Paisagens de belas-artes

İlhan Eroğlu

Com formação em belas-artes, talvez não seja surpresa que as imagens do fotógrafo turco Ilhan Eroglu pareçam grandes quadros clássicos. As vistas deslumbrantes, a luz dramática e as cores ricas ajudam Ilhan a transformar o nosso mundo e a transportar-nos para outro lugar.

Para Ilhan, foi uma combinação das suas paixões que o levou a tornar-se um fotógrafo e essas paixões também lhe permitem capturar essas imagens deslumbrantes.

ilhan eroglu sony alpha 7R III homem solitário num rochedo a contemplar um lago de águas calmas com montanhas distantes

© Ilhan Eroglu | Sony α7R III + FE 12-24mm f/4 G | 1/160s @ f/6.3, ISO 100

A sua paixão pela aventura e pela descoberta de novos locais levou Ilhan a todo o mundo, permitindo-lhe criar um conjunto único de fotografias abrangendo todos os cantos do planeta. Desde o calor e das dunas de areia do deserto do Sara, aos picos montanhosos cobertos de neve do Chile, Ilhan capta-os com o seu estilo único.

No entanto, de todos os locais do mundo que Ilhan visitou, o que mais se destaca para ele é o Monte Bromo, na Indonésia.

Foi como se estivesse a entrar noutro mundo. Caminhar até à cratera e ver o fumo a erguer-se da boca do vulcão foi verdadeiramente mágico."

ilhan eroglu sony alpha 7R monte saint-michel através da neblina com pássaros a voar por cima

© Ilhan Eroglu | Sony α7R + FE 70-400mm f/4-5.6 G SSM II | 1/160s @ f/4.5, ISO 100

No entanto, nem todas as viagens de Ilhan são longe da Turquia, de onde é natural. Muitas das imagens que mais adora são captadas muito mais perto de casa, em locais turísticos populares da Europa, desde os canais de Veneza, ao mágico Monte Saint-Michel e aos calmos campos de lavanda de Provença.

O que destaca as imagens de Ilhan e lhes dá um estilo tão distinto é o seu olho artístico para detetar uma composição clássica e, obviamente, cor e luz.

ilhan eroglu sony alpha 7R III montanha deslumbrante com nevoeiro na base refletida numa piscina de águas calmas

© Ilhan Eroglu | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/320s @ f/16, ISO 100

Pode ter sido a sua paixão pela arte que inspirou a fotografia de Ilhan, mas, tal como todos os outros fotógrafos de paisagens, continua a precisar da mãe-natureza e de muita paciência para se certificar de que a luz é perfeita para a cena.

"As condições meteorológicas são muito importantes, mas, para mim, não importa se a cena tem chuva, sol, neve ou nuvens, não há vantagem nem desvantagem em qualquer uma destas situações. Todas estas condições meteorológicas apenas permitem várias formas de capturar a fotografia perfeita, mas o importante é saber exatamente como a capturar."

"Como fotógrafo de paisagens", continua, "a luz é o que faz a diferença. Adoro o poder da luz natural para transformar completamente uma localização. A minha favorita é no outono após uma noite chuvosa, pois, na manhã seguinte, o tom dourado do nascer do sol é imperdível."

ilhan eroglu sony alpha 7R III cavalos selvagens a galopar pelo mar com o pôr do sol por trás

© Ilhan Eroglu | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS + 1.4x Converter | 1/1000s @ f/7.1, ISO 640

Embora as suas fotografias possam não parecer imagens de paisagens mais convencionais em termos de luz e cor, a filosofia de Ilhan sobre a melhor altura para fotografar está em linha com os outros na sua área.

"Não gosto de tirar fotografias a meio do dia, quando o sol está elevado e a luz é intensa. Prefiro tirar fotografias ao nascer e ao pôr do sol, quando a luz é suave e repleta de cores."

A Sony α7R III acompanha Ilhan nas suas viagens. "Para mim, a α7R III é o kit perfeito para um fotógrafo de paisagens", explica. "Os 42,4 megapíxeis tornam a resolução incrível e dão-me exatamente o que preciso para captar claramente os detalhes mais ínfimos da cena que está à minha frente."

ilhan eroglu sony alpha 7R II casa de campo pitoresca numa paisagem montanhosa com nuvens dramáticas

© Ilhan Eroglu | Sony α7R II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/60s @ f/8.0, ISO 100

A gama dinâmica do sensor da α7R III também desempenha um papel importante no trabalho de Ilhan, ao permitir-lhe capturar a gama completa de luz e cor, sem comprometer a qualidade da imagem final.

"Ao fotografar no nascer ou no pôr do sol", Ilhan explica, "utilizo as definições de Otimização da gama dinâmica (DRO) da câmara. Estas definições ajudam-me a obter o máximo de detalhes dos destaques e sombras. Se a luz no céu estiver particularmente brilhante, também utilizo um filtro de densidade neutra gradual com uma resistência de 0,6 para o escurecer um pouco e combiná-lo com a paisagem."

ilhan eroglu sony alpha 7R III montanhas enevoadas acima de um vale repleto de nevoeiro

© Ilhan Eroglu | Sony α7R III + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/640s @ f/8.0, ISO 100

No que toca às lentes, Ilhan utiliza, geralmente, três lentes de zoom G Master, a FE 16-35 mm f/2.8, a FE 24-70 mm f/2.8 e a FE 70-200 mm f/2.8. Estas três lentes proporcionam-lhe toda a distância focal entre 16 mm e 200 mm, o que significa que consegue captar tudo, desde imagens em grande angular com objetos em primeiro plano a lentes teleobjetivas que captam montanhas e castelos rodeados da neblina e do nevoeiro matinais.

Apesar das suas viagens, Ilhan ainda não acabou a sua exploração, com muitas viagens e aventuras entusiasmantes planeadas, incluindo uma visita ao Japão para testemunhar e fotografar as famosas flores de cerejeira."Não é a primeira vez que visito o Japão, no entanto, estou entusiasmado em descobrir mais sobre a cultura e a natureza japonesas. Em particular, mal posso esperar por fotografar as cores arrebatadoras da época das flores de cerejeira."

Produtos referidos neste artigo

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM2

α7R II com sensor de imagem full-frame com retroiluminação

ILCE-7R

Câmara α7R de montagem tipo E com sensor full-frame

SAL14TC

Lente de teleconversão 1,4x

SEL1224G

FE 12-24mm F4 G

SEL1635GM

FE 16-35mm F2.8 GM

SEL70200GM

FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SAL70400G2

70–400 mm F4–5.6 G SSM II

İlhan Eroğlu
Alpha Universe

İlhan Eroğlu

Turquia

Vejo o mundo como uma tela gigante. Em cada país que visito, pinto as minhas imagens através da fotografia.

Ver perfil

x