Detalhe da história da Alpha Universe

Céu e Terra

Uros Podlogar

"Sou da Eslovénia, um país pequeno e onde os helicópteros são raros. Desde muito jovem que os helicópteros sempre me intrigaram e sempre quis trabalhar com este meio de transporte". 

Anos mais tarde, o desejo de Podlogar concretizou-se, permitindo-lhe combinar a fotografia com a sua paixão por helicópteros.

uros podlogar sony alpha 7RM3 dois helicópteros sobrevoam praia com montanhas ao fundo

© Uros Podlogar | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/50s @ f/11, ISO 50

Conhecido pela sua fotografia de aventura e de seres humanos que praticam desportos radicais em terrenos extremos, Uros incorpora a mesma filosofia nas suas imagens aéreas de helicópteros.

"A paisagem é um dos elementos mais importantes nas minhas fotografias. É o cenário de fundo da imagem do helicóptero", explica. "Encontrar qualquer coisa de único e extraordinário na paisagem é muito importante, pois é o que torna uma fotografia diferente das outras". Sem a paisagem, Uros acredita que uma fotografia não tem valor.

uros podlogar son alpha 9 helicóptero preto sobrevoa os himalaias no nepal

© Uros Podlogar | Sony α9 + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/160s @ f/14, ISO 50

Quando Uros fala em "paisagem fascinante", não está a exagerar. A sua colaboração com a Bell Helicopters levou-o a alguns dos locais mais icónicos do planeta. "Um dos meus projetos mais importantes foi realizado no Nepal, quando voei à volta do Monte Evereste. Também voei no Monte Fuji, no Japão e na África do Sul, próximo de manadas de zebras." A sua viagem mais recente levou-o às deslumbrantes paisagens costeiras do Vietname.

Porque cada local é único, é necessário um grande planeamento em cada projeto. A paisagem é pesquisada, para que Uros saiba exatamente onde precisa de chegar com os helicópteros para tirar a melhor fotografia. E, como em qualquer fotografia de paisagem, tem de saber a melhor hora do dia e a direção do sol, "a luz é extremamente importante, é ela que determina as grandes fotografias".

uros podlogar sony alpha 7RM3 dois helicópteros sobrevoam praia com montanhas do vietname ao fundo

© Uros Podlogar | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/80s @ f/9.0, ISO 50

Como se pode calcular, voar de helicóptero não é uma atividade barata, por isso, é essencial que tudo aconteça de forma rápida e precisa. Uros explica que existem dois estilos diferentes de fotografia de helicóptero: uma consiste em fotografar um helicóptero a partir de outro helicóptero, a outra em fotografar a partir de terra. "Por vezes, o helicóptero deixa-me num sítio espetacular e depois descola novamente para que eu possa tirar as fotografias. Mas na maior parte das vezes, fotografo a partir de outro helicóptero", explica.

uros podlogar sony alpha 7RM3 um helicóptero sobrevoa o mar com barcos à distância

© Uros Podlogar | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/80s @ f/8.0, ISO 50

São estas imagens aéreas que diferenciam as imagens de helicóptero de Uros das imagens do céu azul tiradas a partir de terra. No entanto, sem o solo firme debaixo dos pés, é preciso contar com a complexidade de fotografar um objeto em movimento a partir de outro objeto em movimento e com todas as vibrações dos rotores que impelem o helicóptero.

"Não há tempo a perder, por isso, temos de nos sentir confiantes. Não há segundas oportunidades", explica Uros. "Confio na estabilização de imagem da Sony α7R III e como a autonomia da bateria é excelente, nunca perco tempo a mudar de baterias em pleno voo. Preciso de equipamento em que confio."

Normalmente, quando fotografamos um objeto em movimento, precisamos de utilizar a velocidade do obturador mais rápida possível, para que o objeto não fique desfocado. Contudo, quando fotografamos um helicóptero, as pás do rotor podem ficar congeladas, dando a impressão de que o helicóptero está apenas a flutuar no céu. Por isso, Uros tem de encontrar o equilíbrio certo entre uma velocidade do obturador que congele o voo do helicóptero e que mantenha as pás do rotor ligeiramente desfocadas. Esta sensação de movimento é o que dá vida às imagens.

uros podlogar sony alpha 7RM3 fotografia grande angular de 2 pilotos de helicóptero a partir do cockpit

© Uros Podlogar | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/100s @ f/5.6, ISO 160

Não são apenas as fotografias de exterior que beneficiam de uma paisagem incrível. Normalmente, Uros utiliza as lentes Sony 24-70mm f/2.8 GM ou 70-200mm f/2.8 GM para fotografar helicópteros, contudo, um dos seus grandes trunfos é a lente Sony FE 12-24mm f/4 G.

Uros pode utilizar esta super grande angular para fotografar a partir do cockpit do helicóptero, mostrando a variedade de controlos e, mais importante, as incríveis paisagens através do para-brisas, tal como o piloto as vê. Assim, cria fotografias que transmitem ao espectador a sensação de estar no local e que enfatizam a incrível dimensão das paisagens sobrevoadas pelos helicópteros.

Uros nunca desvaloriza as oportunidades de realizar o seu sonho de viajar e trabalhar em helicópteros. "Sinto-me orgulhoso de poder trabalhar na área da aviação", explica. "Em cada projeto, aprendo qualquer coisa de novo que posso utilizar no projeto seguinte, por isso, estou sempre a progredir".

Produtos incluídos

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

ILCE-9

α9 equipada com um sensor CMOS empilhado full-frame

ILCE-9

SEL70200GM

FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL70200GM

SEL1224G

FE 12-24mm F4 G

SEL1224G

Artigos relacionados

Uroš Podlogar
Alpha Universe

Uroš Podlogar

Eslovénia

"Não é um emprego. Na verdade, é uma paixão, um amor. Encontre aquilo que o mantém vivo e que põe o seu coração a palpitar. Em seguida, dedique-se de alma e coração."

Ver perfil


x