Um regalo para os olhos

Pablo Gil

"Tudo começou com um pedido do cliente para mostrar todos os ingredientes do hambúrguer com o objetivo de demonstrar que são frescos e naturais".

Esse requisito simples deu uma ideia ao fotógrafo Pablo Gil: que melhor forma de mostrar o interior de um hambúrguer do que separar todos os seus componentes e fazê-los flutuar no ar?

Uma visão dramática de um simples hambúrguer, mas na área altamente competitiva da fotografia alimentar, a imaginação é o que distingue um fotógrafo.

pablo gil sony alpha 7RII componentes de um hambúrguer flutuam no ar

© Pablo Gil | Sony α7R II + FE 90mm f/2.8 Macro G OSS | 1/125s @ f/5.0, ISO 200

"Em geral, quero transmitir uma história a quem vê as minhas fotografias. Não se trata só de uma imagem, mas de uma história. Tento criar um look, através da composição e iluminação, que torne o alimento na personagem principal da história. Não é apenas um objeto ou adereço, mas sim o herói".

O que começou por um hambúrguer deu origem a uma segunda série de imagens de promoção de bebidas com a mesma técnica. Contudo, além do desafio de alimentos em levitação, era necessário captar líquido em movimento numa posição perfeita. Muitos pensarão que o líquido é um efeito gerado por computador, no entanto, é real, 100% captado em câmara através de um processo muito longo e trabalhoso.

pablo gil sony alpha 7RIII componentes de batido flutuam no ar

© Pablo Gil | Sony α7R III + FE 90mm f/2.8 Macro G OSS | 1/250s @ f/2.8, ISO 100

"A criação da imagem é uma história de repetição. Primeiro, criamos um esboço do resultado final, incluindo o movimento do líquido na taça aparentemente em movimento. Depois, utilizamos 100 a 150 imagens do copo em movimento para reproduzirmos o ângulo de queda. Imitamos os ângulos para repetirmos a queda com um ângulo próximo do ângulo final. Repetimos as vezes necessárias, com formas do líquido o mais realistas possível, mas, tratando-se de um líquido, estas são muito aleatórias. Continuamos a mover a taça e a fotografar até obtermos os movimentos do líquido e as gotas exatamente como pretendemos".

Todas as imagens de Pablo são obtidas com a Sony α7R III. "A câmara ajuda-me de diferentes formas. Como fotografo muitas imagens de ângulos diferentes, preciso de uma câmara muito leve. O ecrã inclinável é excelente por me permitir fotografar confortavelmente de ângulos elevados em relação aos alimentos. O que me atraiu logo nesta câmara foi a cor fantástica e a gama dinâmica. Além do aspeto excelente dos alimentos, dá-me flexibilidade na edição na fase de pós-produção".

pablo gil sony alpha 7RIII chocolate quente no ar com bolachas flutuantes em redor

© Pablo Gil | Sony α7R III + FE 100mm f/2.8 STF GM OSS | 1/250s @ f/5.6, ISO 100

Para criar o efeito de levitação, Pablo e a sua assistente, Monica Sanz, suspendem os objetos numa moldura para obterem a posição certa diante do fundo.

"O fundo é muito importante, é o terceiro elemento da história. Cria o ambiente da fotografia. Informa o observador se a fotografia é modernista, uma imagem clássica ou rústica, enquadra tudo, literal e figurativamente", diz Pablo.

Os fundos são tão importantes para Pablo que ele e a sua assistente constroem cada fundo artesanalmente, para obter precisamente o que pretende. "Utilizamos madeira, tecido, plástico, cartão, seja o que for, para o cenário de cada fotografia".

pablo gil sony alpha 7RIII fervedor de leite suspenso no ar e bolo flutuante em redor

© Pablo Gil | Sony α7R III + FE 90mm f/2.8 Macro G OSS | 1/250s @ f/3.2, ISO 100

Explicando a importância do seu kit, diz que "as lentes são importantes na fotografia de alimentos, para evitar imagens deformadas ou distorcidas. Por isso, não utilizo lentes grande angular. Costumava utilizar a lente macro Sony 90 mm f/2.8, foi a minha favorita durante anos. Recentemente, comecei a utilizar a lente 100 mm STF f/2.8. O bokeh é incrível, muito orgânico. É a minha nova bebé, a minha lente favorita!"

Apesar de podermos trabalhar a imagem em pós-produção, é essencial ter a luz perfeita quando fotografamos. Como em muita fotografia de alimentos, a luz é bastante simples na série Levitation (Levitação). Utilizei uma softbox grande para criar luz natural suave e um refletor do lado oposto para suavizar alguma sombra.

A combinação de luz, drama, fundo e cor resultou em imagens que apetece comer ou, neste caso, beber.

Produtos referidos neste artigo

ILCE-7RM2

α7R II com sensor de imagem full-frame com retroiluminação

ILCE-7RM2

ILCE-7RM3

Câmara full-frame α7R III de 35 mm com focagem automática

ILCE-7RM3

SEL90M28G

FE 90 mm F2.8 Macro G OSS

SEL90M28G

SEL100F28GM


FE 100mm F2.8 STF GM OSS

SEL100F28GM

Pablo Gil
Alpha Universe

Pablo Gil

Espanha

As imagens nunca mentem, exceto as minhas

Ver perfil


x