folhas douradas num rio

Encontrar o seu fluxo

İlhan Eroğlu

Em todo o mundo, rios, estuários e baías dão forma às nossas paisagens e trazem vida nas suas águas. Permitem a agricultura, viagens e comércio. Fazem parte de nós e da nossa história. "Sempre tive um fascínio por rios", reflete İlhan Eroğlu, o fotógrafo de viagens e paisagens, "e é por todas essas razões que gosto de as fotografar deste o início da minha carreira".

uma senhora numa colina a olhar para o rio abaixo

© İlhan Eroğlu | Sony α7R II + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/80s @ f/11, ISO 200

"Os rios são realmente o recreio de um fotógrafo", İlhan sorri, "porque mesmo para além das suas vantagens composicionais, a sua água apresenta tantas oportunidades fotográficas. Os fãs das imagens panorâmicas não conseguem evitar fotografá-los!"

Como um fotógrafo que já viajou pelo mundo, a fotografar alguns dos locais mais deslumbrantes do mundo, o seu apreço pelo simples equilíbrio que os rios trazem a um fotograma é claro. "Um rio pode dar profundidade e enriquecer a composição de quase qualquer fotografia e, à medida que passa por uma cidade histórica ou paisagem, as suas curvas chamam a atenção, quer pelas estruturas feitas pelo homem ou mais além para as montanhas ou o mar."

uma senhora ao lado de um rio a olhar para uma montanha

© İlhan Eroğlu | Sony α1 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/8.0, ISO 400

"Em termos de exposição", responde İlhan, "diria que, em 80% das minhas fotografias de rios, prefiro utilizar velocidades do obturador mais lentas. Isto não significa tentar obter as exposições mais longas, mas encontrar o momento que melhor se adequa ao fluxo do rio. Se utilizarmos uma velocidade demasiado lenta, perdemos toda a sensação de movimento e energia, por isso, experimento definições diferentes até ter a sensação certa".

"Por exemplo, nesta imagem, capturada na minha Sony Alpha 7R II fidedigna na República Checa, a água estava quase parada, por isso, só precisava de uma velocidade de 1/60 segundos para desfocar os reflexos na superfície. Queria transmitir a paz deste lugar, embrulhado nas cores do outono, por isso, era fundamental retirar a nitidez da água. Em velocidades mais elevadas, como 1/250 segundos ou 1/500 segundos, seria demasiado nítida e não teria o mesmo efeito relaxante."

uma árvore outonal refletida num rio calmo

© İlhan Eroğlu | Sony α7R II + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/60s @ f/8.0, ISO 100

Quando é preciso diminuir a velocidade do obturador ainda mais, "utilizo os filtros de Densidade Neutra e normalmente prefiro forças de ND0.6 ou ND1.2, que cortam duas e quatro paragens de luz, respetivamente, mas depende da intensidade da luz na qual estou a capturar e do quanto quero diminuir a velocidade do obturador. Os filtros polarizadores também podem ser muito úteis para remover reflexos na água, mas é claro que depende da importância do reflexo!"

A luz também é fundamental e dá vida a um cenário. "O nascer do sol, o pôr do sol e as horas azuis são as minhas alturas favoritas para fotografar rios", explica İlhan, "e, embora prefira sempre a luz natural em vez das luzes artificiais sobre os rios, as luzes artificiais também podem ficar fantásticas. Esta imagem foi capturada em Annecy, em França. Foi fotografada antes do nascer do sol e o reflexo no rio, suavizado pela velocidade do obturador de quatro segundos, dá à cidade histórica uma atmosfera mística".

luz suave e enevoada sobre uma ponte ao amanhecer

© İlhan Eroğlu | Sony α7R IV + FE 24-70mm f/2.8 GM | 4s @ f/11, ISO 100

İlhan elogia a resolução e nitidez da sua Sony Alpha 7R IV por dar vida às suas cenas. "A resolução de 60 MP da Alpha 7R IV é fantástica" afirma, "e, em combinação com a remoção de um filtro ótico de passagem baixa em frente ao sensor, como encontrei em algumas câmaras com uma resolução inferior, posso captar todos os detalhes ricos nas cenas que me esforcei para encontrar e enquadrar. Também utilizo muitas vezes o empilhamento da focagem para tirar o máximo partido disto. Por isso, nesta fotografia de Praga, utilizei uma exposição de 1/60 segundos em f/11 e ISO 100, com focagem de perto para o longe em vários fotogramas e ao combiná-los na edição. Dá-me a nitidez perfeita diretamente do que está em frente da lente até aos edifícios distantes".

folhas douradas num rio

© İlhan Eroğlu | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/60s @ f/11, ISO 100

Aproveitando os detalhes e a nitidez incríveis da sua Sony Alpha 7R IV, İlhan certifica-se de que utiliza sempre um tripé resistente e estável ao criar composições na berma do rio. "Embora estas câmaras e lentes Alpha sejam maravilhosamente leves", explica, "ainda gosto de utilizar um tripé de elevada qualidade. Mas, às vezes, preciso de entrar na água para ter a fotografia perfeita, por isso, as botas altas podem ser muito úteis!"

E, no que toca às lentes, tem duas óticas principais, a FE 12-24 mm f/2.8 GM e a FE 24-70 mm f/2.8 GM. "Se não quiser dar demasiada ênfase ao primeiro plano, utilizo a 24-70 mm, que é uma lente panorâmica incrivelmente versátil", explica, "mas se a minha cena tiver um primeiro plano forte, prefiro a lente de 12-24 mm de ângulo ultra-amplo. O seu campo de visão amplo e focagem próxima permitem-me realçar os detalhes mais próximos da câmara. É possível ver isso na minha fotografia das flores à beira-rio em Provença.

flores coloridas em frente a um rio

© İlhan Eroğlu | Sony α7R III + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/200s @ f/18, ISO 100

No futuro, para onde é que a obsessão de İlhan por rios o levará a seguir?

"Adorava fotografar o rio no Desfiladeiro de Fjaðrárgljúfur, na Islândia, com a minha câmara da Sony", termina. "É uma maravilha natural. O fluxo do rio muda constantemente, envolvido pelo desfiladeiro que que lhe dá um efeito muito sobrenatural. Mas, independentemente de onde fotografar a seguir, pode ter a certeza de que o meu equipamento Alpha vai estar lá para me ajudar a fazê-lo".

Produtos incluídos

İlhan Eroğlu

İlhan Eroğlu | Turkey

"Vejo o mundo como uma tela gigante. Em cada país que visito, pinto as minhas imagens através da fotografia"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito