Cidade de histórias

Murat Pulat

A cidade histórica de Istambul significa coisas diferentes para cada pessoa. É a maior cidade da Europa, a única que ocupa dois continentes; uma mistura cosmopolita de culturas destilada ao longo de milénios de comércio, educação e religião… Porém, para o fotógrafo Murat Pulat, esta cidade significa outra coisa: esperança.

"Vim de Ancara para Istambul para estudar. Queria terminar o meu curso e viver aqui, ganhar a vida nesta cidade. Era esse o meu sonho, comum ao de muitas pessoas que tenho conhecido."

murat pulat sony alpha 7RII senhora sentada em cabeleireiro com cão ao colo

© Murat Pulat | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/60s @ f/3.2, ISO 400

Foram essas pessoas que inspiraram o projeto "City of Hope" de Murat. Centrado em Istambul, mas refletindo as vidas em todas as cidades, é uma série de retratos que descrevem pessoas seduzidas e inspiradas pela vida na cidade. Descrevem também como a cidade as constrói ou destrói.

"Estava sempre a sair de casa e a tirar fotografias, mas não era suficiente. Queria conhecer o modo de vida das pessoas e satisfazer a minha curiosidade. Por isso, fotografei por toda a cidade: trabalhadores em escritórios, comerciantes em lojas, sem-abrigo em locais abandonados e manifestantes em protestos. «City of Hope» é uma coletânea dessas histórias."

 

murat pulat sony alpha 7II sapateiro a engraxar enquanto homem observa através da janela

© Murat Pulat | Sony α7 II + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/320s @ f/5.6, ISO 1600

"Uma coisa é certa: não é fácil manter a esperança numa cidade grande. Todas estas pessoas têm esperança quando chegam. Querem ser alguma coisa, poderosas, ricas ou apenas livres, mas muitas não conseguem vencer porque as oportunidades são escassas. A maior parte das histórias não são histórias de sucesso." 

Para o projeto "City of Hope", Murat utiliza principalmente a sua α7R III. Após utilizar uma α7 II, destaca imediatamente a qualidade de imagem e a resolução como caraterísticas diferenciadoras.

murat pulat sony alpha 7RIII jovem puxa carroça nas ruas de istambul

© Murat Pulat | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/640s @ f/2.8, ISO 800

"O principal é a definição e a gama dinâmica, especialmente a última, porque a cidade é o meu estúdio e tenho de estar preparado para tudo. Quando vejo algo, tenho de reagir e tirar a fotografia sem me dar ao luxo de ajustar a luz. Quer seja uma cena retroiluminada ou um céu luminoso, com a α7R III, é fácil obter detalhe nas partes realçadas e nas sombras. O mesmo se aplica ao seu desempenho ISO. É muito adaptável, por isso, consigo facilmente captar objetos com pouca luz."

Cada objeto é um novo capítulo no seu projeto, mas, por vezes, é difícil, porque muitas histórias são sobre pessoas que perderam a esperança, que tanto podem ser as pessoas de uma marcha de orgulho LGBT a quem retiraram o direito de manifestação ou os sem-abrigo.

murat pulat sony alpha 7II sem-abrigo em cama de cartão nas ruas de istambul

© Murat Pulat | Sony α7 II + FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/5000s @ f/6.3, ISO 400

"Conheço muitas pessoas que chegaram a esta cidade, pessoas boas e trabalhadoras, que agora vivem nas ruas. Quando chove e está frio, não as posso ajudar. Tiro fotografias, converso, passo algum tempo na sua companhia, mas posso regressar ao meu mundo e eles não. Sou um observador e, por vezes, é duro."

O sistema AF da α7R III também revolucionou a forma de trabalhar de Murat, na medida em que "há 10 anos, não poderia realizar este projeto porque as câmaras não funcionavam tal como preciso que funcionem".

murat pulat sony alpha 7RIII senhora nas docas de istambul segura em ramo de rosas

© Murat Pulat | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/640s @ f/7.1, ISO 200

Com o modo AF de olhos, "basta premir o botão e sei que a focagem acompanhará o objeto. É muito importante porque, se utilizo o ponto AF para detetar os olhos, enquanto refoco e recomponho, posso perder o instante. É menos um aspeto técnico com que me preocupo. Sei que a focagem será sempre nítida, mesmo em grande angular, e permite-me ser criativo". A construção e o tamanho da α7R III também impressionaram Murat. Significam que obtém a imagem que pretende em todas as condições climatéricas e sem o peso de uma DSLR ou de uma câmara de formato médio. "Para o meu tipo de fotografia, de rua, a câmara tem de estar preparada para a chuva ou neve e está. O tamanho é perfeito, especialmente quando utilizamos lentes pequenas, como a FE 35mm f/2.8. Ficamos quase invisíveis."

murat pulat sony alpha 7RIII jovem sentado numa caixa a segurar uma ave preta nas ruas de istambul

© Murat Pulat | Sony α7R III + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/5000s @ f/8.0, ISO 640

"Estou longe do fim. Quero tirar mais fotografias, especialmente de vencedores, que conquistam o que desejam. Mas os vencedores são difíceis de encontrar e, por vezes, não sabem que são vencedores. Muitas pessoas são apanhadas na armadilha de quererem sempre mais e nunca realizam os seus desejos. Devemos simplificar as nossas vidas e perceber que o sucesso não é o que vemos na televisão e nas revistas. Enquanto sociedade, temos de perceber que todas as pessoas têm um talento, qualidades e valor. Talvez seja essa a minha maior esperança."

Produtos referidos neste artigo

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

ILCE-7M2

Câmara α7 II de montagem tipo E com sensor full-frame

ILCE-7M2

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL2470Z

Vario-Tessar T* FE 24-70 mm F4 ZA OSS

SEL2470Z

Artigos relacionados

Murat Pulat
Alpha Universe

Murat Pulat

Turquia

"O que se vê não corresponde normalmente à realidade. É preciso ver mais fundo."

Ver perfil


x