A nova lente 20mm f/1.8 G da Sony é a lente de distância focal fixa full-frame mais ampla da gama de montagem tipo E e oferece aos utilizadores uma maior liberdade para captar paisagens e céus estrelados magníficos, assim como vídeos impressionantes.
Quatro dos nossos Embaixadores de imagens europeus testaram a lente antes do seu lançamento e eis o que têm a dizer sobre ela.
Terry Donnelly
“Experimentei a FE 20 mm f/1.8 G em várias situações com a Alpha 9 e a Alpha 7R III e constatei que a sua utilização era exatamente como esperava, ou seja, fácil e confortável, com resultados nítidos fantásticos!”
“Mesmo em f/22, as extremidades da imagem não apresentam sinais de atenuação e, apesar dos pontos de luz brilhantes nesta imagem, não existem vestígios de aberração cromática ou coma.”
"Adoro fotografar retratos não convencionais com uma lente grande angular, por isso, estava ansioso para ver quais os efeitos de fotografar com uma abertura ampla. Fotografei este retrato com uma grande abertura e adorei o bokeh suave."
O design compacto dispõe de dois elementos AA (asféricos avançados) e três elementos de vidro ED (dispersão extra baixa), proporcionando nitidez de uma ponta à outra até com abertura de f/1.8. Adicionalmente, os dois motores lineares XD (dinâmicos extremos) fornecem uma focagem automática rápida, precisa e silenciosa, tanto para a captação de imagem como de vídeo.
Ilhan Eroglu
“Na fotografia de paisagens, a profundidade de campo em situações de pouca luz é muito importante para mim. Descobri que, quando mantenho uma certa distância do objeto que tenho à frente, o meio e o fundo continuam a ter uma grande nitidez, mesmo com a abertura de f/1.8. Isto significa que posso manter o ISO no mínimo e, ainda assim, não preciso de utilizar exposições longas.”
"Também queria ver como é que a lente funcionaria na minha Alpha 6600 e descobri que proporcionava uma excelente nitidez nas margens com distorção mínima, mesmo para uma lente tão ampla."
“Também gosto muito da qualidade da construção. Lembra-me a 24mm f/1.4 G Master, uma das minhas favoritas. Consegui filmar alguns vídeos com a lente de 20 mm e gostei particularmente de poder desativar os cliques do anel de abertura manual, tal como faço com a de 24 mm. Esta é uma grande vantagem para captação silenciosa. O AF quase silencioso também é um bónus. No geral, a lente combinou muito bem com a minha Alpha 6600 e 7R III ao captar vídeos e imagens manualmente.”
Albert Dros
“Nos poucos dias em que experimentei a lente, o tempo não estava bom na minha cidade natal de Amesterdão, o que foi uma pena, porque queria captar o céu estrelado. Ainda saí algumas noites e, apesar da chuva, consegui colocar a lente à prova. Ficou bastante molhada algumas vezes, mas portou-se lindamente!”
"Tirei a fotografia acima com a distância focal mínima e fiquei particularmente impressionado com o bokeh circular perfeito da abertura de f/1.8. Muitas das minhas fotografias grande angulares de paisagens foram tiradas com uma abertura de f/11 ou menor, mas diverti-me imenso com a profundidade de campo reduzida desta lente."
“Queria experimentar tirar algumas fotografias de arquitetura de interiores, por isso, levei-a comigo à biblioteca Eemhuis, em Amersfoort. Com a abertura de f/11, capta todo o enquadramento com uma nitidez incrível. Se me aproximar do centro, ainda consigo ler os títulos das revistas.”
Ole C. Salomonsen
“Grande parte do meu trabalho implica fotografar a aurora e as estrelas no escuro, por isso, gosto de lentes rápidas e de distância focal fixa. Algo que descobri ao longo de muitos anos a testar lentes é que as grandes angulares rápidas têm, frequentemente, problemas de distorção e ocorrência de sombras e muitas não conseguem manter os cantos nítidos se o centro do enquadramento estiver focado.”
“A Sony FE 24mm f/1.4 GM é uma das minhas lentes favoritas pelo seu desempenho magnífico com uma abertura ampla. Com ela, se deixar as estrelas no canto do enquadramento, estas permanecem redondas, em vez de se transformarem em algo semelhante a bananas! Porém, muitas vezes, gosto de utilizar uma lente mais ampla, por isso, fiquei muito entusiasmado em experimentar a lente de 20 mm. Apesar de só ter tido alguns dias para fotografar e o tempo de inverno em Tromsø ser terrível, consegui ir a alguns dos meus locais favoritos.”
"A minha primeira impressão foi de que esta é uma lente fantástica, com uma nitidez extraordinária em todo o enquadramento, até mesmo com a abertura de f/1.8. Apesar de adorar a lente de 24 mm, por vezes, ter uma distância focal menor pode fazer toda a diferença."
“Esta pode muito bem ser a minha lente favorita para fotografar auroras daqui para a frente. Estou simplesmente deslumbrado.”
Subscreva no YouTube