Profundidade nas sombras

José M. Mercado

Seja um projeto pessoal ou fotografia editorial, a grande paixão de José M. Mercado é fotografar pessoas. "Não consigo conceber a minha fotografia sem pessoas, já que são o motivo principal do meu trabalho".

A forma como José ilumina os seus retratos é essencial no resultado das imagens que capta e não é um aspeto que ele determina no momento. Para revelar a história e o caráter dos seus objetos, há um planeamento meticuloso desde o início. Na realidade, quando José prime o obturador, a maior parte do trabalho já está feita. 

jose m mercado sony alpha 9 mulher com gorro sobre um fundo negro

© José M. Mercado | Sony α9 | Vario-Sonnar T* 24-70mm f/2.8 ZA SSM | 1/200s @ f/5.6, ISO 100

"Existe um processo de criação completo por trás de cada uma das minhas fotografias que requer, por vezes, meses de trabalho. Cada missão é diferente, mas o meu modus operandi é sempre o mesmo."

Durante a fase de investigação, recolhe informações sobre o tema em que está a trabalhar para melhor expressar o seu ponto de vista. Em seguida, elabora desenhos na fase de criação para determinar a configuração da luz e da execução da imagem final. O que acontece na execução final de uma imagem? "O trabalho está praticamente todo feito, basta-me transferir a fotografia da minha cabeça ou dos meus desenhos para a câmara."

jose m mercado sony alpha 99 mulher de vermelho suspensa de trapézio

© José M. Mercado | Sony α99 | Vario-Sonnar T* 24-70mm f/2.8 ZA SSM | 1/500s @ f/5.0, ISO 400

As câmaras Sony Alpha tornam esta tarefa possível para José, que utiliza uma seleção de diferentes câmaras e lentes Sony, escolhidas para tarefas específicas. Para o trabalho de estúdio que envolve a fotografia de desportistas, utiliza a Sony α9, que lhe dá a focagem automática rápida e uma velocidade de disparo de 20 fps para congelar os movimentos. A Sony α7R III e o seu sensor de 42,4 megapíxeis são utilizados quando necessita de máxima qualidade de imagem. Nas suas viagens e projetos pessoais de fotografia de rua, José utiliza a sua α7S, beneficiando do sensor de sensibilidade elevada e do obturador silencioso.

A escolha das lentes depende muito do tipo de trabalho, mas entre as lentes de José estão a FE 70-200 mm f/4 G OSS, a FE 85 mm f/1.4 GM, a Vario-Tessar® T* FE 16-35 mm f/4 ZA OSS e a E 35 mm f/1.8 OSS. Porém, a lente que mais utiliza é a FE 24-105 mm f/4 G OSS.

jose m mercado sony alpha 99 bailarina junto a janela vê-se ao espelho enquanto se encosta à parede

© José M. Mercado | Sony α99 | Vario-Sonnar T* 24-70mm f/2.8 ZA SSM | 1/60s @ f/3.5, ISO 1250

Percorrendo o vasto portefólio de retratos de José, o seu estilo e visão transparecem em cada um e isto deve-se à forma como as imagens são iluminadas. Existe frequentemente um jogo entre realces e sombras, em que os primeiros revelam os detalhes que José pretende evidenciar para revelar o seu objeto.

jose m mercado sony alpha 9 praticante de base jumping salta de telhado do edifício da telefonica

© José M. Mercado | Sony α9 | Vario-Tessar T* FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/1250s @ f/9.0, ISO 100

"Considero importante saber dominar a luz natural ou artificial num cena, assim como a composição. É a luz que torna possível a fotografia e a composição organiza os elementos que farão parte de uma fotografia. Enquanto fotógrafos, se formos capazes de dominar estes dois conceitos, conseguiremos expressar a nossa visão com maior clareza."

jose m mercado sony alpha 7S violinista em pose formal com fundo escuro

© José M. Mercado | Sony α7S | FE 24-105mm f/4 G OSS | 1/125s @ f/7.1, ISO 100

Para compreender a luz, José estuda o ambiente à sua volta, a forma como diferentes perspetivas e fontes de luz iluminam um espaço ou um rosto e como criam sombras, uma caraterística de várias das suas imagens. "Gosto muito da luz, mas a verdade é que prefiro as sombras", afirma.

Para conhecer melhor a luz, há alguns anos, José criou um exercício que consiste em observar pessoas no metro, autocarro ou em bares, que se destaquem pela forma como estão iluminadas.

"Observando constantemente os objetos e as sombras, temos de saber quais as luzes que os iluminam, o tipo de luz e o seu ângulo", explica. "Isto ajudou-me a observar tudo mais cuidadosamente e melhorou a técnica de luz das minhas fotografias."

jose m mercado sony alpha 99 retrato de perfil de jogador de futebol americano

© José M. Mercado | Sony α99 | Vario-Sonnar T* 24-70mm f/2.8 ZA SSM | 1/200s @ f/11, ISO 100

As câmaras Sony dão a José liberdade para ser criativo e é a sua paixão pela expressão através da fotografia que o motiva, inspira e o faz continuar a tirar fotografias. A fotografia não é para José um trabalho ou profissão, é qualquer coisa que faz porque não pode deixar de o fazer.

"Não entrei no mundo da fotografia a pensar que viria a ser o meu emprego. Ainda hoje não o vejo assim. Faço-o porque tenho de o fazer e, se não o fizesse, uma parte de mim morreria. Tenho de exprimir os meus sentimentos e, atualmente, faço-o através da fotografia." 

jose m mercado sony alpha 9 homem salta sobre um canal estreito na penumbra

© José M. Mercado | Sony α9 | Vario-Tessar T* FE 16-35mm f/4 ZA OSS | 1/1000s @ f/4.0, ISO 100

"Não pretendo deixar um legado, tiro fotografias porque adoro fazê-lo e nunca olho para o futuro. Desfruto de cada fotografia e é isso que me faz querer continuar a fotografar."

Produtos referidos neste artigo

ILCE-7S

Câmara α7S de montagem tipo E com sensor full-frame

ILCE-7S

ILCE-9

Câmara sem espelho full-frame α9 com sensor CMOS empilhado

ILCE-9

SLT-A99V

Câmara α99 SLR digital 35mm

SLT-A99V

SAL2470Z2

Vario-Sonnar® T* 24-70 mm F2.8 ZA SSM II

SAL2470Z2

SEL1635Z

Vario-Tessar® T* FE 16-35 mm F4 ZA OSS

SEL1635Z

SEL24105G

Lente FE 24-105 mm F4 G OSS

SEL24105G

José M. Mercado
Alpha Universe

José M. Mercado

Espanha

"Uma fotografia é o instante de uma memória do passado."

Ver perfil