Fotografia em duas rodas

Russ Ellis

O amante de ciclismo Russ Ellis considera que tem o melhor emprego do mundo: viajar por todo o mundo e ser pago para fotografar o seu desporto favorito. No entanto, o percurso profissional de Russ não resulta de um grande plano que estava a conceber desde a infância.

O facto de ter recebido uma câmara de presente no seu 10.º aniversário despoletou a paixão pela fotografia e, embora tivesse sido um desportista nato na escola, a bicicleta era simplesmente o meio de transporte deste jovem nascido em Nottingham. Em 2013, alguns amigos sugeriram fazer umas férias de ciclismo em Maiorca e, depois disso, ficou completamente viciado nas duas rodas.

Russ Ellis
 © Russ Ellis | Sony α9 + 16-35 mm f/2.8 GM | 1/1000 s @ f/3.5, ISO 320

Por volta da mesma altura, Russ começou a levar mais a sério a sua fotografia e depois de uma incursão na fotografia de vida selvagem e de rua, começou a fotografar corridas de bicicleta locais e, em 2015, foi abordado pela Cycling Weekly para fotografar a corrida Paris-Roubaix para esta revista.

"Ser pago para fotografar aquela primeira corrida foi um ponto de viragem para mim. Cheguei à conclusão de que queria ganhar a vida a fazer isto."

As propostas de trabalhos fotográficos começaram a aumentar progressivamente e, no mesmo ano, foi abordado pela Sky para fotografar a campanha “Sky Loves Cyclin”. Foi nessa altura que Russ teve de escolher entre a segurança do seu trabalho de escritório e a oportunidade de começar uma carreira com base nas suas duas paixões. Felizmente, escolheu a segunda opção.

Em 2017, dois dias antes de viajar para fotografar o Tour de France, Russ teve a oportunidade de experimentar a recém-lançada α9. Como é do conhecimento de qualquer fotógrafo profissional, é fundamental confiar a 100% no kit e, por isso, durante os primeiros dias, utilizou a nova câmara em conjunto com o seu kit de confiança habitual.

Russ Ellis

 © Russ Ellis | Sony α9 + 24-70 mm f/2.8 GM | 1/1000 s @ f/3.5, ISO 200

Russ Ellis

 © Russ Ellis | Sony α9 + 16-35 mm f/2.8 GM | 1/1000 s @ f/3.2, ISO 100

"Não esperava utilizar a α9 tanto como acabei por utilizar, mas ao descobrir o sistema de menu, percebi que era muito intuitivo, por isso, comecei a utilizá-la em conjunto com o kit que já usava a partir do primeiro dia e senti que esta era realmente uma solução muito confortável. A função AF Olhos foi uma verdadeira revelação que me proporcionou oportunidades únicas. Na parte final da minha digressão, só utilizava a α9."

Russ Ellis
 © Russ Ellis | Sony α9 + 16-35 mm f/2.8 GM | 1/2500 s @ f/4, ISO 320

Com a possível exceção dos fotógrafos de guerra, os fotógrafos desportivos são conhecidos por utilizarem o seu equipamento de forma pouco suave e por trabalharem intensamente, dia após dia, por isso, têm de utilizar câmaras especialmente robustas.

"Já fotografei várias vezes montado numa mota e as condições climatéricas nem sempre eram agradáveis. Estava um pouco preocupado com o comportamento da α9 na chuva e com um tratamento mais violento da câmara, especialmente porque sabia que a minha DSLR se comportava bem, mas o resultado foi ótimo e nunca me desiludiu."

Russ Ellis

 © Russ Ellis | Sony α9 + 55 mm f/1.8 ZA | 1/2000 s @ f/1.8, ISO 250

Além da sua função principal de captar os ciclistas na estrada, Russ teve também acesso total aos bastidores, um ambiente que queria documentar, talvez, por significar um regresso aos velhos tempos de fotografia de rua.

"Poder fotografar os bastidores com uma câmara tão pequena foi fantástico, e o obturador silencioso permitiu-me captar momentos que não poderia captar com a minha DSLR. Pude inclinar o ecrã para fora e fotografar sem que alguém se apercebesse. Obtive material excelente dessa forma."

Em vez da fotografia de lente longa clássica produzida por muitos fotógrafos de desporto clássicos, Russ prefere a aproximação e um envolvimento pessoal com os velocistas, bem como incluir uma perspetiva do cenário nas imagens. Prefere lentes curtas em grande parte do seu trabalho, especialmente a Sonnar T* FE 55 mm f/1.8 ZA, que utiliza com grande abertura.

Adoro a 55 mm f/1.8, diria que é a minha lente de confiança, especialmente no início da corrida, quando tiro as primeiras fotografias. Gosto de uma profundidade de campo reduzida, por isso, fotografo muitas vezes com grande abertura e esta lente oferece sempre excelentes resultados. Já tenho também utilizado a 35 mm f/1.4, que é fantástica e, mais recentemente, tenho experimentado a 16-35 mm f/2.8 G Master, que me dá maior flexibilidade."

Russ Ellis

© Russ Ellis | Sony α9 + 55 mm f/1.8 ZA | 1/4000 s @ f/1.8, ISO 160

Russ Ellis
 © Russ Ellis | Sony α9 + 55 mm f/1.8 ZA | 1/1000 s @ f/1.8, ISO 200

"Tenho uma 70-200 mm f/2.8 G Master e é uma excelente lente, mas prefiro estar no meio da ação, por isso, as lentes curtas adaptam-se melhor ao meu estilo. Sou aquele tipo que está junto aos corredores quando passam a linha da meta, que os fotografa a abraçarem-se e a saudarem os colegas de equipa no fim da corrida."

Produtos referidos neste artigo

ILCE-9

Câmara sem espelho full-frame α9 com sensor CMOS empilhado

SEL1635GM

FE 16-35mm F2.8 GM

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL55F18Z

Sonnar T* FE 55 mm F1.8 ZA

Russ Ellis
Alpha Universe

Russ Ellis

Reino Unido

Procurar sempre o que é diferente e contar uma história.

Ver perfil

TEST


x