Detalhe da história da Alpha Universe
Revisitando os meus Passos: Primeiras Impressões sobre a Alpha 7S III

Philip Bloom 

O meu nome é Philip Bloom e sou profissional de vídeo há 31 anos; durante os primeiros 17 anos trabalhei em televisão como diretor de fotografia freelance e realizador de documentários, filmes institucionais e de alguns filmes de ficção. Filmei com todos os tipos de câmaras, mas fiquei particularmente conhecido pelo meu trabalho com câmaras DSLR e mirrorless, tendo sido um dos primeiros defensores da utilização destas câmaras em produções de vídeo profissionais. Também faço muito trabalho de formação através do meu website, workshops e cursos online.

Há seis anos fiz um vídeo que mostrava as incríveis capacidades da Alpha 7S em condições de luz reduzida. O resultado foi espetacular. Quando me foi pedido para testar a nova Alpha 7S III, pensei imediatamente em voltar ao mesmo local e testar a câmara ao longo de um período de 24 horas na praia, de forma a criar uma imagem de um local visualmente fascinante e mostrar como a paisagem se transforma ao longo do dia e da noite.

Embora boa parte do vídeo envolva filmagens em condições de luz muito reduzida, a Alpha 7S III é muito mais que uma grande câmara em situações de pouca luz, especialmente com as incríveis capacidades de gravação em 4K 50p, 60p, 100p e 120p full frame de 10 bits e ainda gravação interna full frame de 10 bits HD a 200/ 240fps.

Esta câmara possui muitas novas funcionalidades que me impressionaram, mas se tivesse de escolher as minhas preferidas não teria dúvidas em dizer que a gravação interna de 10 bits é algo de extraordinário que eu já esperava há muito tempo; é enorme a diferença entre a gravação de 8 bits e de 10 bits! E ter este recurso em 4K até 120p é incrível. Os sistemas de focagem automática de vídeo de câmaras como a Alpha 7R IV têm vindo a revelar-se extremamente úteis, especialmente o Eye AF em tempo real e o ecrã tátil de focagem automática com deteção em tempo real. É muito bom poder dispor destas funcionalidades incrivelmente potentes e úteis na Alpha 7S III.

sony alpha 7SM3 with FE 200-600 lens mounted on a tripod with external monitor

A terceira funcionalidade que gostaria de destacar é uma característica que me agrada particularmente. O ecrã totalmente articulado é uma excelente novidade, mas para mim a grande vantagem é a porta HDMI Tipo A de tamanho normal. A ligação Micro HDMI está longe de ser a ligação ideal e eu uso muitas vezes monitores com as minhas câmaras, por isso a partir de agora disponho de uma forma muito mais robusta de os ligar à minha câmara.

Habitualmente uso muitas objetivas numa sessão de filmagens. Uma das objetivas principais para filmagens durante o dia foi a 200-600mm f/5.6-6.3 G OSS. Adoro filmar com teleobjetivas e isto permitiu-me obter perspetivas únicas. Também utilizei a 100-400mm f/4.5-5.6 GM OSS, uma vez que a distância focal mais curta na extremidade mais ampla era por vezes necessária e, por fim, a 24-70mm f/2.8 GM que tinha a distância focal mais ampla.

À noite usei principalmente as melhores, e muito rápidas, objetivas Sony: a 135mm f/1.8 GM, 85mm f/1.4 GM, 50mm f/1.4 ZA, 35mm f/1.8 e a 24mm f/1.4 GM. Dispor destas opções de grande abertura acima de 70-200mm f/2.8 significa a diferença entre conseguir obter uma exposição a 25.600 ISO em comparação com mais de 100.000 ISO.

philip bloom adjusts focus on his sony alpha 7SM3

O melhor conselho que posso dar às pessoas que estão a filmar pela primeira vez é: aprendam a usar a focagem automática e a usar a sensibilidade da focagem automática e as definições de velocidade para os diferentes tipos de filmagens. Perceber como funcionam e quando deve utilizar algumas definições vai permitir obter os melhores resultados que a câmara lhe pode oferecer. As mesmas definições não servem para tudo, pois por vezes não queremos que a focagem automática (AF) seja rápida demais - uma focagem subtil é muito mais agradável. Podemos querer que a sensibilidade seja elevada quando filmamos alguém a falar, para que a pessoa nunca fique desfocada mas, se usarmos a mesma configuração e algo passar em frente do ponto de focagem, a focagem automática desloca-se para esse ponto uma vez que esse ponto está mais próximo. Pode colocar estes controlos no seu menu de funções rápidas, isso vai facilitar muito as coisas. Por outro lado, certifique-se que tem os seus botões de atalho definidos para manter a focagem; esta é uma funcionalidade muito útil quando seguimos um objeto e queremos que a focagem se mantenha num ponto determinado, especialmente se o objeto está prestes a sair do enquadramento.

philip bloom filming on the beach with a run down pier in the distance

Foi um enorme prazer usar a Alpha 7S III e o sistema de menus redesenhado veio tornar a utilização da câmara muito mais intuitiva. A gravação interna de 10 bits permitiu-me finalmente usar plenamente as capacidades da função S-LOG 3. A qualidade de imagem é maravilhosa e a capacidade para filmar com frame ratea elevados em 4K com a mesma qualidade de imagem da velocidade normal, sem restrições de tempo nem problemas de sobreaquecimento, é uma experiência incrível. A focagem automática, especialmente a capacidade de seguimento tátil facilita a filmagem de objetos em movimento. Todas estas funcionalidades, juntamente com o lendário desempenho em condições de luz reduzida da série Alpha 7S fazem com que a longa espera pelo lançamento deste modelo tenha valido a pena.

Produtos incluídos
ILCE-7SM3
α7S III

ILCE-7SM3

SEL24F14GM
FE 24mm F1.4 GM

SEL24F14GM

SEL85F14GM
FE 85mm F1.4 GM

SEL85F14GM

SEL135F18GM
FE 135mm F1.8 GM

SEL135F18GM

SEL2470GM
FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL100400GM
FE 100-400mm G Master super-telephoto zoom

SEL100400GM

SEL35F18F
FE 35mm F1.8

SEL35F18F

SEL50F14Z
Planar T* FE 50mm F1.4 ZA

SEL50F14Z

SEL200600G
FE 200–600 mm F5.6–6.3 G OSS

SEL200600G

Artigos relacionados