Detalhe da história da Alpha Universe
Um dia na nossa vida: Primeiras impressões sobre a Alpha 7S III

Olivier Schmitt 

O meu nome é Olivier Schmitt, sou fotógrafo profissional e cineasta e vivo em França. Depois de ter concluído o meu Mestrado em Arte e Tecnologia de Imagem, trabalhei como diretor técnico em longas-metragens de animação como "Gru: o Maldisposto 2" e "Minions". Tenho sempre um enorme prazer em poder encontrar-me e trabalhar com outros entusiastas e partilho muitas das minhas experiências e aprendizagens no meu canal do YouTube, que tem o meu nome.

Tive a felicidade de poder testar a nova câmara Alpha 7S III e ocorreu-me a ideia de partilhar a vida quotidiana de um cineasta independente, utilizando a minha própria história como o ponto de partida do argumento. Não queria apenas ilustrar as capacidades técnicas da câmara, mas também introduzir uma dimensão emocional e encontrar uma forma de os espetadores se identificarem com a personagem principal do filme. Em termos de localização, escolhi a cidade de Annecy, nos Alpes franceses, o que me permitiu capturar diferentes atmosferas com paisagens extraordinárias.

Estava verdadeiramente entusiasmado em colocar à prova a Alpha 7S III, especialmente as capacidades de gravação em 4K 120p full frame. Tenho vindo a utilizar a Alpha 7 III ao longo dos últimos anos, e ela nunca me deixou ficar mal, mas achei a Alpha 7S III mais fácil de utilizar e mais eficiente no terreno graças às novas funcionalidades com que foi equipada. O menu redesenhado, em particular, é mais fácil de navegar e a focagem automática em tempo real (Real-time AF) provou ser incrivelmente eficaz, o que significa que não tive de utilizar um sistema de seguimento de focagem. O ecrã tátil articulado também tornou as filmagens mais fáceis em situações mais apertadas. E apesar de ter filmado sempre com a luz do dia, não tive problemas de sobreaquecimento e apenas utilizei uma bateria por dia, o que é ainda mais notável.

olivier schmitt sony alpha 6400 selecting the video settings on an alpha camera using the touchscreen

Sony α6400 + E PZ 18-105mm f/4 G OSS | 1/200s @ f/4.0, ISO 100

Tive ainda a felicidade de poder testar a nova objetiva 12-24mm f/2.8 G Master e devo dizer que é um espetáculo! Estive tentado a gravar a totalidade do filme com esta objetiva, mas acabei por utilizar a minha objetiva 24mm f/1.4 GM, 16-35mm f/2.8 GM, 24-70mm f/2.8 GM e 70-200mm f/2.8 GM. Isso deu-me igualmente a oportunidade de testar a objetiva 70-200mm num estabilizador Ronin S. Ficou pesado, mas os resultados foram excecionais!

Gostaria de partilhar algumas dicas sobre a minha forma de trabalhar com a câmara: dediquei algum tempo a configurar as minhas predefinições de vídeo no seletor de modo, como faço normalmente. Esse hábito permite-me poupar tempo e oferece-me consistência entre diferentes situações de gravação. Por exemplo: configuro as minhas 3 configurações de vídeo predefinidas no seletor de modo superior. Modo 1 para 4K 25p All-Intra, modo 2 para 4K 100p (uma vez que filmo em PAL) com o novo codec XAVC HS e, por fim, o modo 3 para o perfil noturno especial. Configurei também os meus botões de atalho, que tornam a câmara mais simples e mais rápida de operar.

olivier schmitt sony alpha 6400 cameraman checks the framing of a man about to dive into a pool

Sony α6400 + E PZ 18-105mm f/4 G OSS | 1/320s @ f/4.5, ISO 100

Quando chegou a hora de filmar, muitas cenas foram gravadas em contraluz porque queria testar a gama dinâmica do sensor (mais de 15 stops) em modos de 10 bits 4:2:2. Percebi que não tinha que me preocupar com a exposição em excesso, ou seja com as diferenças de exposição entre o interior e o exterior, uma vez que esta câmara consegue gerir muito bem estas grandes diferenças de luz.

olivier schmitt sony alpha 6400 cameraman checks the frame of a couple seated at a breakfast table

Sony α6400 + E PZ 18-105mm f/4 G OSS | 1/160s @ f/4.0, ISO 100

Este projeto foi muito divertido de produzir e constituiu uma excelente oportunidade de experimentar esta incrível câmara nova. Independentemente do seu nível e experiência, é sempre importante rodearmo-nos de outros criadores pois isso permite-nos avançar nos nossos projetos e vai-nos abrindo novas oportunidades. Gostaria ainda de aproveitar esta ocasião para agradecer a toda a equipa e a todos os atores, sem os quais este projeto nunca poderia ter sido concretizado. Um outro fator importante é o planeamento das sessão de filmagem. Esta curta-metragem implicou mais de um mês de preparação e organização. Dedicar mais tempo ao planeamento que às filmagens no terreno é sempre a melhor forma de desenvolver este tipo de projetos. Confie em si e nas suas capacidades para criar belos conteúdos!

olivier schmitt sony alpha 6400 olivier checks the external monitor image on his alpha camera mounted on a tripod

Sony α6400 + E PZ 18-105mm f/4 G OSS | 1/500s @ f/4.0, ISO 400

Produtos incluídos
ILCE-7SM3
α7S III

ILCE-7SM3

SEL24F14GM
FE 24mm F1.4 GM

SEL24F14GM

SEL1224GM
FE 12-24 mm F2.8 GM

SEL1224GM

SEL1635GM
FE 16-35mm F2.8 GM

SEL1635GM

SEL2470GM
FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL70200GM
FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL70200GM

Artigos relacionados


x