotografia simples de noiva que desvia o olhar da câmara

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/250s @ f/1.8, ISO 250

A gama dinâmica é muito importante, pois nem sempre tenho as melhores condições de luz. Por vezes, tenho luz a menos, outras vezes, luz a mais e em ambos os casos devo incluir o máximo de detalhe do vestido da noiva sem exagerar a exposição. Com a gama dinâmica da Sony α7 III, isso não é um problema. Utilizo um truque que é fazer uma ligeira subexposição da imagem para preservar o detalhe do vestido e, na pós-produção, aumento a luminosidade das sombras para devolver o detalhe.

david bastianoni sony alpha 7M3 noivo e padrinho sorriem para a câmara num dia de sol

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/2000s @ f/2.5, ISO 160

Configuração da câmara e lentes

Para um casamento, utilizo duas câmaras α7 III, uma de cada lado. Uma função muito útil da α7 III é permitir guardar as minhas definições e transferi-las facilmente para outra câmara através de um cartão SD. Isso significa que ambas as minhas câmaras terão uma configuração idêntica: todas as definições, todos os botões personalizados, tudo é igual quando pego em qualquer uma das câmaras.

david bastianoni sony alpha 7M3 dama de honor ajuda noiva a compor o véu

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/640s @ f/1.8, ISO 400

No ombro esquerdo utilizo uma α7 III com a lente FE 28mm f/2 ou FE 35mm f/1.8. Tenho todas as lentes Sony G Master, mas a FE 28mm f/2 e FE 35mm f/1.8 são mais leves e ambas muito nítidas. Na estação de verão, fotografo casamentos quase todos os dias, por isso, estas lentes são a combinação perfeita de qualidade, tamanho e peso. Permitem-me fotografar todo o dia sem sentir uma sobrecarga física. Também são muito boas na focagem, por isso, consigo tirar fotografias de grande plano com grande detalhe.

david bastianoni sony alpha 7M3 casal abraça-se com o sol ao fundo

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/800s @ f/1.8, ISO 125

No ombro direito, a minha segunda Sony α7 III é acompanhada pela lente Sonnar T* FE 55mm f/1.8 ZA. Poderia utilizar uma 50mm f/1.4, mas a qualidade de imagem da lente 55mm f/1.8 é fantástica e é mais pequena e mais leve. Obviamente, a qualidade de imagem das lentes da série G e G Master é fantástica, mas estas lentes de gama média também oferecem uma qualidade extraordinária.

david bastianoni sony alpha 7M3 perfil de noiva a preto e branco

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/160s @ f/1.8, ISO 100

Focar o rosto 

Focar o rosto é fácil com a α7 III. Utilizo sempre o modo Focagem contínua, com o modo de rastreio para tentar captar movimentos, como os dos noivos. Nos retratos, utilizo o AF de olhos para focar com precisão os olhos do objeto. Significa que nunca perco uma fotografia e que em todos os meus retratos, os olhos do objeto ficam perfeitamente focados.

david bastianoni sony alpha 7M3 noiva e amigas riem antes da cerimónia

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/2000s @ f/2.2, ISO 200

Tenho um truque que é utilizar a função Deteção de faces e Registar. No início do dia, tiro um retrato simples dos noivos com a função Registar faces. Com esta excelente função, quando a câmara deteta vários rostos numa cena, foca automaticamente a face da noiva ou do noivo, se estiverem na fotografia. Também posso definir a prioridade, por exemplo, para o rosto da noiva em relação ao rosto do noivo.

david bastianoni sony alpha 7M3 casados de fresco riem ao saírem da igreja

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/3200s @ f/1.8, ISO 160

Com estas funções de focagem, posso concentrar-me na captação de emoções. Tenho de estar pronto para captar a expressão do noivo quando procura a noiva na chegada à igreja. A sua expressão não é o mais importante, pode estar a sorrir ou a chorar. O mais importante é captar esse momento com autenticidade, para que ele possa vir a recordar essa memória para sempre.

Produtos incluídos
ILCE-7M3
α7 III com sensor de imagem full-frame de 35 mm

ILCE-7M3

SEL55F18Z
Sonnar T* FE 55 mm F1.8 ZA

SEL55F18Z

SEL28F20
FE 28 mm F2

SEL28F20

Artigos relacionados
David Bastianoni
alpha universe

David Bastianoni

Itália

"Para mim, a fotografia serve para resolver problemas, para falar da vida e comunicar com toda a gente em silêncio. Não existem regras nem limites. Basta adormecermos com a ideia de que no dia seguinte teremos a oportunidade de nos enchermos da alegria que apenas a fotografia séria nos pode oferecer."

Ver perfil


x