A minha motivação para fotografar imagens de desporto nasce das diferentes narrativas que acompanham cada evento. Embora essencial, não se trata apenas da prova desportiva, há muitas histórias para contar.
Como narro estas histórias através da minha fotografia? Aqui ficam algumas dicas.
Começar
Independentemente do desporto que fotografamos, para ter sucesso, é essencial compreender o desporto e a forma como se pode desenrolar a ação. Temos de a antecipar e estar prontos para captar uma grande imagem quando surge a oportunidade, pois serão muito escassas.
Com desportos tão rápidos como o râguebi, simplesmente não há tempo para pensar em mudar as definições da câmara ou decidir com qual das lentes fotografar - tem de ser quase um instinto natural e que surge com o conhecimento do jogo, do equipamento e com a experiência. Se está a começar, o melhor é começar do início. Escolha um desporto de que goste e comece por conhecer o seu equipamento ao praticar vezes e vezes sem conta.
Conseguir grandes imagens
Durante um jogo, procuro sempre momentos individuais que contem uma história e tornem as imagens mediáticas. Por exemplo, quando fotografo râguebi, procuro ensaios acrobáticos, celebrações emotivas, placagens culminantes – todas estas fotografias resultam em imagens fantásticas que funcionam tanto para as redes sociais como para os jornais.
Para conseguir grandes imagens, é preciso garantir que se encontra na posição certa. Isto dependerá, em grande parte, das restrições do estádio, mas também de ter um interesse especial por um clube ou por um determinado jogador. Por exemplo, se houver um jogador cuja participação seja a 100.ª ou possa vir a alcançar um novo objetivo num jogo, certifico-me de que presto especial atenção à posição e ao ângulo do qual estou a fotografar para conseguir aquela fotografia espetacular.
Possuir o kit certo
Habitualmente, utilizo a α9 e α7R III. A α9 é a minha máquina mais versátil e costumo usá-la com as minhas lentes FE 400 f/2.8 G Master e FE 70-200 f/2.8 G Master para captar ação de alta velocidade.
Utilizo a minha α7R III para fotografias grande angular com a lente FE 16-35 f/2.8 G Master ou FE 24-70 mm f/2.8 G Master, dependendo do local e do tipo de fotografia que pretendo. Por vezes, utilizo também a α7R III para fotografar remotamente, colocando-a atrás de uma baliza ou de ensaio para captar o momento-chave.
Com estas lentes, consigo captar toda a ação a partir de qualquer local.
Utilizar as definições certas
Fotografo sempre com exposição manual. Faço uma leitura da exposição ao nível da relva, no centro do campo, antes do início do jogo e, em seguida, bloqueio a exposição, para as imagens terem uma exposição consistente durante todo o jogo.
Para fotografar um desporto tão rápido, o modo de autofocus contínuo é muito útil para conseguir fotografias nítidas. Também utilizo a focagem de botão Anterior, com a focagem desativada no botão de libertação do obturador, o que significa que o botão de libertação do obturador apenas dispara o obturador, enquanto um botão traseiro, tipicamente o AE-L, ativa o AF da câmara. Assim, não há um atraso no disparo do obturador quando primo o botão do obturador.
Por fim, o objetivo é fotografar a 20 fps ao focar a ação. Pessoalmente, significa que tenho muito mais oportunidades de captar uma fotografia perfeita num momento de auge. Captar a bola na fotografia é essencial, ou uma grande emoção – se não conseguir, o momento não se repete. Se não conseguir fazê-lo, todo o esforço foi em vão.
"Embora faça diferentes géneros de fotografia, consigo estabelecer pontes entre estilos, o que torna a minha obra mais forte"