bertrand bernager sony alpha 7riii vista arquitetónica a preto e branco a partir de baixo

Como fotografo | Transformar a cidade num parque de diversões para fotógrafos

Bertrand Bernager

Tive muita sorte em crescer e aprender sobre fotografia nas ruas de Paris. As cidades grandes são lugares fantásticos para a fotografia de rua, porque há tanta coisa a acontecer e tantos tipos diferentes de edifícios e locais. Tive a oportunidade de experimentar coisas diferentes e aprender esta arte rapidamente.

Nos últimos anos tenho fotografado em Paris e noutras cidades de todo o mundo, primeiro com a Sony α6000 e agora com a α7R III.

bertrand bernager sony alpha 7riii mulher de vermelho a caminhar em frente a um edifício histórico

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/160s @ f/8.0, ISO 100

A Cidade é um Parque de Diversões

As cidades são como um labirinto. Vejo cada dia como uma oportunidade, um novo desafio de tentar encontrar locais e captar cenas que nunca foram fotografadas antes. Por isso, o meu primeiro conselho é simplesmente desfrutar da cidade e caminhar, explorá-la e olhar para ela com outros olhos.

bertrand bernager sony alpha 7riii mulher sentada num banco azul em frente a uma torre

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/8.0, ISO 50

Quando julgo que encontrei uma cena que quero fotografar, gosto de parar alguns segundos para ver o que se está a passar antes de disparar. Procuro algo mágico, pode ser uma luz especial ou qualquer coisa que capta a atmosfera da cidade nesse momento em particular. O segredo é parar para observar antes de disparar.

Não fotografe o óbvio

O mais importante para mim é tentar reproduzir a atmosfera, a energia, o ADN de uma cidade. É fácil fotografar um postal de uma cidade como Nova Iorque. Podemos conseguir uma boa fotografia, mas, provavelmente, já vimos essa imagem 1000 vezes antes. Procure cores e composições interessantes para tornar as imagens originais, acrescente um cunho pessoal a cada imagem.

bertrand bernager sony alpha 7riii reflexo de táxi vermelho numa rua japonesa

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/8.0, ISO 400

Um exercício para aprender a explorar uma cena e encontrar algo diferente consiste em tirar a fotografia óbvia e depois simplesmente mover-se pela cena. Tentar fotografar mais baixo, mais alto ou olhar na direção oposta. Tentar encontrar outra imagem para captar. Com o tempo, começa-se a olhar naturalmente e a encontrar diferentes composições, para além das imagens turísticas habituais.

bertrand bernager sony alpha 7riii vista de cima de edifício amarelo

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/80s @ f/5.0, ISO 500

O sentido de oportunidade é tudo

Como em qualquer outro género de fotografia, a luz é incrivelmente importante. Tiro muitas fotografias ao nascer e ao pôr do sol. Gosto muito de acordar cedo, pelas 5 ou 6 da manhã, para captar a primeira luz da rua. Gosto de fotografar nesta altura, porque a luz é mágica e não há quase ninguém na rua.

bertrand bernager sony alpha 7riii lanterna vermelha numa rua ensolarada

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/250s @ f/8.0, ISO 200

Uma das coisas que faço para introduzir alguma atmosfera e magia é fotografar com o sol a incidir diretamente. Gosto de brincar com a luz e ver como cria reflexos, brilho e o efeito estrela. Algumas pessoas não gostam do efeito e tentam evitá-lo, mas para mim cria uma energia real.

bertrand bernager sony alpha 7riii três pessoas a atravessar a avenida de champs-élysées

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/1600s @ f/2.8, ISO 400

Para encontrar a melhor luz, utilizo aplicações que me dizem a posição do sol a horas diferentes e depois tento estar no sítio certo, à hora certa, para aproveitar essa luz. Não sei à partida a imagem exata que irei fotografar, mas sei que a luz incidirá num edifício ou rua num determinado ângulo e depois só tenho de aproveitar ao máximo esse efeito.

Dedicar tempo de qualidade na edição

Dedico quase tanto tempo à edição quanto à captação. Um dia inteiro de captação produz imagens suficientes para um dia de edição.

bertrand bernager sony alpha 7riii fotografia a preto e branco a partir do centro de um edifício

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/40s @ f/5.6, ISO 400

Quando edito, concentro-me no nível de contraste para realçar os tons pretos e brancos e depois foco-me na cor e no formato. Gosto muito de tons cor de laranja nas minhas imagens, por isso, jogo com as imagens para os colocar em evidência, mas o segredo é identificar as cores que queremos destacar e trabalhar os contrastes até conseguirmos um bom equilíbrio.

Definir um projeto

Algo que gosto de fazer é definir um projeto para criar uma série de imagens que resultem em conjunto. Visitei Singapura recentemente e defini para mim um projeto arquitetónico. Alterei a minha forma de trabalhar e utilizei a lente FE 12-24 mm f/4 G na minha α7R III para fotografar imagens minimalistas abstratas a preto e branco. Procurei composições muito minimalistas com vários elementos lineares.

bertrand bernager sony alpha 7riii templo japonês com luz do sol

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/250s @ f/8.0, ISO 200

Ter um projeto para trabalhar ajuda-nos a manter a concentração, motiva-nos a sermos melhores, a experimentarmos algo novo e faz de nós melhores fotógrafos.

Produtos incluídos

Bertrand Bernager

Bertrand Bernager | France

“Através da fotografia, tento acompanhar a luz, sublimar o movimento e captar o momento”

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito