A visão pessoal de uma crise nacional

Menelaos Myrillas

Embora seja atualmente conhecido pela sua fotografia de reportagem criativa, o fotógrafo grego Menelaos Myrillas iniciou a sua carreira como fotógrafo de retratos.

menelaos myrillas sony alpha 9 príncipe carlos e camilla tomam café à mesa

© Menelaos Myrillas | Sony α9 | FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/500s @ f/4.0, ISO 800

Foi na viragem da década, no início da crise financeira na Grécia, que a decadência do mundo da moda e das celebridades começou a deixar Menelaos desconfortável, acabando por conduzi-lo ao mundo do fotojornalismo.

menelaos-myrillas-sony-alpha-9-senhora-em-cadeira-de-jardim-segura-num-copo-de-vinho

© Menelaos Myrillas | Sony α9 | FE 24-70mm f/2.8 GM | 1/320s @ f/2.8, ISO 200

"A fotografia do mundo social começou a aborrecer-me", explica. "Não tenho nada contra esse género, mas quando o nosso país está uma confusão… Para mim, era estranho fazer esse tipo de fotografia. Foi então que me iniciei no fotojornalismo, para documentar o que estava a acontecer à minha volta."

menelaos myrillas sony alpha 9 retrato de lenin atrás de cartaz da coca-cola

© Menelaos Myrillas | Sony α9 | FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/80s @ f/18, ISO 2000

Um dos aspetos que distingue as imagens de Menelaos é o facto de transmitir abertamente as suas opiniões através da fotografia.

"Para mim, a boa fotografia revela a visão pessoal do fotógrafo", diz. "Muitos acreditam na fotografia simplesmente documental, imparcial, mas eu não, especialmente quando contamos uma história do nosso próprio país. Se estamos numa zona de guerra com alguém desse país, de uma das fações, vamos cobrir o acontecimento a partir de uma das perspetivas. Por isso, não sei até que ponto a fotografia de reportagem pode ser objetiva, mas não tenho medo de dizer que não tento ser neutro de forma alguma!"

menelaos myrillas sony alpha 9 senhora a sorrir parcialmente obscurecida por pessoas em primeiro plano

© Menelaos Myrillas | Sony α9 | FE 70-200mm f/4 G OSS | 1/250s @ f/4.0, ISO 6400

Além dos seus ângulos únicos, Menelaos também tem uma abordagem própria na forma como tira as suas fotografias. Em vez de ter duas câmaras com lentes diferentes, o método mais usual utilizado pela maior parte dos fotojornalistas, utiliza apenas uma câmara de cada vez. Considera a troca de lentes uma oportunidade para refletir. "Gosto da pausa para pensar durante a troca de lentes, não é típico do fotojornalismo, mas dá-me tempo para refletir."

menelaos myrillas sony alpha 9 retrato sombreado em semiperfil

© Menelaos Myrillas | Sony α9 | FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/60s @ f/4.0, ISO 6400

Por isso, encontramos normalmente uma FE 24-70mm f/2.8 GM ou 24-70mm f/4 ZA acoplada à Sony α9 de Menelaos, com a FE 70-200mm f/4 G sempre pronta ao seu lado. Esta gama de 24-200 mm cobre praticamente todas as suas necessidades.

O tempo que utiliza para pensar significa que há sempre um significado mais profundo na fotografia de Menelaos, frequentemente muito pessoal, que requer algum contexto e compreensão da história mais geral. Uma dessas imagens revela um político parcialmente tapado por folhas queimadas enquanto atravessa alguns arbustos.

menelaos myrillas sony alpha 9 homem com rosto obscurecido atrás de arbusto queimado

© Menelaos Myrillas | Sony α9 | FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/250s @ f/8.0, ISO 100

"Tenho uma foto do líder do partido da oposição, Kyriakos Mitsotakis, numa cerimónia que assinala o arranque do ano escolar, em que não vemos o seu rosto. Meses antes, mais de 100 pessoas ficaram queimadas nos incêndios que ocorreram nesta área. Há um ditado grego que diz que quem ocupa um cargo político "recebe a terra queimada", e era essa a minha ideia quando tirei a fotografia. Como todos os políticos o fazem, quis transmitir esta imagem geral e não revelei o seu rosto."

O seu kit foi fundamental para captar esta imagem única. "Teria sido muito mais difícil tirar esta fotografia sem a minha α9 devido à forma espantosa como fixa a focagem. Mudou totalmente a forma como fotografo pessoas em movimento, já que agora não preciso de as seguir. Como a α9 oferece até 20 fps, sei que obterei a imagem que pretendo. Neste caso, vi onde ele entraria no enquadramento, premi o botão AF de olhos para fixar os olhos, depois o rosto, e aguardei. Quando o vi entrar no enquadramento, mantive o botão do obturador premido, sabendo que a imagem que queria ficaria focada."

menelaos myrillas sony alpha 9 fórum da economia digital de 2018 em Atenas

© Menelaos Myrillas | Sony α9 | FE 24-70mm f/4 ZA OSS | 1/160s @ f/4.0, ISO 2500

Uma das características mais importantes da α9 para Menelaos é o visor eletrónico, pois já não precisa de olhar constantemente para o ecrã como fazia com a câmara DSLR.

"Não preciso de ver as fotografias que tirei, sei que posso confiar na exposição e focagem da câmara e concentrar-me nas imagens. Esta câmara facilita o meu trabalho e permite-me focar-me na minha ideia de imagem, o que significa que concentro a atenção na mensagem que quero transmitir."

Produtos referidos neste artigo

ILCE-9

Câmara sem espelho full-frame α9 com sensor CMOS empilhado

ILCE-9

SEL2470Z

Vario-Tessar T* FE 24-70 mm F4 ZA OSS

SEL2470Z

SEL2470GM

FE 24-70mm F2.8 GM

SEL2470GM

SEL70200G


FE 70-200 mm F4 G OSS

SEL70200G

Menelaos Myrillas
Alpha Universe

Menelaos Myrillas

Grécia

Nas minhas imagens, gosto da luta entre o abstrato e a narração rica escondida nas entrelinhas.

Ver perfil


x