Detalhe da história da Alpha Universe

Uma mudança para melhor

Manuel Lopez

 

"Só espero que ajude," começa Manuel Lopez. Não está só a falar do seu último projeto, que cobre as manifestações da crise climática na Suíça, o seu país de origem, mas o próprio movimento.

As marchas e manifestações culminaram em 100 000 pessoas a invadir as ruas de Berna. "Sem dúvida que é muito para um país de oito milhões de pessoas," reflete Manuel. "Tenho a certeza de que boas imagens ajudam a mobilizar as pessoas e a espalhar energias positivas. Nunca tivemos tanta gente antes e para a Suíça é sensacional."

manuel lopez sony alpha 9 mulher jovem conduz protesto com megafone

© Manuel Lopez | Sony α9 + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/2000s @ f/2.8, ISO 800

Manuel está envolvido nas manifestações desde o início de 2019. "Na Suíça, todos os movimentos de ativismo climático começaram com os jovens a saírem às ruas," explica. "Só fui com eles e tirei fotografias. Começaram a utilizá-las em todas as suas campanhas digitais, por isso mantive-me com eles e investi mais tempo e energia. Agora, concentro grande parte do meu tempo na esfera do ativismo. Além dos objetivos gerais, é emocionalmente gratificante e penso que é muito significativo."

A mudança é vital, mas Manuel não precisou de mudar de câmara quando começou a trabalhar na captação dos protestos, sendo a α9 tão adequada para reportagens, como para fotografia de notícias ou qualquer outra coisa.

"É uma câmara maravilhosa," diz entusiasmado, "já a tenho há dois anos e foi um grande passo em frente para mim, especialmente em termos de poder personalizar as suas funções. Posso mudar a câmara de acordo com as minhas necessidades, e não o contrário, o que torna o trabalho muito mais fácil nas situações sensíveis ao tempo e stressantes."

manuel lopez sony alpha 9 jovens demonstram fridays for future

© Manuel Lopez | Sony α9 + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/2500s @ f/2.8, ISO 160

Então, como é que ele personaliza as funções? "Bem, primeiro desligo quase todos os botões, para que não possam ser acidentalmente premidos por mim ou por qualquer outra pessoa," diz-nos. "Ao trabalhar neste tipo de ambiente é importante, porque a câmara está exposta a encontrões. Também tenho o ISO na roda traseira em combinação com as novas funções personalizadas, o que torna os meus ajustes mais rápidos. Personalizei um botão para bloquear fotografias individuais, por isso posso transferir apenas as imagens bloqueadas para o meu computador com rapidez e espalhar as imagens pelo mundo mais rápido."

A α9 foi desenvolvida fisicamente para acompanhar, diz Manuel. "Normalmente, após dois anos da minha tortura, as minhas câmaras ficam muito maltratadas," diz rindo-se, "mas a α9 tem aguentado muito bem."

manuel lopez sony alpha 9 manifestante cospe fogo durante a marcha pelo clima

© Manuel Lopez | Sony α9 + FE 24mm f/1.4 GM | 1/2500s @ f/1.6, ISO 100

Características como a captação silenciosa e o tamanho pequeno da câmara também são úteis no seu trabalho de reportagem. "Com a captação silenciosa da Sony, consigo fotografar quase sem qualquer perturbação," indica, "o que é especialmente bom em situações em que as pessoas nem sempre gostam de câmaras por perto. O tamanho também faz diferença, porque me faz sentir muito mais parte do grupo e começo a fotografar, penso eu, de uma forma diferente do que faria se tivesse uma câmara maior. É mais fácil disfarçar e passar despercebido, o que por sua vez me ajuda a obter melhores imagens."

 

O tamanho e o design da α9 também ajudam Manuel a obter ângulos mais interessantes sobre os protestos. "Para além das imagens ao nível da rua," explica, "tento sempre subir o mais alto que posso, em pontes e rochas, edifícios ou mesmo em sinais de trânsito, para poder ter uma vista mais aérea, mostrando todas as pessoas. Com o ecrã virado para fora, posso segurá-la à distância de um braço e fotografar com uma mão. Sem dúvida que faz a diferença."

 

manuel lopez sony alpha 9 visão geral de uma marcha pelo clima

© Manuel Lopez | Sony α9 + FE 70-200mm f/2.8 GM OSS | 1/3200s @ f/2.8, ISO 320

O objetivo das suas fotografias é parecerem sempre "coloridas, pacíficas e felizes." Manuel explica, "é uma escolha deliberada para promover a positividade. Faz parte do movimento ser colorido e amigável, aberto e inclusivo para todos. É assim que gosto de fotografar, de forma leve e brilhante, e sem muito Photoshop, tirando o melhor partido da cena tal como apresentada, que é a essência da fotografia. A gama dinâmica do sensor da câmara é muito importante neste aspeto, especialmente nos cenários em que as pessoas estão à volta de grandes edifícios, com um céu brilhante por trás."

manuel lopez sony alpha 9 grande multidão a manifestar-se pelo clima em frente ao palácio federal

© Manuel Lopez | Sony α9 + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/2500s @ f/2.8, ISO 160

Desde eventos bastante pequenos, como três pessoas a segurar uma placa em frente à embaixada brasileira para lembrar as pessoas de parar de queimar a floresta tropical, à grande greve nacional em Berna, Manuel diz que o projeto lhe deu uma nova perspetiva do mundo e da fotografia.

"Pela primeira vez," explica, "estou meio encaixado num grupo, a inundar as ruas, e é a oportunidade de fazer parte de algo maior e mais importante do que eu, registando-o tal como acontece."

Produtos incluídos

ILCE-9

Alpha 9 com sensor CMOS empilhado full-frame

ILCE-9

SEL1635GM

FE 16-35mm F2.8 GM

SEL1635GM

SEL70200GM

FE 70-200mm F2.8 GM OSS

SEL70200GM

SEL24F14GM

FE 24mm F1.4 GM

SEL24F14GM

Artigos relacionados

Manuel Lopez
Alpha Universe

Manuel Lopez

Suíça

Mais é menos.

Ver perfil

x