yves schepers sony alpha 9 recém-casados diante de muro de tijolo com silhuetas de folhas em primeiro plano

Como fotografo | Realismo em casamentos

Yves Schepers

Muitos casamentos são iguais. Cada um tem o seu estilo e a sua maneira de fazer as coisas, mas as tradições e a estrutura do dia são, em grande medida, as mesmas. Por isso, o meu trabalho é garantir que capto as coisas que são únicas em cada casamento. O mais importante é criar uma ligação com os noivos.

yves schepers sony alpha 9 pai da noiva a cantar uma canção enquanto abraça a sua filha carinhosamente

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/400s @ f/5.6, ISO 800

Não se trata apenas de capturar fotografias dos seus amigos e familiares mais próximos. Tento ver como o casal interage um com o outro e que tipo de relação têm; quem são os amigos com quem vão partilhar uma gargalhada e uma piada?

yves schepers sony alpha 9 recém-casados abraçam-se com alegria depois da cerimónia

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/500s @ f/5.6, ISO 500

Se se concentrar nas pessoas importantes e nos seus relacionamentos, poderá capturar aqueles momentos íntimos e memórias que serão únicos para o casal.

yves schepers sony alpha 9 dama de honor bonita agarrada à perna da noiva enquanto o casal feliz troca os votos

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/400s @ f/4.0, ISO 640

Documentar, não dirigir

Eu faço uma abordagem documental dos casamentos para captar como se desenrolam os acontecimentos do dia. Claro que tiro alguns dos retratos mais clássicos como todos querem, mas no resto do tempo não gosto de pedir às pessoas para posar ou dizer-lhes para onde ir. Quando o casal olhar para as fotografias daqui a alguns anos, quero que se lembrem dos sentimentos e das emoções e não de serem constantemente convidados a posar.

yves schepers sony alpha 9 noivo prestes a afastar uma vespa da noiva enquanto ela se senta ao seu lado

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 85mm f/1.8 | 1/800s @ f/4.0, ISO 400

Uma coisa de que estou sempre à procura é do humor, e isso pode vir do conhecimento dessas relações. Para conseguir captar momentos engraçados ou emotivos, tenho de ser uma espécie de ninja. A mudança de uma DSLR para a α9 trouxe-me a Captação silenciosa, que veio mudar tudo. Agora posso aproximar-me das pessoas sem as distrair e capturar aqueles momentos significativos e genuínos. Quando as pessoas ouvem o clique de uma câmara, muitas vezes distraem-se imediatamente e o momento é perdido.

A lente que utilizo para a maioria das fotografias é a FE 24-70 mm f/2.8 GM. Oferece flexibilidade quando me movo rapidamente e o alcance focal é perfeito. Também levo a FE 85 mm f/1.8 e, quando procuro ser o mais discreto possível, a FE 35 mm f/2.8 ZA mantém o meu conjunto de equipamentos tão pequeno quanto possível.

yves schepers sony alpha 9 recém-casados a beijarem-se após a cerimónia

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 35mm f/2.8 ZA | 1/800s @ f/4.0, ISO 100

Utilizar o ambiente envolvente

Um casamento é um momento de diversão para mim. Adoro perseguir uma cena para conseguir retratos não convencionais e descobrir o extraordinário no aparentemente comum. Quero que as pessoas olhem para a imagem final e digam: "Uau! Como é que o fotógrafo conseguiu captar isto?"

Por exemplo, utilizei recentemente os painéis de vidro de um telhado para criar uma linha condutora até um casal que estava banhado pela luz. Não retoquei a imagem, apenas fiz a exposição para os realces e a luz natural da cena tratou do resto. Graças ao visor eletrónico da minha α9, pude ver exatamente como seria o resultado final da imagem antes de disparar.

yves schepers sony alpha 9 recém-casados numa sala escura iluminada apenas pelos painéis do telhado

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/400s @ f/5.6, ISO 160

Ação e Reação

Uma imagem documental perfeita é aquela que possui uma história completa numa única imagem e, para isso, tem que ter uma ação e uma reação.

yves schepers sony alpha 9 noivo na pista de dança enquanto a noiva se agacha atrás dele

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/400s @ f/3.2, ISO 4000

Tenho esta imagem onde o noivo estava a dançar para a noiva. Tirei muitas fotografias dessa dança, mas a minha favorita é onde se pode ver os braços dele a dançar, mas não se vê o rosto na totalidade, enquanto a noiva está em foco no fundo, a rir-se. Podia ter tirado uma fotografia dela a rir-se, mas nunca se saberia o motivo do riso. Ao incluí-lo na imagem a dançar, fora de foco, vemos a história completa: uma ação e uma reação.

yves schepers sony alpha 9 convidados de casamento protegem-se dos raios solares que incidem nos olhos com as ementas

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/1250s @ f/5.6, ISO 64

Outra das minhas imagens favoritas é a de um convidado a segurar a ementa. Tudo se encaixa perfeitamente nessa imagem. Tem humor, elementos gráficos e não houve pose. O local do evento era tão brilhante e a luz incidia sobre os olhos dos convidados, eles estavam a segurar as ementas para evitar a luz direta do sol. É engraçado, mas esta imagem irá lembrar aqueles que estavam lá sobre tantos detalhes daquele dia; o local, a gloriosa luz do sol, a refeição, os convidados, tudo a partir de uma imagem. E é uma fotografia criativa e fantástica das ementas.

yves schepers sony alpha 9 uma noiva a atirar um beijo aos padrinhos enquanto se sentam num autocarro vermelho

© Yves Schepers | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/1000s @ f/4.0, ISO 64

Outra fotografia é a de uma noiva a atirar um beijo aos padrinhos num autocarro. Mais uma vez, nessa imagem captei a ação dela de atirar o beijo e a reação dos padrinhos a bater na janela do autocarro. Para conseguir a fotografia, confiei na rapidez da frequência de fotogramas e no Seguimento de AF da Sony α9. Vi a noiva a correr para o autocarro e sabia que tinha de a seguir. Aconteceu num instante: ela atirou um beijo e ao mesmo tempo eu tive uma fração de segundo para enquadrar a cabeça dela na janela do autocarro e encontrar um ângulo para separar a mão e o queixo dela. Graças à focagem automática e à velocidade de captura de 20 fps da Sony α9, consegui disparar uma sequência para obter o enquadramento correto enquanto ela fazia o movimento.

E conclui: "Quando olhei para trás, tinha o enquadramento perfeito de que precisava, e isso só serve para mostrar como o kit pode ser crucial para capturar imagens perfeitas".

Produtos incluídos

Yves Schepers

Yves Schepers | Bélgica

"In search of the perfection in the imperfection"

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito