Alpha Universe Story Detail

Como fotografar
música ao vivo com Peter Neill

Etiqueta

Apesar de estar lá para conseguir as imagens de que preciso, tenho de estar atento às outras pessoas. Em primeiro lugar, os próprios artistas. Quando se fotografa nos bastidores, há que saber quando parar de fotografar. Não faz mal tirar umas fotografias do vocalista a escolher a roupa que vai vestir à noite, mas não está certo ficar ali cinco minutos em cima deles a pairar como uma vespa

peter neill sony alpha 7SII guy garvey da elbow em palco com ecrãs suspensos sobre a sua cabeça

© Peter Neill | Sony α7S II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/2.8, ISO 1600

Depois temos o público. Ao bloquear-lhes a vista, estamos a desvalorizar a experiência de alguém que pagou para estar ali. Temos de ter respeito e eu tento sempre pedir primeiro. Se estiver prestes a tapar-lhes a vista, viro-me, peço desculpa e digo "obrigado". Um pequeno gesto de cortesia pode fazer toda a diferença.

peter neill sony alpha 7RIII guitarrista com gibson les paul canta com entusiasmo para o público

© Peter Neill | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/500s @ f/3.5 ISO 1600

Quanto aos outros fotógrafos, se eu estiver em toda a digressão, não vou para o poço nas três primeiras músicas. Os fotógrafos de imprensa só têm essas três músicas para conseguir as melhores fotografias possíveis, por isso não é justo que eu seja mais um no poço. Em vez disso, tento usar essas três músicas como uma oportunidade criativa para encontrar um espaço único nesse local.

Conseguir “a” fotografia

Então, o que distingue realmente uma imagem?

Essencialmente, uma imagem que retrate a energia do concerto. Procuro formas de mostrar a energia na sala. Muitas vezes significa fotografar no meio do público, afinal, sem o público, podia ser apenas uma fotografia de um ensaio de produção. Não existem regras neste campo, trata-se de olhar para o visor eletrónico e fazer o que se sente. Com o tempo, torna-se instintivo.

peter neill sony alpha 7SII cantor enérgico com os braços estendidos visto de cima

© Peter Neill | Sony α7S II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/800s @ f/4.0, ISO 2000

Câmaras e lentes: o que utilizar e quando

Tenho sempre duas câmaras no meu pescoço, a Sony α7R III e a α7S II. A grande maioria das minhas imagens são tiradas com a α7R III. O sensor de 42,2 megapíxeis oferece imagens detalhadas e é muito bom com pouca luz. No entanto, quando a luz é muito baixa, uso a α7S II. Tem um sensor de resolução mais baixo, mas posso fotografar com sensibilidade elevada, sem introduzir muito ruído na imagem.

peter neill sony alpha 7SII vocalista e guitarrista com os braços esticados dirigem-se ao público

© Peter Neill | Sony α7S II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/800s @ f/4.0, ISO 2500

Existem quatro lentes a acompanhar: a lente 24-70mm f/2.8 GM, que geralmente está colocada numa das câmaras e a lente 85mm f/1.4 GM ou 70-200mm f/2.8 GM na outra. Na minha bolsa, tenho a lente 12-24mm f/4 G guardada para fotografias super grande angulares. Estas lentes abrangem tudo o que preciso para fotografar um concerto.

Se estou a fotografar um único concerto, em vez de uma digressão, a lente 24-70mm f/2.8 GM é excelente para estar na câmara. Consigo fotografar a noite toda só com essa lente. No entanto, quando estou a fotografar uma digressão e já tenho algumas imagens boas, por vezes uso apenas a lente 85mm f/1.4. Limitarmo-nos a apenas uma lente torna-se interessante porque começamos a concentrar-nos nos detalhes e a procurar tipos de fotografia mais criativos.

peter neill sony alpha 7RIII silhueta de vocalista em frente à luz azul do palco

© Peter Neill | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/1000s @ f/2.8 ISO 800

A lente 85mm f/1.4 GM é ótima num local com menos luz. Recentemente apaixonei-me pelo AF de olhos da α7R III, especialmente ao usar a lente 85mm GM totalmente aberta em f/1.4. A nova atualização significa que ela está sempre à procura de um olho, por isso todas as fotografias têm um cantor focado, em vez das suas pestanas ou do nariz, ou do microfone à frente da cara. Muda completamente o jogo.

peter neill sony alpha 7SI vocalista fica sozinho na frente do palco a interagir com o público

© Peter Neill | Sony α7S II + FE 85mm f/1.4 GM | 1/1250s @ f/1.4, ISO 200

Focagem

Eu alterno entre o autofocus e a focagem manual. Usar a focagem manual é uma escolha criativa. Por exemplo, talvez queira que as cordas da guitarra fiquem extremamente nítidas e tenham o vocalista facilmente identificável desfocado ao fundo. Para isso, aproveito ao máximo o recurso Focus Peaking, que também é útil quando uso lentes manuais mais antigas. Também configuro um botão personalizado para ativar e ampliar a imagem. Posso inserir a imagem ao vivo e verificar a focagem, o que é importante quando tem a alta resolução da α7R III.

Exposição

Eu uso sempre a câmara no modo de exposição totalmente manual. Gosto de ter o controlo constante do obturador, da abertura e da sensibilidade ISO. A abertura que escolho tem considerações comerciais e técnicas. Por exemplo, se estou a fotografar para um póster de uma digressão, tenho de confirmar que todos os membros da banda estão focados, por isso devo fotografar em f/5.6, em vez de f/2.8 ou f/1.4.

Quando se trata de velocidade do obturador, há que considerar a desfocagem por movimento do artista. O mais lento que estou confortável a fotografar é em torno de 1/160 segundos, se quero ter uma imagem nítida. É claro que a desfocagem por movimento pode ser uma escolha artística e, nesses casos, posso fotografar com uma velocidade muito mais lenta para obter desfocagem por movimento na bateria ou nas cordas, por exemplo.

peter neill sony alpha 7SII guitarrista observa a partir do palco enquanto a multidão segura nos telemóveis

© Peter Neill | Sony α7S II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/2.8 ISO 800

Então, o que devo mostrar? 

Bem, existem alguns aspetos importantes dependendo da fotografia, mas o rosto dos artistas é normalmente a chave. Tanto a α7R III como a α7S II me facilitam o trabalho quando preciso de realçar detalhes de sombras ao editar ficheiros raw, por isso a minha regra geral é evitar destaques cortados. Uso o histograma para ajudar a verificar a exposição de destaque antes de tirar a fotografia. Prefiro ter sempre mais sombra e não perder os destaques, mas há momentos em que não posso ser ajudado. Não me importo com um pontinho estranho ou o projetor desproporcional, mas quando existe uma grande área plana, evito completamente. Acho muito mais eficaz realçar as sombras do que tentar reduzir os destaques.

Produtos incluídos

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

ILCE-7SM2

Câmara α7S II de montagem tipo E com sensor full-frame

ILCE-7SM2

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL85F14GM

FE 85mm F1.4 GM

SEL85F14GM

Artigos relacionados

Peter Neill
Alpha Universe

Peter Neill

Reino Unido

Peter Neill é o fotógrafo mais sólido que encontramos até hoje. Resumidamente, deixamos de recorrer a qualquer outra pessoa. - Mark Sheehan, The Script.

Ver perfil


x