Detalhe da história da Alpha Universe

Como fotografo | Transformar a cidade
num parque de diversões para fotógrafos

Bertrand Bernager

Tive muita sorte em crescer e aprender sobre fotografia nas ruas de Paris. As cidades grandes são lugares fantásticos para a fotografia de rua, porque há tanta coisa a acontecer e tantos tipos diferentes de edifícios e locais. Tive a oportunidade de experimentar coisas diferentes e aprender esta arte rapidamente.

Nos últimos anos tenho fotografado em Paris e noutras cidades de todo o mundo, primeiro com a Sony α6000 e agora com a α7R III.

bertrand bernager sony alpha 7riii mulher de vermelho a caminhar em frente a um edifício histórico

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/160s @ f/8.0, ISO 100

A cidade é um parque de diversões

As cidades são como um labirinto. Vejo cada dia como uma oportunidade, um novo desafio de tentar encontrar locais e captar cenas que nunca foram fotografadas antes. Por isso, o meu primeiro conselho é simplesmente desfrutar da cidade e caminhar, explorá-la e olhar para ela com outros olhos.

bertrand bernager sony alpha 7riii mulher sentada num banco azul em frente a uma torre

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/8.0, ISO 50

Quando penso ter encontrado uma cena para fotografar, gosto de parar e tirar um segundo ou dois para observar o que se passa antes de tirar a fotografia. Procuro algo mágico, pode ser uma luz especial ou apenas algo que realmente capte o ambiente e a atmosfera da cidade naquele momento em particular. A chave, no entanto, é parar para olhar antes de disparar.

Não fotografe o óbvio

O mais importante para mim é tentar reproduzir a atmosfera, a energia, o ADN de uma cidade. É fácil fotografar uma imagem de um postal de uma cidade como Nova Iorque. Pode conseguir uma boa imagem como resultado, mas todos nós já vimos essa imagem 1000 vezes. Em vez disso, procure composições ou cores interessantes para tentar tornar as suas imagens originais – acrescente algo seu a cada imagem.

bertrand bernager sony alpha 7riii reflexo de táxi vermelho numa rua japonesa

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/8.0, ISO 400

Um exercício para aprender a explorar uma cena e encontrar algo diferente consiste em tirar a fotografia óbvia e depois simplesmente mover-se pela cena. Tentar fotografar mais baixo, mais alto ou olhar na direção oposta. Tentar encontrar outra imagem para captar. Com o tempo, começa-se a olhar naturalmente e a encontrar diferentes composições, para além das imagens turísticas habituais.

 

bertrand bernager sony alpha 7riii vista de cima de edifício amarelo

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/80s @ f/5.0, ISO 500

O momento certo é o mais importante

Como em qualquer outro género de fotografia, a luz é incrivelmente importante. Tiro muitas fotografias ao nascer e ao pôr-do-sol. Gosto muito de acordar cedo de manhã, pelas 5 ou 6 da manhã, para captar a primeira luz da rua. Gosto de fotografar nesta altura, porque a luz é mágica e não há quase ninguém na rua.

bertrand bernager sony alpha 7riii lanterna vermelha numa rua ensolarada

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/250s @ f/8.0, ISO 200

Uma das coisas que faço para introduzir alguma atmosfera e magia é fotografar com o sol a incidir diretamente. Gosto de brincar com a luz e ver como cria reflexos, brilho e o efeito estrela. Algumas pessoas não gostam do efeito e tentam evitá-lo, mas para mim cria uma energia real.

bertrand bernager sony alpha 7riii três pessoas a atravessar a avenida de champs-élysées

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/1600s @ f/2.8, ISO 400

Para encontrar a melhor luz, utilizo aplicações que acompanham onde o sol se encontra no céu em diferentes momentos do dia e, em seguida, tento estar no local certo, à hora certa e conseguir a melhor luz. Ainda não sei como será a imagem exata que vou captar, mas sei que a luz vai incidir num edifício ou numa rua em determinado ângulo, pelo que tenho apenas de aproveitar ao máximo o efeito que está a criar.

Dedique tempo de qualidade à edição

Passo quase tanto tempo na edição como na fotografia – um dia inteiro a fotografar produz imagens suficientes para um dia inteiro de edição.

 

bertrand bernager sony alpha 7riii fotografia a preto e branco a partir do centro de um edifício

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/40s @ f/5.6, ISO 400

Quando edito, concentro-me no nível de contraste para realçar os tons fortes de preto e branco e depois concentro-me na cor e na forma. Gosto muito de ter tons laranja nas minhas imagens, por isso brinco com elas para os trazer à tona, embora o importante seja identificar as cores que queremos realçar e trabalhar para obter um bom equilíbrio entre os contrastes.

 

Crie um projeto para si mesmo

Uma coisa que gosto de fazer é definir um projeto para mim mesmo e tentar criar uma série de imagens que funcionem bem em conjunto. Recentemente fui a Singapura e fiz um projeto arquitetónico. Mudei a minha forma de trabalhar e utilizei a lente FE 12-24 mm f/4 G na α7R III para fotografar imagens minimalistas abstratas a preto e branco. Procurei composições muito minimalistas com bastantes elementos lineares.

bertrand bernager sony alpha 7riii templo japonês com luz do sol

© Bertrand Bernager | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/250s @ f/8.0, ISO 200

Ter um projeto para trabalhar ajuda-nos a manter a concentração, motiva-nos a sermos melhores, a experimentarmos algo novo e faz de nós melhores fotógrafos.

Produtos incluídos

ILCE-7RM3

Câmara Alpha 7R III 35 mm full-frame com autofocus

ILCE-7RM3

SEL1224G

FE 12-24mm F4 G

SEL1224G

SEL1635GM

FE 16-35mm F2.8 GM

SEL1635GM

SEL55F18Z

Sonnar T* FE 55 mm F1.8 ZA

SEL55F18Z

SEL70200GM

FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL70200GM

Artigos relacionados

Bertrand Bernager
Alpha Universe

Bertrand Bernager

França

Através da fotografia, tento acompanhar a luz, sublimar o movimento e captar o momento.

Ver perfil

x