michael schaake sony alpha 9 barco solitário iluminado por raio de luz do sol com fundo de montanhas

Como fotografo | Paisagens extraordinárias

Michael Schaake

O mais importante na fotografia de paisagem é ser paciente e saber desfrutar da paisagem. Uma grande parte do dia pode ser passada a caminhar, à espera da luz, por isso, temos de gostar do ar livre na natureza.

michael schaake sony alpha 7RM3 paisagem de neve com montanhas à distância iluminadas por luz cor-de-rosa

© Michael Schaake | Sony α7R III + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/30s @ f/16, ISO 500

Planeamento e preparação

Quando fotografo paisagens, quero transportar o espectador numa viagem e mostrar as paisagens tal como as vi. Quero que seja arrebatado pela cena como eu quando a fotografei. Uma das formas de consegui-lo é fazer o mínimo de pesquisa possível sobre o local. Se vir demasiadas imagens de outros fotógrafos, isso arruína o maravilhamento da descoberta de um local pela primeira vez.

Analisar a cena

Visitar alguns dos locais mais interessantes pode representar um grande esforço. A maioria das minhas imagens são fotografadas em países do norte, por isso, estou habituado a fazer grandes caminhadas. Nunca subestimo o esforço de uma caminhada, por isso, utilizar uma câmara leve como todas as câmaras da gama Sony Alpha é essencial para explorar à vontade.

michael schaake sony alpha 7RM4 céus de tempestade sobre montanha e mar com sol a espreitar à distância

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 4s @ f/22, ISO 50

Quando estou pronto, caminho pela paisagem. Não procuro ativamente uma imagem a captar, alguma coisa chama a minha atenção. Procuro diferentes aspetos que têm de funcionar numa imagem, isolados ou combinados, como a direção e a qualidade da luz e a forma como esta molda a paisagem, estruturas interessantes e linhas condutoras. Em termos de cor, as horas da manhã e de final do dia são particularmente interessantes, por isso, tento fotografar durante estes períodos.

cabana junto ao lago

© Michael Schaake | Sony α7R III + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/2500s @ f/9.0, ISO 100

Uma das minhas fotografias favoritas foi tirada numa aldeia antiga do povo Sami, na Suécia. Apenas é utilizada para cerimónias, ficando desabitada o resto do tempo. Dormi na minha carrinha e acordei às 7h00 para ver como a luz evoluía. Nesse dia, havia muito nevoeiro e a atmosfera era incrivelmente bela. Um dos locais mais tranquilos e maravilhosos que já visitei.

Vi uma linha maravilhosa de costa que conduzia à cabana de madeira. O lago surgia tranquilo entre o nevoeiro e o sol equilibrava a composição da fotografia. Tinha de captar esta imagem. Esperei cerca de 10 minutos até o sol sair do nevoeiro e depois chegou o momento certo para disparar.

michael schaake sony alpha 7RM4 pequena cascata em falésia junto ao oceano

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/20s @ f/13, ISO 100

Preparar a câmara

Utilizo várias câmaras Sony diferentes, consoante o que estiver a fotografar e os locais para onde me desloco. A ampla gama dinâmica dos sensores, a longa autonomia da bateria, a alta resolução, são inúmeras as razões que me levam a fotografar com estas máquinas.

michael schaake sony alpha 7RM4 céu tempestuoso sobre falésia debruçada no oceano

© Michael Schaake | Sony α7R III + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/2500s @ f/9.0, ISO 100

A minha câmara principal é a Sony α7R IV, que adoro devido à sua resolução de 61 MP. Também tenho uma Sony α7R III, uma α9 e uma α6400. Além destas câmaras, utilizo várias lentes, mas para as caminhadas, cada grama conta. Quero poupar a minha energia e deslocar-me o mais leve possível, por isso, muitas vezes levo apenas a α7R IV com a FE 16-35mm f/4 ZA OSS.

Se tiver de caminhar durante alguns dias, posso acrescentar a FE 24-105mm f/4 G OSS, que me dá flexibilidade para captar os detalhes de uma paisagem.

michael schaake sony alpha 7RM4 linha de árvores no horizonte de uma paisagem de neve

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/60s @ f/5.6, ISO 250

Em relação à exposição da imagem, fotografo frequentemente no modo Prioridade à abertura e com a sensibilidade definida para Auto ISO, com uma velocidade do obturador mínima. Também fotografo muitas vezes no modo de exposição manual, dependendo da medição da cena feita pela câmara. Com isto em mente, utilizo a medição de Matriz para analisar toda a cena ou meço as áreas claras para garantir que conservo o máximo de detalhe nas áreas claras.

Cores e Fotografar em Raw

Fotografo sempre em formato raw. Isso permite-me captar o máximo de detalhe, o que me dá liberdade na edição das imagens.

Isto significa que a imagem é muito neutra no início da edição. Uma dica: se fotografarem em raw, recomendo o Estilo Criativo Natural da câmara. Editem o estilo definindo o contraste e a cor para o mínimo. Através do visor eletrónico, veremos uma imagem neutra com um aspeto próximo do raw. Pode não ser o melhor, mas permite-nos ver muito mais detalhe nas áreas claras e escuras, para sabermos com que informação trabalharemos no ficheiro raw.

michael schaake sony alpha 7RM4 linha de árvores coníferas em paisagem de neve ao pôr do sol

© Michael Schaake | Sony α7R IV + FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/50s @ f/10, ISO 125

Quando edito os ficheiros raw, o meu objetivo é recriar a cena original segundo a minha memória. Embora possa jogar com o contraste para evocar uma atmosfera, tento manter a cor natural e o mais próxima possível da imagem que tenho na memória. É assim que quero que as pessoas vejam as minhas imagens.

Produtos incluídos

Michael Schaake

Michael Schaake | Alemanha

“Desfrutar do momento e contemplar a beleza dramática da natureza pode ser uma experiência inspiradora e muito pessoal. Ao partilhar as minhas imagens, espero transportar as outras pessoas comigo nesta viagem."

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito