Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
Como fotografo
paisagens extraordinárias com Michael Schaake 

O mais importante na fotografia de paisagem é ser paciente e saber desfrutar da paisagem. Uma grande parte do dia pode ser passada a caminhar, à espera da luz, por isso, temos de gostar do ar livre na natureza.

michael schaake sony alpha 7RM3 paisagem de neve com montanhas à distância iluminadas por luz cor-de-rosa

© Michael Schaake | Sony α7R III + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/30s @ f/16, ISO 500

Planeamento e preparação

Quando fotografo uma paisagem, quero levar o espectador numa viagem e mostrar-lhe as paisagens tal como as vi. Quero que seja surpreendido pela cena tal como quando tirei a fotografia. Para isso, uma das coisas que faço é pesquisar o mínimo possível os locais. Se vir demasiadas imagens de outros fotógrafos, arruíno o deslumbramento que sentimos ao descobrirmos um novo local.

Pesquisar o local

Muitos dos melhores locais podem ser difíceis de visitar. A maior parte das minhas fotografias são tiradas em países do norte, por isso, faço muitas caminhadas até aos locais. Nunca subestimo o grau de dificuldade de uma caminhada, por isso, ter uma câmara leve como todas as câmaras da gama Sony Alpha é essencial para explorar os locais mais facilmente.

 

michael schaake sony alpha 7RM4 céus de tempestade sobre montanha e mar com sol a espreitar à distância

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 4s @ f/22, ISO 50

Quando estou pronto, caminho pela paisagem. Não procuro ativamente uma imagem a captar, alguma coisa chama a minha atenção. Procuro diferentes aspetos que têm de funcionar numa imagem, isolados ou combinados, como a direção e a qualidade da luz e a forma como esta molda a paisagem, estruturas interessantes e linhas condutoras. Em termos de cor, as horas da manhã e de final do dia são particularmente interessantes, por isso, tento fotografar durante estes períodos.

michael schaake sony alpha 7RM4 dois celeiros com telhado de colmo com vista para enseada natural e oceano

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/30s @ f/13, ISO 250

Uma das minhas fotografias favoritas foi tirada numa aldeia antiga do povo Sami, na Suécia. Apenas é utilizada para cerimónias, ficando desabitada o resto do tempo. Dormi na minha carrinha e acordei às 7h00 para ver como a luz evoluía. Nesse dia, havia muito nevoeiro e a atmosfera era incrivelmente bela. Um dos locais mais tranquilos e maravilhosos que já visitei.

Vi uma linha maravilhosa de costa que conduzia à cabana de madeira. O lago surgia tranquilo entre o nevoeiro e o sol equilibrava a composição da fotografia. Tinha de captar esta imagem. Esperei cerca de 10 minutos até o sol sair do nevoeiro e depois chegou o momento certo para disparar.

michael schaake sony alpha 7RM4 pequena cascata em falésia junto ao oceano

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/20s @ f/13, ISO 100

Configurar a câmara

Utilizo várias câmaras Sony diferentes, consoante o que estiver a fotografar e os locais para onde me desloco. A ampla gama dinâmica dos sensores, a longa autonomia da bateria, a alta resolução, são inúmeras as razões que me levam a fotografar com estas máquinas.

michael schaake sony alpha 7RM4 céu tempestuoso sobre falésia debruçada no oceano

© Michael Schaake | Sony α7R III + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/2500s @ f/9.0, ISO 100

A minha câmara principal é a Sony α7R IV, que adoro devido à sua resolução de 61 MP. Também tenho uma Sony α7R III, uma α9 e uma α6400. Além destas câmaras, utilizo várias lentes, mas para as caminhadas, cada grama conta. Quero poupar a minha energia e deslocar-me o mais leve possível, por isso, muitas vezes levo apenas a α7R IV com a FE 16-35mm f/4 ZA OSS.

Se tiver de caminhar durante alguns dias, posso acrescentar a FE 24-105mm f/4 G OSS, que me dá flexibilidade para captar os detalhes de uma paisagem.

michael schaake sony alpha 7RM4 linha de árvores no horizonte de uma paisagem de neve

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/60s @ f/5,6, ISO 250

Quando tenho de expor a imagem, costumo fotografar no modo de Prioridade à abertura e com a sensibilidade definida para Auto ISO com velocidade do obturador mínima. Também costumo fotografar no modo de exposição manual, consoante a forma como a câmara faz a medição da cena. Por isso, costumo utilizar a medição de Matriz para analisar toda cena ou faço a medição para os elementos que quero destacar, de forma a garantir que preservo o máximo de detalhe possível.

 

Cor e captação em raw

Fotografo sempre imagens em formato raw. Isto permite-me captar mais detalhe, o que me dá mais liberdade quando edito as imagens.

Isto significa que a imagem inicial é uma imagem não trabalhada antes do momento da edição. Uma dica que dou para quem fotografa em raw é a utilização do estilo criativo natural da câmara. Editem o estilo reduzindo ao mínimo o contraste e a cor. Ao espreitarmos pelo visor eletrónico, vemos uma imagem plana, próxima do que será o aspeto raw. Pode não ter o aspeto mais impactante, mas permite-nos ver muito mais detalhe dos elementos realçados e na sombra, por isso, vemos a informação com que teremos de trabalhar no ficheiro raw.

 

michael schaake sony alpha 7RM4 linha de árvores coníferas em paisagem de neve ao pôr do sol

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/50s @ f/10, ISO 125

Quando edito os ficheiros raw, o meu objetivo é recriar a cena original segundo a minha memória. Embora possa jogar com o contraste para evocar uma atmosfera, tento manter a cor natural e o mais próxima possível da imagem que tenho na memória. É assim que quero que as pessoas vejam as minhas imagens.

 

Produtos incluídos
ILCE-7RM4
Câmara full-frame α7R IV 35 mm com 61,0 MP

ILCE-7RM4

ILCE-7RM3
Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

ILCE-9
α9 equipada com um sensor CMOS empilhado full-frame

ILCE-9

SEL1635Z
Vario-Tessar® T* FE 16-35 mm F4 ZA OSS

SEL1635Z

SEL24105G
FE 24-105mm F4 G OSS 

SEL24105G

SEL70300G
FE 70-300mm F4.5-5.6 G OSS

SEL70300G

Artigos relacionados
Michael Schaake
alpha universe

Michael Schaake

Alemanha

"Desfrutar do momento e contemplar a beleza dramática da natureza pode ser uma experiência inspiradora e muito pessoal. Ao partilhar as minhas imagens, espero transportar as outras pessoas comigo nesta viagem."

Ver perfil


x