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Como fotografo | Criar uma história de moda

Ki Price

Antes de chegar à sessão fotográfica, há bastante planeamento nos bastidores. Por vezes, encontrar a criatividade para a sessão pode ser o mais difícil, mas nunca se sabe quando e onde se terá um momento de inspiração.

Inspiração

Uma das minhas sessões fotográficas mais recentes foi inspirada por uma visita ao dentista! Vi um espaço interessante chamado "Banging Dental" e pensei que seria um local excelente para fotografar algo. Gosto bastante de explorar este tipo de extremos. Gosto de encontrar locais estranhos e originais, porém, é cada vez mais difícil descobrir lugares e ideias que ainda não foram utilizados.

Ki Price Sony alpha 9 modelo sentada com as pernas cruzadas numa cadeira de veludo cor-de-rosa

© Ki Price | Sony α9 + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/200s @ f/2.5, ISO 100

Tendo este interessante consultório dentário como local, era altura de criar uma história por detrás da fotografia. Lá estava eu, com 46 anos, à espera de arranjar os dentes e de repente lembrei-me de "A Dama e o Vagabundo". Pensei que me permitiria mostrar uma variedade de estilos de moda diferentes. Também tinha a ver com o espaço e essa estranha justaposição: por que motivo alguém iria fotografar num dentista, isso assustaria a maior parte das pessoas.

Ki Price Sony alpha 9 modelo sentado na cadeira do dentista a olhar sombriamente para a câmara enquanto uma senhora ao seu lado segura a lâmpada do dentista

© Ki Price | Sony α9 + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/200s @ f/3.2, ISO 100

Colaboradores

Uma vez decidido o conceito, o próximo passo é encontrar as pessoas certas para colaborar connosco. Da mesma forma que tenho o meu próprio estilo de fotografar, também quero trabalhar com estilistas e profissionais de cabelo e maquilhagem com um estilo próprio, mas que complemente o meu, para que possamos trabalhar em conjunto em direção ao objetivo final. Para o projeto do dentista, trabalhei com a estilista Amy Still e com o Tom Gillian no cabelo e maquilhagem. Eles acrescentam o seu próprio estilo ao meu conceito e visão.

Ki Price Sony alpha 9 jovem casal a espreitar por uma porta de vidro no consultório do dentista

© Ki Price | Sony α9 + FE 24mm f/1.4 GM | 1/160s @ f/2.8, ISO 50

É importante trabalhar bem em equipa, por isso, há duas coisas que faço sempre nas minhas sessões fotográficas. Em primeiro lugar, sou sempre o primeiro a chegar e arranjo tempo para falar com toda a gente. Depois, vou buscar café! Não peço a um assistente que o faça. Quero criar um bom ambiente no cenário e isso tem de começar por mim.

A minha arma secreta

Pode ser difícil quando há imensa coisa a acontecer no dia a dia, mas é muito importante chegar ao cenário com uma certa energia. Obter a imagem é quase a parte menos importante. Para mim, uma das formas de ganhar energia é através da música. Tenho sempre uma coluna Bluetooth junto com a minha Sony α7R III na mala para a câmara. Essa coluna vai comigo para todo o lado e é uma espécie de arma secreta. Escolho quase sempre a música que toca no cenário e tenho diferentes listas de reprodução consoante a sessão fotográfica.

Ki Price Sony alpha 7RM3 modelo masculino e feminino vestidos com roupas boémias posam para a câmara

© Ki Price | Sony α7R III + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/160s @ f/5.0, ISO 320

O kit

No que diz respeito ao kit, a α7R III é a câmara que mais utilizo porque trabalho bastante com flash. Assim, posso fotografar com o obturador mecânico a 10 fps e utilizar o flash. Soa contraditório, já que a α9 é muitas vezes associada à captação de movimentos rápidos, mas, se estiver a fotografar uma ação com flash, geralmente fotografo com a α7R III.

A lente que provavelmente mais utilizo é a Sony Zeiss Sonnar T* FE 55mm f/1.8 ZA. É a minha lente de eleição. É leve, extremamente nítida e os fundos ficam muito bem. É sempre a primeira coisa na minha mala para câmara. Também adoro a lente Sony FE 85mm f/1.4 GM. É mesmo incrível, não consigo fazer-lhe elogios suficientes. Quando fotografo num cenário muito pequeno e não consigo afastar-me o suficiente para obter a composição que quero, é aí que troco para a lente de 55 mm para obter um efeito semelhante, mas um pouco mais amplo."

Ki Price Sony alpha 9 jovem sentado numa cadeira de veludo cor-de-rosa enquanto o amigo ao seu lado está com um joelho apoiado na cadeira

© Ki Price | Sony α9 + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/200s @ f/2.5, ISO 100

Finalmente, acho que a FE 70-200mm f/2.8 GM é uma ótima lente. Só tenho oportunidade de a utilizar quando estou a fotografar um desfile e preciso de flexibilidade para criar uma variedade de fotografias, o que é uma pena, porque adoraria utilizá-la mais.

Ki Price Sony alpha 7RM4 modelo com roupas coloridas posa com o braço apoiado num suporte para cabides

© Ki Price | Sony α7R IV + FE 55mm f/1.8 ZA | 1/200s @ f/3.2, ISO 800

Últimos conselhos

O meu conselho para quem está a começar tem a ver com conhecer pessoas e criar contactos. Trabalhem como assistentes de fotógrafos. Falem com os editores de imagem de revistas. Utilizem o Instagram para fazer contactos. Identifiquem estilistas, artistas de maquilhagem e modelos. Identifiquem as revistas e os editores de imagem e não tenham medo de pegar no telefone. Se não tiverem uma resposta, não se preocupem e continuem a criar! O mais importante é obter contactos e criar conteúdo.

Produtos incluídos
ILCE-9
α9 equipada com um sensor CMOS empilhado full-frame

ILCE-9

ILCE-7RM3
Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

ILCE-7RM4
Câmara full-frame α7R IV 35 mm com 61,0 MP

ILCE-7RM4

SEL24F14GM
FE 24mm F1.4 GM

SEL24F14GM

SEL55F18Z
Sonnar T* FE 55 mm F1.8 ZA

SEL55F18Z

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"Atualmente, qualquer pessoa tira uma fotografia com o telemóvel, mas são poucos os que dominam a arte de criar uma imagem."

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