Como fotografo | Cores na paisagem com Albert Dros

A cor é uma parte muito importante das minhas imagens de paisagens. Quer se trate de uma paisagem épica com cores incrivelmente vivas ou algo mais subtil, gosto de mostrar o quão incríveis a luz e a cor podem ser.

albert dros sony alpha 7RIII águia sobrevoa montanhas vulcânicas com luz cor de laranja forte

© Albert Dros | Sony α7R III + FE 100-400mm f/4.5-5.6 GM OSS | 1/320s @ f/7.1, ISO 100

Planear o local

Tudo começa com o planeamento. Passo muito tempo a pesquisar os locais das minhas paisagens, especialmente nos Países Baixos, o meu país. Devemos manter sempre os olhos abertos para descobrir novos locais, mesmo quando já passámos por estes sítios centenas de vezes.

Existem formas de procurar locais à distância, através do Instagram ou das Imagens do Google, por exemplo, que nos dão uma ideia da região e do tipo de luz com que trabalharemos. Para pesquisar locais menos conhecidos, utilizo o Google Earth, por vezes durante horas, para percorrer a paisagem e a descobrir potenciais lugares. Quando chego a um local, costumo utilizar o meu drone para encontrar potenciais lugares, em vez de gastar tempo e energia a percorrê-los pessoalmente.

Para obter a cor certa, preciso de saber como será a luz. Tenho de saber onde e quando o sol ou a lua aparecem e quando se põem. Para isso, costumo usar a aplicação PhotoPills para saber como o sol e a lua se moverão e como isso afetará a imagem do local.

albert dros sony alpha 7RIII farol distante e sol nascente que espreita ao fundo

© Albert Dros | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 13s @ f/10.0, ISO 200

Estou sempre atento às condições meteorológicas, pois influenciam muito as cores da fotografia. Se tudo correr como planeado e o tempo me ajudar, a luz perfeita será antes do nascer do sol e logo após o pôr do sol. É então que o sol pode ficar vermelho, cor de rosa ou púrpura, as cores fortes que adoro. Também fotografo de noite. O céu noturno tem muita cor e é possível captá-la com uma exposição longa, especialmente em zonas sem poluição luminosa.

No entanto, em geral, procuro combinações de cores. Azul e laranja é uma das minhas combinações favoritas; um mar azul com céu laranja resulta muito bem. Mas também podem ser pequenos objetos em primeiro plano que combinam com a cor do céu, como uma flor ou uma pedra; procure e utilize estes objetos nas suas composições.

albert dros sony alpha 7RIII montanhas distantes refletidas em lago com flores púrpuras em primeiro plano

© Albert Dros | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/4s @ f/11.0, ISO 200

Uma forma de mover objetos mais pequenos e coloridos para o primeiro plano é ao utilizar lentes grande angular. Costumo utilizar a lente 12-24mm f/4 G a 12 mm. Quando nos aproximamos do chão com esta distância focal, apercebemo-nos das linhas e detalhes que podemos usar como objetos de primeiro plano. A 12 mm, o primeiro plano fica enorme, é como se fôssemos sugados pela imagem.

Outra lente que utilizo bastante é a Sony FE 100-400mm f/4.5-5.6 OSS G Master Lens. É uma das lentes de zoom mais nítido que já utilizei e fiquei fã! Quando fotografamos uma paisagem a 400 mm, temos de ser muito criativos: temos de olhar na distância e ver como os diferentes elementos da paisagem funcionam juntos. Fotografar com estas distâncias focais extremas obriga-nos a ser criativos, permitindo obter imagens mais especiais do que se utilizássemos uma distância focal padrão.

Antes utilizava as minhas lentes com uma Sony α7R II, mas evoluí para uma Sony α7R III. A resolução de 42,4 megapíxeis dá-me todo o detalhe de que necessito e a gama dinâmica destaca os detalhes nas sombras. Além da câmara, lentes e tripé, costumo levar comigo alguns filtros, mas raramente uso filtros ND graduados, pois costumo fazer uma exposição para realçar determinados elementos. Sei que na maior parte das vezes, a α7R III permite captar muito detalhe na sombra e que posso posteriormente realçá-lo quando edito as imagens.

albert dros sony alpha 7RII pequena igreja na sombra de montanha de picos cor de laranja

© Albert Dros | Sony α7R II + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/1.6s @ f/11.0, ISO 100

Edição

Quando edito as minhas imagens, processo-as para obter o melhor de uma cena. No entanto, nunca falsifico uma cena modificando o céu. As minhas técnicas de processamento servem para apresentar a cena da melhor forma possível. Para isso, uso o Adobe Lightroom para catalogar imagens e o Adobe Photoshop para processar, ajustar a cor e o contraste e "desviar e queimar" áreas de uma imagem.

Muita gente afirma que há demasiado processamento na fotografia ou que certas imagens parecem falsas, especialmente imagens do nascer e pôr do sol. Mas a luz e cor naturais podem ser incríveis e já houve situações em que precisei de reduzir a saturação das imagens. Aconselho os fotógrafos a acordarem cedo e assistirem às maravilhas de que a natureza é capaz.

albert dros sony alpha 7RII vila portuária colorida ao fim da tarde sob céu de nuvens vermelhas ao pôr do sol jpgmanarola Sony24 70GM A7RII

© Albert Dros | Sony α7R II + 24-70mm f/2.8 GM | 15s @ f/9.0, ISO 50

Algumas sugestões finais:

Vá aos extremos: experimente distâncias focais de super grande angular e teleobjetiva para conferir impacto às imagens e diferenciá-las de paisagens convencionais.

Aproxime-se do chão: utilize uma lente grande angular próximo do chão para acrescentar interesse ao primeiro plano.

Descubra cores complementares: um pôr do sol laranja e um mar azul funcionam bem, mas procure também objetos pequenos, como plantas e pedras, para obter elementos coloridos de primeiro plano.

Antes e depois: o nascer e o pôr do sol são imagens bonitas, mas a melhor cor pode surgir antes ou depois destes momentos.

Produtos referidos neste artigo

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

ILCE-7RM2

α7R II com sensor de imagem full-frame com retroiluminação

ILCE-7RM2

SEL100400GM

Lente super teleobjetiva com zoom FE 100-400 mm G Master

SEL100400GM

SEL1224G

FE 12-24mm F4 G

SEL1224G

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL55F18Z

Sonnar T* FE 55 mm F1.8 ZA

SEL55F18Z

SEL1635Z

Vario-Tessar® T* FE 16-35 mm F4 ZA OSS

SEL1635Z

Albert Dros
Alpha Universe

Albert Dros

Holanda

"Sou obcecado pela fotografia perfeita."

Ver perfil


x