kenton thatcher com a sua sony a7rm5

Alpha 7R V | Fotografia de moda

Kenton Thatcher

O meu nome é Kenton Thatcher e nasci em Londres, Inglaterra. Desde os meus 14 anos que sou fascinado pelo mundo da fotografia graças à obsessão do meu pai por câmaras e salas escuras. Comecei a documentar a minha própria vida escolar através da minha câmara e, aos 17 anos, comecei a viajar pelo mundo e fui assistente de alguns dos fotógrafos mais talentosos e aclamados do mundo.

Embora continue a viajar, resido em Lisboa, onde estou há 25 anos, e construí uma reputação como um dos principais fotógrafos de publicidade, retratos e estilo de vida no país. Sinto que sou um felizardo por ter o meu próprio estúdio, que se tornou num dos mais criativos e inovadores centros em Portugal, alojando espaços de trabalho para designers e artistas.

modelo com um vestido preto junto a um rochedo branco

© Kenton Thatcher | Sony α7R V + FE 24-70mm f/2.8 GM II | 1/500s @ f/5.6, ISO 100

Foi um dos primeiros fotógrafos profissionais a testar a Alpha 7R V. Quais foram as suas primeiras impressões e que funcionalidades destacaria?

Fiquei muito entusiasmado por ser um dos primeiros a conhecer e testar a nova Alpha 7R V e, muito resumidamente, acho que é um salto significativo em relação ao modelo anterior.

Em primeiro lugar, adoro a experiência de fotografar com ela: a pega e o equilíbrio da nova câmara são mesmo muito confortáveis, com muita profundidade para as minhas mãos. É como se, agora, a câmara fizesse parte de mim.

O novo monitor LCD multiangular de 4 eixos é outro grande passo em frente e é ótimo para fotografias com pouco ângulo, sem ter de me deitar no chão sempre que fotografo ao nível do solo. É claro que a nova focagem automática potenciada pela IA é inovadora em fotografia: a focagem automática de olhos anterior era ótima para o meu tipo de fotografia, mas agora, com esta tecnologia mais recente, não se perde uma fotografia. Reconhece instantaneamente a posição dos olhos através da estimativa da postura da pessoa, mesmo que o rosto e os olhos estejam escondidos.

E outra grande melhoria que é fundamental para o meu tipo de trabalho é que a câmara consegue agora focar a superfície do olho.

kenton thatcher junto a um rochedo a fotografar uma modelo

De que forma essas características têm impacto/ajudam ao tipo de fotografia/criação de conteúdo que faz e que outros fazem na mesma área?

A Alpha 7R V cabe tão bem na mão, é tão confortável, que será um grande benefício para fotógrafos especializados em fotografia de estilo de vida, casamentos, desportos e natureza. É como se fosse uma parte de nós. Nunca tinha experimentado a nova tecnologia de focagem automática IA. É possível correr com o objeto e captar sempre imagens nítidas, mesmo ao fotografar com as maiores aberturas. Gostei particularmente da melhoria na focagem automática de olhos, que capta o globo ocular propriamente dito, em vez das pestanas. Ao fotografar com lentes de abertura ultrarrápida, isto pode fazer uma grande diferença.

modelo com luzes multicoloridas em rotação à volta do pescoço

© Kenton Thatcher | Sony α7R V + FE 24-70mm f/2.8 GM II | 0.4s @ f/7.1, ISO 800

A Alpha 7R V tenta fornecer aos profissionais o desempenho de qualidade de imagem, capacidade de utilização e focagem automática de que necessitam para levarem a cabo os seus projetos, independentemente da exigência dos mesmos. Acredita que cumpre este objetivo?

No que diz respeito à consistência da focagem automática, acredito que não há nada equiparado à Alpha 7R V. Em situações ou poses exigentes, a minha Alpha 7R IV falhava ocasionalmente a focagem se o objeto se voltasse repentinamente ou se o rosto ficasse ofuscado. Ao testar a Alpha 7R V, não houve uma imagem que fosse simples, apesar de os modelos fazerem diferentes poses e de se moverem durante a sessão. Na minha opinião, esta nova focagem automática potenciada pela IA proporciona um novo nível de segurança que a distingue de outras câmaras profissionais.

kenton thatcher e equipa a fotografar uma modelo ao anoitecer

As lentes e os acessórios são componentes importantes na criação de imagens. Que lentes e acessórios Sony utilizou para o teste inicial e porquê?

Para esta sessão, decidi utilizar três tipos de lentes completamente diferentes: a FE 70-200mm f/2.8 GM OSS II, a 24-70mm f/2.8 GM II e a 50mm f/1.2 GM. Sempre fiquei impressionado com as lentes G Master e todas tiveram um ótimo desempenho com a velocidade da focagem automática e o sensor de 61 megapíxeis.

Quando o sol estava na máxima força, alternei entre os dois zooms e verifiquei que a focagem estava perfeita, especialmente com a 70-200, que bloqueava sempre nos olhos. À medida que a luz desvanecia, mudei para a 50mm que, mais uma vez, teve um desempenho perfeito.

modelo a dar um pontapé no ar

© Kenton Thatcher | Sony α7R V + FE 24-70mm f/2.8 GM II | 1/200s @ f/7.1, ISO 100

Que conselho daria a profissionais que o admiram a si e ao seu trabalho?

A fotografia mudou muito ao longo dos anos e creio que é importante perceber que todos temos dias bons e dias maus enquanto fotógrafos. Pode demorar muito mais tempo a alcançar o que queremos, e pode ser desmoralizador ver tantas imagens fantásticas a passarem por nós nas redes sociais. Quem realmente tem esse amor e paixão pela fotografia, tem de insistir e tudo acontecerá naturalmente.

Olhando para trás, reinventei-me muitas vezes e tive vários momentos em que achei que a minha carreira tinha terminado. No entanto, continuo a trabalhar mais agora do que trabalhei nos últimos 10 anos. O que é importante é desfrutar da fotografia e partilhar a arte.

Kenton Thatcher

Kenton Thatcher | Portugal

"A fotografia é a minha ferramenta de comunicação. Aprendi mais na vida com uma câmara nas mãos e a ouvir histórias das pessoas que filmei do que com qualquer livro que li, mas na verdade sou disléxico"

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito