surfista numa onda grande

FX30 | Criar com um propósito

Zimy Da Kid

O meu nome é Zimy, mas sou mais conhecido como "Zimy Da Kid" pelo meu trabalho. Sou um realizador, fotógrafo e ambientalista suíço e o meu amor pela natureza levou-me a partilhar a beleza do mundo natural e a vida que nela prospera.

Não é segredo que a natureza e a vida selvagem estão a sofrer muito atualmente e, por isso, utilizo as minhas competências em cinematografia e fotografia para ajudar a consciencializar as pessoas para estes problemas. Esforço-me para ilustrar não só o lado negativo das coisas, mas também os aspetos positivos, como soluções que podem ser implementadas para ajudar a proteger a natureza, bem como a sua beleza infinita.

Primeiras impressões a fotografar com a Sony FX30

Tive a oportunidade de testar a nova Sony FX30 durante uma expedição recente à Polinésia Francesa. Como realizador de exteriores, é essencial para mim ter a melhor qualidade de imagem possível ao mesmo tempo que mantenho a minha mochila leve, visto que levo sempre tudo na minha mochila, por vezes, em condições desafiantes.

Para esses cenários, a FX30 foi perfeita para mim porque proporcionou uma qualidade de imagem profissional comparável a estruturas cinematográficas muito maiores, sendo pequena e muito leve. A configuração é muito rápida e fácil e não há necessidade de transportar e montar uma estrutura adicional graças à pega superior integrada. Um aspeto que me impressionou nesta câmara foi o facto de ser possível obter uma câmara de cinema profissional verdadeira que capta filmagens em 4K com câmara lenta, se necessário, e tudo em profundidade de cor de 10 bits 4:2:2 a um preço muito acessível!

Quando estou no terreno a filmar documentários, o áudio é um dos aspetos mais importantes, mas também pode ser um dos mais desafiantes. É por isso que uma das minhas funcionalidades favoritas desta câmara é a pega de transporte superior, que fornece a oportunidade de utilizar microfones XLR profissionais para uma qualidade de som elevada. Considerei-a extremamente prática, visto que fornece a caixa de mistura de áudio XLR juntamente com a capacidade de proporcionar um aspeto mais trémulo/natural às imagens, tornando-as muito mais cinematográficas do que imagens com estabilizador.

senhora numa floresta a segurar numa sony fx30

Também gostei do sensor APS-C mais pequeno que deu à minha lente full-frame um reforço de distância focal e me permite utilizar as lentes crop-frame mais pequenas e leves, o que permitiu reduzir o peso, principalmente ao filmar no local.

Ter a capacidade de abrandar filmagens sem ter de filmar com uma resolução inferior a 4K é obrigatório atualmente e é fantástico ter a capacidade de o fazer com uma câmara que é leve e compacta. O mesmo acontece com a profundidade de cor de 10 bits 4:2:2, que é essencial para conseguir alterar a gradação de cores na pós-produção da forma que pretendo e a filmagem que obtemos da FX30 não desilude.

Aspeto da imagem e equipamento utilizado durante as filmagens

Para o meu projeto utilizei uma mistura de lentes crop-frame e full-frame. Uma das minhas lentes favoritas de sempre é a FE 90mm f/2.8 Macro. É uma lente tão versátil que me permite filmar em grande plano extremo e é nítida para filmagens de maiores dimensões. Também gosto da forma como o plano de fundo é comprimido com a distância focal superior. Para filmagens rápidas, costumo utilizar um zoom curto, como a FE 24-70mm f/2.8 GM. É uma gama de distância focal ótima e proporciona-me uma flexibilidade máxima na FX30 com o sensor APS-C. Por último, uma grande angular também é obrigatória para captar paisagens amplas. Utilizei a Sony PZ 10-20mm f/4 G, que é uma lente excelente para utilizar com câmaras mais pequenas. É muito nítida e a sua leveza combina bem com a FX30. Apesar disso, tento não utilizar demasiado uma grande angular, apenas em algumas imagens para mostrar o ambiente ou uma paisagem excecional, porque creio que colocar demasiadas imagens amplas, uma após a outra, abranda a perceção do filme.

Para a captura de áudio, utilizei o microfone "shotgun" K3M juntamente com uma proteção contra o vento para evitar o ruído do vento. Forneceu o áudio perfeito que posso utilizar para o design de som na pós-produção. A curta-metragem que criei não tinha diálogo, mas utilizaria exatamente a mesma configuração sem qualquer problema.

controlos traseiros do microfone sony xlr k3m

Conselhos para aspirantes a criadores de conteúdos e considerações finais?

Se pudesse dar algumas dicas para alcançar um aspeto cinematográfico nos seus filmes:

Não filme sempre com frequências de fotogramas elevados. É verdade que gravar com frequências de fotogramas elevados nos dá a oportunidade de abrandar as filmagens, mas filmar com frequências de fotogramas baixos, como 24 ou 25 fps, dá um aspeto muito mais cinematográfico com muita desfocagem por movimento. Outra dica, tal como mencionei anteriormente, é não utilizar demasiado um estabilizador. Dependendo da situação, por vezes, é mais fácil atingir um aspeto muito mais cinematográfico ao mover-se com a câmara na mão, utilizando a pega superior, por exemplo, para criar um aspeto mais trémulo que realmente coloca o espectador na ação. Por último, certifique-se de que utiliza sistemas de gravação de áudio de qualidade elevada. A pega superior na FX30 fornece conetividade XLR e, assim, pode utilizar microfones de qualidade profissional que lhe dão flexibilidade máxima para trabalhar o design do som na pós-produção.

Na minha opinião, o mais importante no que diz respeito a cinematografia e fotografia é que cada um construa o seu próprio estilo para ser reconhecido pelo que faz. Não copie outros criadores porque isso não levará a lado algum. Encontre a sua inspiração (não tem de ser uma pessoa, por exemplo, o que mais me inspira é a beleza crua da natureza) e utilize-a para construir o seu estilo ao criar arte autêntica.

Vejo-o como um desporto, por exemplo, e é necessário praticar muito. Quanto mais filmar e editar, mais experiência ganhará. Não tenha medo de mostrar o seu trabalho mesmo que não esteja 100% orgulhoso do mesmo. É um processo muito longo e não deve avançar etapas e, se tiver paixão suficiente e vontade de se esforçar, penso que qualquer pessoa pode ter sucesso.

Produtos incluídos

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito