Detalhe da história da Alpha Universe
Filmar o Serengueti com a Alpha 7S III 

Chris Schmid 

Sou um fotógrafo, videógrafo e cinematógrafo suíço especializado em história natural em locais remotos, especialmente, felinos. Dediquei a minha vida a documentar a beleza natural do nosso planeta, e o objetivo é sempre o mesmo: retratar a natureza no seu coração, para consciencializar as pessoas da fragilidade do planeta e inspirar a ação para preservá-lo.

Sou um grande defensor da conservação da vida selvagem e trabalho de perto com a WildAid, uma organização ambiental sediada em São Francisco que luta contra o comércio de produtos da vida selvagem ilegais. Em 2019, lancei a Stay·WildTM, uma loja de bijuteria online, 50% de cujos lucros são doados a organizações sem fins lucrativos para apoiar projetos de conservação da vida selvagem. O meu trabalho é representado pela National Geographic Image Collection.

O nosso projeto principal consistia em filmar a migração de gnus no Serengueti, na Tanzânia. Todos os anos, 1,5 milhões de gnus migram num circuito enorme, uma das "Sete Maravilhas do Mundo Natural".

Nesta altura do ano, os gnus migram para o Norte do Serengueti, atravessando o famoso rio Mara numa luta épica e dramática contra a água, crocodilos e outros predadores. Durante a migração, predadores como leões e chitas estão muito ativos, com muitas oportunidades para caçarem.

Chris Schmid sony alpha 7RM4 manada de gnus atravessa rio

© Chris Schmid | Sony α7R IV + 400mm f/2.8 GM OSS + 1.4x teleconverter | 1/1250s @ f/7.1, ISO 400

Primeiras impressões sobre a Alpha 7S III

Sou um ávido utilizador da Sony há anos e tenho utilizado exclusivamente a Alpha 9 II e 7R IV na minha fotografia, mas quis experimentar a Alpha 7S III para vídeo.

Para mim, o melhor da nova câmara é o facto de permitir gravar a 4k 4.2.2 50/60p e a opção de aumentar o valor até 100/120, mantendo a profundidade de bits. Prefiro gravar em S-Log3 e gradear a cor da minha gravação, por isso, é muito importante ter os 10 bits.

A focagem por toque e todas as definições de focagem são um excelente acréscimo à Alpha 7S III. Poder gravar um leão na erva alta com uma steadicam e a focagem por toque da aplicação Imaging Edge foi muito importante e não precisámos de utilizar motores de focagem de deteção na steadicam. Podemos controlar todas as definições à distância sem problemas.

O efeito de rolamento do obturador também foi drasticamente reduzido em comparação com a Alpha 7S II e isso foi notório ao gravar com a steadicam.

Também foi essencial poder levar o ISO ao limite, utilizando um ISO elevado para obter 50/60p mesmo em pouca luz, especialmente porque os felinos são mais ativos de manhã cedo e à noite.
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Chris Schmid sony alpha 7RM4 chris faz enquadramento na sua câmara alpha montada num tripé

Chris faz enquadramento na sua Alpha 7S III e FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS

Equipamento 

Tivemos a sorte de poder utilizar 2 estruturas de Alpha 7S III para gravar – uma com a lente FE 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS instalada num tripé para fotografia estática e a outra com a lente FE 70-200mm f/2.8 G Master (e, ocasionalmente, um conversor 1,4x) para utilização numa steadicam Ronin 2. Ambas as configurações incluíram a Atomos Ninja V para gravação em RAW diretamente da porta HDMI.

Poder controlar a steadicam a partir da aplicação Imaging Edge foi fundamental para mudar as definições rapidamente quando a iluminação mudava.

Em condições de grande calor, não me surpreenderia se uma ou ambas as câmaras sobreaquecessem, especialmente a gravar em alta resolução, mas mesmo a funcionar durante horas, não houve quaisquer problemas.

Chris Schmid sony alpha 7RM4 câmara montada numa steadicam

Dicas sobre gravação de vídeo de vida selvagem

Não filmem tudo em câmara lenta. Embora seja ótimo termos 100/120p, é importante encontrar um ritmo entre velocidade normal e câmara lenta; o ritmo é essencial nos filmes.

Reservem mais tempo para configurar a câmara na função de memória antes de começarem a gravar. Por exemplo, na minha câmara, configurei "M1" para 50/60p, "M2" para 25p e "M3" para 100/120p, para mudar de frequência de fotogramas num segundo.

É crucial compreender as definições de focagem automática antes de chegar ao local, para saber o que resultará melhor para nós e com a nossa lente. Utilizei a fixação de objeto principalmente na definição 1 para a câmara fixar o meu objeto o mais rapidamente possível e a velocidade de AF na definição 2 para uma refocagem fácil caso perdesse a deteção.

Não utilizem o ISO automático para gravar, já que podem sentir dificuldades quando gravam um objeto escuro e o equilíbrio de brancos tenta corrigir a temperatura de cor. Utilizem sempre o equilíbrio de brancos Sol ou Nublado consoante as condições de gravação.

Se possível, utilizem um monitor externo grande. Quando trabalhamos no exterior, a luz pode ser muito intensa e precisamos de ver o que estamos a fazer.

Um dos fatores mais importantes é a paciência. Temos de ser pacientes e saber esperar durante horas até acontecer alguma coisa. Não vagueiem por toda a parte, pois perderão as melhores oportunidades.

Finalmente, experimentem mudar a distância focal nos locais, com variações entre grande angular e grandes planos, para terem mais opções durante a edição.

Produtos incluídos
ILCE-7SM3
α7S III com capacidade para filme/fotografia profissional

ILCE-7SM3

SEL70200GM
FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL70200GM

SEL200600G
FE 200–600 mm F5.6–6.3 G OSS

SEL200600G

SEL14TC

Lente de teleconversão 1,4x

SEL14TC

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"As imagens são poderosas. Uma imagem pode captar uma emoção ou despertar um sentimento."

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