Detalhe da história da Alpha Universe
Detalhe da história da Alpha Universe
Vídeo congelado 

Dennis Schmelz 

"Para mim", diz Dennis Schmelz, "fazer vídeo é criar uma história e produzir emoções. Podemos fazer as pessoas rir ou chorar só com imagens e som. É um meio muito poderoso que me fascina todos os dias."

Dennis começou a utilizar as câmaras Sony em 2017 e um dos seus projetos favoritos foi um vídeo de viagem sobre a Gronelândia. "A viagem foi uma experiência verdadeiramente única", explica. "Este país fascinou-me desde o início por estar tão isolado do resto do mundo".

dennis schmelz sony alpha 6500 icebergue grande refletido simetricamente no mar

© Dennis Schmelz | Sony α6500 + E 10-18mm f/4 OSS | 1/320s @ f/5.0, ISO 100

Dennis utilizou duas câmaras Sony para criar o vídeo: a Sony Alpha 7S II, devido à sua capacidade de captar com incrível detalhe mesmo em pouca luz e a Sony Alpha 6500, que utilizou com um gimbal devido a tamanho compacto.

No início, Dennis adaptava lentes da sua antiga DSLR para utilizar com a sua Alpha 7S II, e utilizava as lentes Sony 10-18mm e 35 f/1.8 com a sua Alpha 6500. "As duas lentes tipo E APS-C Sony são super leves e compactas, perfeitas para utilizar com um gimbal."

Dennis converteu-se agora totalmente às lentes Sony e utiliza a FE 16-35mm f/2.8, FE 24-70mm f/2.8, FE 70-200mm f/2.8, FE 100-400mm f/4.5-5.6 e FE 24mm f1.4, todas lentes Sony G Master, o que faz toda a diferença. "A focagem automática combinada com as lentes Sony é incrível e não voltarei a utilizar uma DSLR!"

"Gosto especialmente do rastreio de focagem e do AF de olhos, a sua qualidade é fantástica. Mas também gosto da focagem manual, para obter um toque orgânico. Há muitas ferramentas nas câmaras Sony que nos permitem focar manualmente de forma rápida e precisa, como a função Pico de focagem e Ampliação."

dennis schmelz sony alpha 6500 mulher nativa da gronelândia diante da água silenciosa

© Dennis Schmelz | Sony α6500 + E 35mm f/1.8 OSS | 1/160s @ f/2.0, ISO 200

Viajar com todo o equipamento necessário para fazer vídeo pode ser cansativo, mas Dennis tem uma dica: "Adoro utilizar o Clear Image Zoom. Permite-nos ampliar a imagem praticamente sem perda de qualidade. Posso aproximar-me 1.5x em 4K e até 2x quando gravo em Full HD. Assim, posso viajar com uma pequena seleção de lentes de focagem fixa."

Apesar das baixas temperaturas da Gronelândia, Dennis não teve problemas com as suas câmaras e kit. Contudo, "para proteger o kit nestas condições frias, foi essencial ter as baterias perto do corpo, para mantê-las quentes."

Incluído no seu kit está o equipamento que Dennis utiliza para gravar áudio, incluindo o Sony ECM-B1M para gravar áudio internamente na câmara. Como o B1M pode ser ligado através da Multi-Interface (Mi) Shoe, não é necessário ligar cabos à tomada de microfone da câmara, ou seja, é menos um acessório necessário. Para sons mais complexos, Dennis utiliza um gravador de áudio externo. Por gravar muitos sons ambiente nas viagens, já criou uma biblioteca gigante que utiliza para vários projetos.

dennis schmelz sony alpha 6500 casa na gronelândia rodeada de flores

© Dennis Schmelz | Sony α6500 + E 10-18mm f/4 OSS | 1/60s @ f/8.0, ISO 200

"A música é outra componente fundamental nos meus vídeos", explica Dennis. "Obtenho a música a partir de várias fontes. Para o meu recente trabalho de viagem "White Angels of Camargue - Europe’s last Cowboys", trabalhei com um compositor que compôs especialmente para este vídeo. Um método de trabalho totalmente diferente. Normalmente, para vídeos como o da Gronelândia, passo horas em plataformas de música até encontrar a música certa."

Estar fisicamente e mentalmente preparado para filmar num ambiente difícil é importante, mas também é necessário estar preparado criativamente. "Antes de iniciar a viagem, tenho uma vaga ideia do tipo de vídeo de viagem que vou criar," explica Dennis. "Faço muita pesquisa para procurar ideias, mas também é importante deixar alguma margem para a espontaneidade."

Que conselhos daria Dennis a quem quer fazer vídeos de viagem como os seus? "Façam-nos! É necessária preparação, especialmente para países como a Gronelândia, mas reservem algum tempo na agenda para serem criativos e impulsivos. Há sempre uma história a contar e uma nova perspetiva a descobrir."

Produtos incluídos
ILCE-7SM2
Câmara α7S II de montagem tipo E com sensor full-frame

ILCE-7SM2

ILCE-6500
Câmara APS-C de montagem tipo E topo de gama α6500

ILCE-6500

SEL1018
E 10-18 mm F4 OSS

SEL1018

SEL35F18F

FE 35mm F1.8

SEL35F18F

Artigos relacionados
Dennis Schmelz
alpha universe

Dennis Schmelz

Alemanha

Há sempre uma história a contar e uma perspetiva nova a descobrir.

Ver perfil


x