"Tudo começou com um pedido do cliente para mostrar todos os ingredientes do hambúrguer com o objetivo de demonstrar que são frescos e naturais".
Esse requisito simples deu uma ideia ao fotógrafo Pablo Gil: que melhor forma de mostrar o interior de um hambúrguer do que separar todos os seus componentes e fazê-los flutuar no ar?
Uma visão dramática de um simples hambúrguer, mas na área altamente competitiva da fotografia alimentar, a imaginação é o que distingue um fotógrafo.
"Em geral, quero transmitir uma história a quem vê as minhas fotografias. Não se trata só de uma imagem, mas de uma história. Tento criar um look, através da composição e iluminação, que torne o alimento na personagem principal da história. Não é apenas um objeto ou adereço, mas sim o herói".
O que começou por um hambúrguer deu origem a uma segunda série de imagens de promoção de bebidas com a mesma técnica. Contudo, além do desafio de alimentos em levitação, era necessário captar líquido em movimento numa posição perfeita. Muitos pensarão que o líquido é um efeito gerado por computador, no entanto, é real, 100% captado em câmara através de um processo muito longo e trabalhoso.
"A criação da imagem é uma história de repetição. Primeiro, criamos um esboço do resultado final, incluindo o movimento do líquido na taça aparentemente em movimento. Depois, utilizamos 100 a 150 imagens do copo em movimento para reproduzirmos o ângulo de queda. Imitamos os ângulos para repetirmos a queda com um ângulo próximo do ângulo final. Repetimos as vezes necessárias, com formas do líquido o mais realistas possível, mas, tratando-se de um líquido, estas são muito aleatórias. Continuamos a mover a taça e a fotografar até obtermos os movimentos do líquido e as gotas exatamente como pretendemos".
Todas as imagens de Pablo são obtidas com a Sony α7R III. "A câmara ajuda-me de diferentes formas. Como fotografo muitas imagens de ângulos diferentes, preciso de uma câmara muito leve. O ecrã inclinável é excelente por me permitir fotografar confortavelmente de ângulos elevados em relação aos alimentos. O que me atraiu logo nesta câmara foi a cor fantástica e a gama dinâmica. Além do aspeto excelente dos alimentos, dá-me flexibilidade na edição na fase de pós-produção".
Para criar o efeito de levitação, Pablo e a sua assistente, Monica Sanz, suspendem os objetos numa moldura para obterem a posição certa diante do fundo.
"O fundo é muito importante, é o terceiro elemento da história. Cria o ambiente da fotografia. Informa o observador se a fotografia é modernista, uma imagem clássica ou rústica, enquadra tudo, literal e figurativamente", diz Pablo.
Os fundos são tão importantes para Pablo, que ele e a sua assistente constroem cada fundo artesanalmente, para obter precisamente o que pretende. "Utilizamos madeira, tecido, plástico, cartão, seja o que for, para o cenário de cada fotografia".
Explicando a importância do seu kit, diz que "as lentes são importantes na fotografia de alimentos, para evitar imagens deformadas ou distorcidas. Por isso, não utilizo lentes grande angular. Costumava utilizar a lente macro Sony 90 mm f/2.8, foi a minha favorita durante anos. Recentemente, comecei a utilizar a lente 100 mm STF f/2.8. O bokeh é incrível, muito orgânico. É a minha nova bebé, a minha lente favorita!"
Apesar de podermos trabalhar a imagem em pós-produção, é essencial ter a luz perfeita quando fotografamos. Como em muita fotografia de alimentos, a luz é bastante simples na série Levitation (Levitação). Utilizei uma softbox grande para criar luz natural suave e um refletor do lado oposto para suavizar alguma sombra.
A combinação de luz, drama, fundo e cor resultou em imagens que apetece comer ou, neste caso, beber.
"As imagens nunca mentem, exceto as minhas"