terry donnelly sony alpha 9 três jogadores de râguebi lutam pela bola

Como fotografo | Râguebi em ação

Terry Donnelly

A minha motivação para fotografar imagens de desporto nasce das diferentes narrativas que acompanham cada evento. Embora essencial, não se trata apenas da prova desportiva, há muitas histórias para contar.

Como narro estas histórias através da minha fotografia? Aqui ficam algumas dicas.

Começar

Independentemente do desporto que fotografamos, para ter sucesso, é essencial compreender o desporto e a forma como se pode desenrolar a ação. Temos de a antecipar e estar prontos para captar uma grande imagem quando surge a oportunidade, pois serão muito escassas.

terry donnelly sony alpha 7RIII fotografia grande angular de um campo de râguebi antes do jogo com chamas a serem projetadas para o ar nas linhas laterais

© Terry Donnelly | Sony α9 + FE 12-24mm f/4 G | 1/500s @ f/4.5, ISO 2000

Com desportos tão rápidos como o râguebi, simplesmente não há tempo para pensar em mudar as definições da câmara ou decidir com qual das lentes fotografar - tem de ser quase um instinto natural e que surge com o conhecimento do jogo, do equipamento e com a experiência. Se está a começar, o melhor é começar do início. Escolha um desporto de que goste e comece por conhecer o seu equipamento ao praticar vezes e vezes sem conta.

terry donnelly sony alpha 9 jogador de râguebi a saltar no ar enquanto coloca a bola para um ensaio

© Terry Donnelly | Sony α9 + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/2000s @ f/2.8, ISO 640

Conseguir grandes imagens

Durante um jogo, procuro sempre momentos individuais que contem uma história e tornem as imagens mediáticas. Por exemplo, quando fotografo râguebi, procuro ensaios acrobáticos, celebrações emotivas, placagens culminantes – todas estas fotografias resultam em imagens fantásticas que funcionam tanto para as redes sociais como para os jornais.

Para conseguir grandes imagens, é preciso garantir que se encontra na posição certa. Isto dependerá, em grande parte, das restrições do estádio, mas também de ter um interesse especial por um clube ou por um determinado jogador. Por exemplo, se houver um jogador cuja participação seja a 100.ª ou possa vir a alcançar um novo objetivo num jogo, certifico-me de que presto especial atenção à posição e ao ângulo do qual estou a fotografar para conseguir aquela fotografia espetacular.

terry donnelly sony alpha 9 dois jogadores adversários placam um jogador de râguebi que tenta fazer uma jogada

© Terry Donnelly | Sony α9 + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/3200s @ f/2.8, ISO 640

Possuir o kit certo

Habitualmente, utilizo a α9 e α7R III. A α9 é a minha máquina mais versátil e costumo usá-la com as minhas lentes FE 400 f/2.8 G Master e FE 70-200 f/2.8 G Master para captar ação de alta velocidade.

Utilizo a minha α7R III para fotografias grande angular com a lente FE 16-35 f/2.8 G Master ou FE 24-70 mm f/2.8 G Master, dependendo do local e do tipo de fotografia que pretendo. Por vezes, utilizo também a α7R III para fotografar remotamente, colocando-a atrás de uma baliza ou de ensaio para captar o momento-chave.

Com estas lentes, consigo captar toda a ação a partir de qualquer local.

terry donnelly sony alpha 9 jogador de râguebi a correr com a bola com um olhar determinado no rosto

© Terry Donnelly | Sony α9 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/2000s @ f/2.8, ISO 1600

Utilizar as definições certas

Fotografo sempre com exposição manual. Faço uma leitura da exposição ao nível da relva, no centro do campo, antes do início do jogo e, em seguida, bloqueio a exposição, para as imagens terem uma exposição consistente durante todo o jogo.

Para fotografar um desporto tão rápido, o modo de autofocus contínuo é muito útil para conseguir fotografias nítidas. Também utilizo a focagem de botão Anterior, com a focagem desativada no botão de libertação do obturador, o que significa que o botão de libertação do obturador apenas dispara o obturador, enquanto um botão traseiro, tipicamente o AE-L, ativa o AF da câmara. Assim, não há um atraso no disparo do obturador quando primo o botão do obturador.

terry donnelly sony alpha 9 jogador de râguebi a correr com a bola

© Terry Donnelly | Sony α9 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/3200s @ f/2.8, ISO 200

Por fim, o objetivo é fotografar a 20 fps ao focar a ação. Pessoalmente, significa que tenho muito mais oportunidades de captar uma fotografia perfeita num momento de auge. Captar a bola na fotografia é essencial, ou uma grande emoção – se não conseguir, o momento não se repete. Se não conseguir fazê-lo, todo o esforço foi em vão.

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Terry Donnelly

Terry Donnelly | UK

"Embora faça diferentes géneros de fotografia, consigo estabelecer pontes entre estilos, o que torna a minha obra mais forte"

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