Fotografia editorial e publicitária

Kenton Thatcher

Desde o glamour das estrelas de cinema da velha guarda, como Pierce Brosnan, ao novo estilo de jogadores de futebol, como Cristiano Ronaldo, Kenton Thatcher fotografou todos eles. Vive em Lisboa, Portugal, onde fotografa campanhas publicitárias e editoriais de algumas das maiores marcas e revistas do mundo.

kenton-thatcher-sony-alpha-9-dois-homens-saltam-no-ar-com-um-a-fotografar-o-outro
© Kenton Thatcher | Sony α9 + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/160s @ f/5.0, ISO 400

Não existem dois disparos iguais para Kenton e, quer tenha bastante tempo para planear tudo e preparar-se ou tenha apenas alguns minutos para capturar uma imagem, ele explica que tudo se resume ao timing.

"Tenho que ser capaz de capturar momentos de frações de segundos. Os fotógrafos de natureza morta têm tempo para respirar e pensar, mas, enquanto fotógrafo de retratos, é impossível. É como se estivesse a conduzir um carro de corrida; não pode tirar os olhos da estrada – funciona da mesma forma com as pessoas que fotografo. Tenho de estar sempre de olho no objeto ou posso perder aquela fotografia."

enton-thatcher-sony-alpha-9-modelo-com-asas-de-anjo-no-topo-de-um-edifício-com-vista-de-lisboa-ao-fundo
© Kenton Thatcher | Sony α9 + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/160s @ f/6.3, ISO 100

Apesar de demorar apenas uma fração de segundo para capturar a imagem final, a preparação nos bastidores é enorme. Kenton contou-nos sobre um anúncio publicitário recente que fotografou de uma rapariga com asas no topo de um edifício em Lisboa, explicando a preparação que fez de antemão.

"Fui àquele local cerca de vinte e cinco vezes para fotografar a paisagem de fundo nessa imagem, mas nunca ficava totalmente bem. Foi tirada de um dos edifícios mais altos de Lisboa e o vento estava muito intenso; mesmo com a câmara num tripé e com peso por cima, ainda havia alguma vibração, movimento e longa exposição. Houve alguns dias em que tive de abandonar a sessão fotográfica, por isso, passei literalmente horas a tentar conseguir aquela imagem."

kenton-thatcher-sony-alpha-7RII-boris-johnson-a-beber-umachávena-de-chá-com-umas-meias-do-reino-unido

© Kenton Thatcher | Sony α7R II + FE 50mm f/1.4 ZA| 1/125s @ f/8.0, ISO 100

Depois existem as fotografias editoriais onde Kenton pode ter apenas alguns minutos com o objeto. Ele discute a altura em que foi encarregado de tirar o retrato oficial de Boris Johnson quando este visitou Portugal como Secretário do Exterior. "Nunca há um momento de tédio nas minhas fotografias", refere. "Ia ter apenas três minutos para fotografá-lo, então, no dia anterior, fiz uma preparação de duas horas para capturar o máximo possível num curto espaço de tempo." Continua: "Fotografei o retrato inicial contra um fundo branco. Assim que ele terminou de ajustar a gravata, disparei e tirei a primeira fotografia. Foi muito natural e as próximas trinta ou quarenta imagens saíram bem, mas pouco naturais, o que não combina com o meu estilo. Depois de termos a fotografia oficial, tive apenas um minuto para conseguir outra imagem. Colocámos rapidamente um fundo preto na parede com fita adesiva. Eu queria tirar uma fotografia muito britânica dele, por isso, apanhei-o a segurar o pires e a tomar uma chávena de chá. Com apenas um minuto restante, esta acabou por ser a imagem que mais me agradou e parece que Boris também gostou muito."

kenton-thatcher-sony-alpha-7RII-modelo-utiliza-cinto-como-chapéu
© Kenton Thatcher | Sony α7R II + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS| 1/160s @ f/20, ISO 160

Kenton começou a fotografar em câmaras de película e de formato médio, mas, desde então, abraçou os avanços tecnológicos que as câmaras digitais trazem.

"O meu pai foi um pouco como um mentor para mim; ele era fotógrafo amador e transformou toda a nossa garagem numa sala escura com quatro ampliadores! Foi lá que aprendi sobre o Sistema de zonas de Ansel Adam e como expor imagens para tirar o máximo partido da gama dinâmica. Quando tirava fotografias com película, fazia sempre um clipe de teste ao desenvolver a película e rezava para que tivesse feito a exposição dentro da latitude de 1 paragem da película, uma vez que estava tão limitado com a gama dinâmica. Agora, utilizo a Sony α7R III e a gama dinâmica é fenomenal – quando utilizei a câmara pela primeira vez, não conseguia acreditar no detalhe que existe nos realces e nas sombras."

kenton-thatcher-sony-alpha-9-retrato-a-preto-e-branco-de-um-homem-a-sorrir-enquanto-é-maquilhado
© Kenton Thatcher | Sony α9 + FE 85mm f/1.4 GM | 1/100s @ f/5.0, ISO 100

Kenton utiliza algumas das lentes de retrato de distância focal clássicas para acompanhar a sua câmara. A sua favorita é a lente Zeiss FE 50 mm f/1.4, "porque preenche todos os requisitos; é uma lente fenomenal".

Explica também como utiliza a lente Sony FE 85 mm f/1.4 GM e a lente FE 70-200 mm f/2.8 GM porque são perfeitas para retratos. No entanto, para Kenton, "uma lente que eu provavelmente utilizo mais do que qualquer uma dessas três é a FE 24-70 mm f/2.8. É a minha lente do dia a dia que levo comigo para todo o lado – e adoro o facto de ser incrivelmente nítida".

kenton-thatcher-sony-alpha-7RIII-retrato-de-músicos-com-um-a-saltar-no-ar
© Kenton Thatcher | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/100s @ f/4.0, ISO 200

Outra característica importante que Kenton considera bastante útil ao capturar retratos com o kit digital é a funcionalidade de AF de olhos da α7R III. Ele fala sobre como esta é especialmente útil quando está a fotografar imagens de estilo de vida.

 

"Antigamente, teria utilizado a minha lente 50 mm f/1.4 em f/2.8, ou até mesmo em f/4, para ter a certeza de que os olhos dos objetos ficavam focados na perfeição", refere. "Com o AF de olhos, consigo obter nitidez nos olhos em f/1.4 e isso mudou a forma como fotografo. Posso falar com a pessoa e direcioná-la, e, com o AF de olhos ativado, posso simplesmente disparar o obturador e saber que ela estará focada."

 

kenton-thatcher-sony-alpha-7RII-joaquim-de-almeida-a-beber-uísque
© Kenton Thatcher | Sony α7R II + FE 85mm f/1.4 GM | 1/500s @ f/1.7, ISO 800

Uma imagem que enfatiza isto perfeitamente para Kenton é uma fotografia de uma campanha de Joaquim de Almeida em que este está a beber uísque. "Raramente utilizo um tripé e iluminação contínua, mas ele estava sempre a mexer-se, a inclinar-se para a frente, a servir outro uísque, a rir-se e a mover-se para a frente e para trás. A profundidade de campo era tão superficial, mas os seus olhos estavam focados em todas as imagens. É realmente muito diferente!" 

Produtos referidos neste artigo

TEST
ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM2

α7R II com sensor de imagem full-frame com retroiluminação

ILCE-9

Câmara sem espelho full-frame α9 com sensor CMOS empilhado

SEL85F14GM

FE 85mm F1.4 GM

SEL50F14Z

Planar T* FE 50mm F1.4 ZA

SEL70200GM

FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL2470GM


FE 24-70 mm F2.8 GM

Kenton Thatcher
Alpha Universe

Kenton Thatcher

Portugal

A fotografia é a minha ferramenta de comunicação. Aprendi mais na vida com uma câmara nas mãos e a ouvir histórias das pessoas que filmei do que com qualquer livro que li, mas na verdade sou disléxico...

Ver perfil


x