Uma mudança para melhor
Manuel Lopez
"Só espero que ajude," começa Manuel Lopez. Não está só a falar do seu último projeto, que cobre as manifestações da crise climática na Suíça, o seu país de origem, mas o próprio movimento.
As marchas e manifestações culminaram em 100 000 pessoas a invadir as ruas de Berna. "Sem dúvida que é muito para um país de oito milhões de pessoas," reflete Manuel. "Tenho a certeza de que boas imagens ajudam a mobilizar as pessoas e a espalhar energias positivas. Nunca tivemos tanta gente antes e para a Suíça é sensacional."
Manuel está envolvido nas manifestações desde o início de 2019. "Na Suíça, todos os movimentos de ativismo climático começaram com os jovens a saírem às ruas," explica. "Só fui com eles e tirei fotografias. Começaram a utilizá-las em todas as suas campanhas digitais, por isso mantive-me com eles e investi mais tempo e energia. Agora, concentro grande parte do meu tempo na esfera do ativismo. Além dos objetivos gerais, é emocionalmente gratificante e penso que é muito significativo."
A mudança é vital, mas Manuel não precisou de mudar de câmara quando começou a trabalhar na captação dos protestos, sendo a α9 tão adequada para reportagens, como para fotografia de notícias ou qualquer outra coisa.
"É uma câmara maravilhosa," diz entusiasmado, "já a tenho há dois anos e foi um grande passo em frente para mim, especialmente em termos de poder personalizar as suas funções. Posso mudar a câmara de acordo com as minhas necessidades, e não o contrário, o que torna o trabalho muito mais fácil nas situações sensíveis ao tempo e stressantes."
Então, como é que ele personaliza as funções? "Bem, primeiro desligo quase todos os botões, para que não possam ser acidentalmente premidos por mim ou por qualquer outra pessoa," diz-nos. "Ao trabalhar neste tipo de ambiente é importante, porque a câmara está exposta a encontrões. Também tenho o ISO na roda traseira em combinação com as novas funções personalizadas, o que torna os meus ajustes mais rápidos. Personalizei um botão para bloquear fotografias individuais, por isso posso transferir apenas as imagens bloqueadas para o meu computador com rapidez e espalhar as imagens pelo mundo mais rápido."
A α9 foi desenvolvida fisicamente para acompanhar, diz Manuel. "Normalmente, após dois anos da minha tortura, as minhas câmaras ficam muito maltratadas," diz rindo-se, "mas a α9 tem aguentado muito bem."
Características como a captação silenciosa e o tamanho pequeno da câmara também são úteis no seu trabalho de reportagem. "Com a captação silenciosa da Sony, consigo fotografar quase sem qualquer perturbação," indica, "o que é especialmente bom em situações em que as pessoas nem sempre gostam de câmaras por perto. O tamanho também faz diferença, porque me faz sentir muito mais parte do grupo e começo a fotografar, penso eu, de uma forma diferente do que faria se tivesse uma câmara maior. É mais fácil disfarçar e passar despercebido, o que por sua vez me ajuda a obter melhores imagens."
O tamanho e o design da α9 também ajudam Manuel a obter ângulos mais interessantes sobre os protestos. "Para além das imagens ao nível da rua," explica, "tento sempre subir o mais alto que posso, em pontes e rochas, edifícios ou mesmo em sinais de trânsito, para poder ter uma vista mais aérea, mostrando todas as pessoas. Com o ecrã virado para fora, posso segurá-la à distância de um braço e fotografar com uma mão. Sem dúvida que faz a diferença."
O objetivo das suas fotografias é parecerem sempre "coloridas, pacíficas e felizes." Manuel explica, "é uma escolha deliberada para promover a positividade. Faz parte do movimento ser colorido e amigável, aberto e inclusivo para todos. É assim que gosto de fotografar, de forma leve e brilhante, e sem muito Photoshop, tirando o melhor partido da cena tal como apresentada, que é a essência da fotografia. A gama dinâmica do sensor da câmara é muito importante neste aspeto, especialmente nos cenários em que as pessoas estão à volta de grandes edifícios, com um céu brilhante por trás."
Desde eventos bastante pequenos, como três pessoas a segurar uma placa em frente à embaixada brasileira para lembrar as pessoas de parar de queimar a floresta tropical, à grande greve nacional em Berna, Manuel diz que o projeto lhe deu uma nova perspetiva do mundo e da fotografia.
"Pela primeira vez," explica, "estou meio encaixado num grupo, a inundar as ruas, e é a oportunidade de fazer parte de algo maior e mais importante do que eu, registando-o tal como acontece."
Produtos incluídos
Alpha 9 com sensor CMOS empilhado full-frame
ILCE-9
FE 16-35mm F2.8 GM
SEL1635GM
FE 70-200mm F2.8 GM OSS
SEL70200GM
FE 24mm F1.4 GM
SEL24F14GM
Artigos relacionados
https://manuellopez.com/ https://www.instagram.com/manuellopezphoto/