Detalhe da história da Alpha Universe

O toque humano: captar o lado íntimo da moda 

Daniel Gossmann 

Uma câmara pode melhorar a forma como se trabalha? O fotógrafo de moda e publicidade Daniel Gossmann certamente acredita que sim.

A nova α7R IV, diz Gossmann, possui a combinação perfeita de tecnologias. A velocidade, a precisão, a flexibilidade e a mobilidade unem-se para o ajudar a produzir fotografias mais intimistas e cativantes. Juntámo-nos a ele depois de colocar a α7R IV à prova numa recente sessão fotográfica com a modelo Jovana, em Los Angeles.

daniel gossmann sony alpha 7r4 mulher posa para um retrato junto à folha de uma planta

© Daniel Gossmann | Sony α7R IV + FE 135mm f/1.8 GM | 1/200s @ f/2.2, ISO 100

"Antes, trabalhava com a α7R III, que é uma câmara incrível", explica, "mas a α7R IV tem tantas funcionalidades e melhorias que eu queria, além de coisas de que nem estava à espera. Para começar, o sistema de autofocus é simplesmente fantástico devido ao modo AF de olhos em tempo real". Tendo por base o desempenho de AF do modelo anterior, o AF de olhos em tempo real utiliza o reconhecimento de objetos baseado em inteligência artificial para detetar e acompanhar um objeto, aumentando a precisão e a velocidade.

"Numa sessão fotográfica como a da Jovana, onde se trabalha com rapidez, o AF de olhos em tempo real mostra realmente o seu valor", diz Daniel. "Segue os olhos continuamente e, se o objeto se virar ou caso perca os olhos de vista, muda para seguir o rosto ou a cabeça."

Isto não é apenas uma vantagem para obter imagens nítidas, explica, "também melhora as imagens, uma vez que me permite concentrar mais na composição do que nos detalhes técnicos e comunicar mais livremente com os modelos". Gossmann continua: "simplesmente não preciso de me preocupar em obter a focagem correta, porque é sempre perfeita. Nunca é preciso encontrar novamente a focagem ou interromper a fluidez da sessão fotográfica. Assim, posso criar uma ligação com o objeto e utilizar a câmara com total liberdade".

daniel gossmann sony alpha 7r4 modelo caminha numa viela ensolarada

© Daniel Gossmann | Sony α7R IV + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/1250s @ f/2.8, ISO 100

Trabalhar de forma rápida e eficiente com um kit leve e minimalista é algo no qual a α7R IV se destaca, diz Daniel, e isso enquadra-se perfeitamente na forma de trabalhar de um fotógrafo moderno de moda e publicidade.

"A velocidade e a mobilidade são importantes para as sessões fotográficas de modelos hoje em dia", explica. "A vida passa muito mais rápido, por isso, a câmara também precisa de se mover rapidamente. Há cinco anos, uma sessão fotográfica demorava meio dia; agora, demora uma ou duas horas no máximo. Além disso, fotografar num local como Los Angeles significa querer trabalhar sempre de forma rápida com câmaras e flashes mais pequenos, para evitar perder mais tempo ao chamar a atenção da polícia e ter de mostrar licenças."

daniel gossmann sony alpha 7r4 mulher com um top de desporto posa para um retrato de três quartos

© Daniel Gossmann | Sony α7R IV + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/2.8, ISO 320

"As tecnologias da α7R IV ajudam realmente a criar aquelas imagens de alta qualidade que se pretende o mais rápido possível", continua. "Por exemplo, a velocidade da câmara permite fotografar a 10 fps, na resolução máxima com AF e exposição automática, se desejar, o que é incrível porque, se o modelo se mover e girar, basta premir o botão do obturador e todas as fotografias permanecem perfeitamente focadas e expostas. Só é preciso escolher a melhor durante a edição."

Já que cada fotografia tem de ser perfeita, Daniel utiliza um ecrã externo ao fotografar com a α7R IV. "No passado", explica, "fotografava com um computador no cenário, mas agora gosto de utilizar um ecrã montado na câmara, como o monitor CLM-FHD5 de 5 polegadas da Sony. O LCD da α7R IV é ótimo, mas, com uma vista maior, consigo ver ainda mais detalhes, que são muito importantes para a fotografia editorial e de moda. Por isso", continua Daniel, "procuro com atenção coisas como linhas ou vincos nas roupas, corrigindo o que descubro. Graças à tecnologia sem espelhos da Sony, eles ligam-se perfeitamente, o que não abranda a velocidade da sessão fotográfica, como pode acontecer com uma DSLR tradicional".

daniel gossmann sony alpha 7r4 grande plano do rosto de uma modelo a olhar para longe

© Daniel Gossmann | Sony α7R IV + FE 135mm f/1.8 GM | 1/800s @ f/1.8, ISO 100

Quando se trabalha com um sensor de alta resolução como o da câmara full-frame α7R IV com 61 megapíxeis, o detalhe é algo que se torna imprescindível e Daniel já sentiu as vantagens. O seu trabalho adquiriu um novo nível de flexibilidade, diz ele, "porque é possível cortar a imagem como nunca, o que significa que posso fotografar com um pouco mais de espaço e, durante a edição, cortar a imagem conforme for preciso. Às vezes, os clientes querem ver de perto uma parte do conjunto, como os sapatos, os detalhes da costura ou a trama dos tecidos. Com esta resolução, pode-se cortar a parte desejada e conseguir, mesmo assim, um ficheiro de alta resolução com bastante detalhe. Da mesma forma", continua, "pode-se fotografar horizontalmente e, em seguida, cortar para criar uma imagem vertical, ou vice-versa, e ainda conseguir grandes ficheiros de 30 MP".

daniel gossmann sony alpha 7r4 modelo olha para a câmara

© Daniel Gossmann | Sony α7R IV + FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/250s @ f/2.8, ISO 125

Porém, para Daniel, a coisa mais importante que as tecnologias da α7R IV trazem é uma maior ligação com o objeto. "Tenho tanta confiança na câmara em termos técnicos", afirma, "que me posso concentrar em comunicar e criar uma ligação com os modelos, tornando as imagens mais intimistas e cativantes. Isso é essencial para todas as boas fotografias".

Produtos incluídos

ILCE-7RM4

Câmara full-frame α7R IV 35 mm com 61,0 MP

ILCE-7RM4

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL135F18GM

FE 135mm F1.8 GM

SEL135F18GM

Artigos relacionados

Daniel Gossmann
Alpha Universe

Daniel Gossmann

Áustria

Concentre-se. Queira sempre mais. Nunca se esqueça de quem o ajudou.

Ver perfil


x