noiva e amigos riem durante os preparativos para a cerimónia

Como fotografo | Casamentos

David Bastianoni

O papel de fotógrafo de casamentos

Acho que o papel de um fotógrafo de casamentos é proporcionar memórias à próxima geração. Mostramos as imagens às crianças e damos à família uma excelente memória daquele dia tão importante nas suas vidas. Por isso, quando fotografo um casamento, penso obviamente na imagem "principal", mas também tenho de ser um fotojornalista e contar toda a história.

david bastianoni sony alpha 7M3 estudo de convite de casamento ornamentado em cima de uma mesa

© David Bastianoni | Sony α7 III + 35mm f/2.8 | 1/250s @ f/2.8, ISO 1000

Mas é mais do que fotografia documental. É uma combinação de vários estilos e técnicas diferentes. É fotografia de local e de eventos, natureza morta, retrato, paisagem. Temos de estar preparados para fazer um pouco de tudo num período de tempo muito curto. Preciso de uma câmara que me ajude a captar todas estas situações diferentes, por isso, utilizo a Sony α7 III.

david bastianoni sony alpha 7M3 noiva prepara-se ao espelho e damas de honor observam

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/320s @ f/2.0, ISO 50

A Sony α7 III e a gama dinâmica Para mim, a minha Sony α7 III é como uma caneta, é uma ferramenta. Posso escrever o que quiser com uma caneta e com a α7 III posso captar o que me apetecer. É leve, oferece uma excelente estabilização de imagem e possui duas ranhuras para cartão de memória. A qualidade de imagem é soberba, com uma excelente gama dinâmica.

david bastianoni sony alpha 7M3 fotografia simples de noiva que desvia o olhar da câmara

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/250s @ f/1.8, ISO 250

A gama dinâmica é muito importante, pois nem sempre tenho as melhores condições de luz. Por vezes, tenho luz a menos, outras vezes, luz a mais e em ambos os casos devo incluir o máximo de detalhe do vestido da noiva sem exagerar a exposição. Com a gama dinâmica da Sony α7 III, isso não é um problema. Utilizo um truque que é fazer uma ligeira subexposição da imagem para preservar o detalhe do vestido e, na pós-produção, aumento a luminosidade das sombras para devolver o detalhe.

david bastianoni sony alpha 7M3 noivo e padrinho sorriem para a câmara num dia de sol

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/2000s @ f/2.5, ISO 160

Configuração da câmara e lentes Para um casamento, utilizo duas câmaras α7 III, uma de cada lado. Uma função muito útil da α7 III é permitir guardar as minhas definições e transferi-las facilmente para outra câmara através de um cartão SD. Isso significa que ambas as minhas câmaras terão uma configuração idêntica: todas as definições, todos os botões personalizados, tudo é igual quando pego em qualquer uma das câmaras.

david bastianoni sony alpha 7M3 dama de honor ajuda noiva a compor o véu

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/640s @ f/1.8, ISO 400

No ombro esquerdo utilizo uma α7 III com a lente FE 28mm f/2 ou FE 35mm f/1.8. Tenho todas as lentes Sony G Master, mas a FE 28mm f/2 e FE 35mm f/1.8 são mais leves e ambas muito nítidas. Na estação de verão, fotografo casamentos quase todos os dias, por isso, estas lentes são a combinação perfeita de qualidade, tamanho e peso. Permitem-me fotografar todo o dia sem sentir uma sobrecarga física. Também são muito boas na focagem, por isso, consigo tirar fotografias de grande plano com grande detalhe.

david bastianoni sony alpha 7M3 casal abraça-se com o sol ao fundo

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/800s @ f/1.8, ISO 125

No ombro direito, a minha segunda Sony α7 III é acompanhada pela lente Sonnar T* FE 55mm f/1.8 ZA. Poderia utilizar uma 50mm f/1.4, mas a qualidade de imagem da lente 55mm f/1.8 é fantástica e é mais pequena e mais leve. Obviamente, a qualidade de imagem das lentes da série G e G Master é fantástica, mas estas lentes de gama média também oferecem uma qualidade extraordinária.

david bastianoni sony alpha 7M3 perfil de noiva a preto e branco

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/160s @ f/1.8, ISO 100

Focar o rosto Focar o rosto é fácil com a α7 III. Utilizo sempre o modo Focagem contínua, com o modo de rastreio para tentar captar movimentos, como os dos noivos. Nos retratos, utilizo o AF de olhos para focar com precisão os olhos do objeto. Significa que nunca perco uma fotografia e que em todos os meus retratos, os olhos do objeto ficam perfeitamente focados.

david bastianoni sony alpha 7M3 noiva e amigas riem antes da cerimónia

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/2000s @ f/2.2, ISO 200

Tenho um truque que é utilizar a função Deteção de faces e Registar. No início do dia, tiro um retrato simples dos noivos com a função Registar faces. Com esta excelente função, quando a câmara deteta vários rostos numa cena, foca automaticamente a face da noiva ou do noivo, se estiverem na fotografia. Também posso definir a prioridade, por exemplo, para o rosto da noiva em relação ao rosto do noivo.

david bastianoni sony alpha 7M3 casados de fresco riem ao saírem da igreja

© David Bastianoni | Sony α7 III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/3200s @ f/1.8, ISO 160

Com estas funções de focagem, posso concentrar-me na captação de emoções. Tenho de estar pronto para captar a expressão do noivo quando procura a noiva na chegada à igreja. A sua expressão não é o mais importante, pode estar a sorrir ou a chorar. O mais importante é captar esse momento com autenticidade, para que ele possa vir a recordar essa memória para sempre.

Produtos incluídos

David Bastianoni

David Bastianoni | Itália

A fotografia para mim é resolver problemas, falar da vida, comunicar com as pessoas em silêncio.

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito