senhora loira de cabelo curto olha para o lado

Como fotografo | Preparar um estúdio em casa

Hannah Couzens

Poder usufruir de um estúdio em casa é um luxo, mesmo que seja apenas o canto de um quarto com uma parede branca. No entanto, trabalhar no estúdio em casa permite-nos ser criativos sempre que nos sentimos inspirados. Para mim, esse espaço é o meu estúdio de garagem convertida. Com apenas 6,5 m x 3 m e algumas decisões de design criteriosas, posso aproveitar o espaço ao máximo e fazer os meus retratos como faria no meu estúdio completo.

Apesar de ser um espaço reduzido, posso utilizar a câmara Sony Alpha 7R III ou Alpha 7R IV com a minha lente FE 85 mm f/1.4 GM favorita para captar a maioria dos meus retratos. Também tenho a lente FE 24-70 mm f/2.8 GM para o caso de precisar de mais largura de captação devido ao espaço.

senhora loira de cabelo curto olha para a câmara

© Hannah Couzens | Sony α7R IV + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/8.0, ISO 100

Aproveitar ao máximo um espaço reduzido

Era preciso tomar muitas decisões pequenas para criar um espaço de trabalho eficiente e confortável. Acima de tudo, tivemos de estudar a luz no espaço e a forma como funcionaria. O nosso jardim é virado a sul, por isso, a luz entra por uma janela na garagem durante a maior parte do dia, mas adicionámos uma janela para a aproveitar ao máximo.

Como o espaço é um luxo, as luzes principais estão montadas em dois braços de suporte de parede. Também configurei a Sony Alpha 7R IV para captar com flash sem fios, permitindo que a câmara trabalhe na perfeição com o meu sistema de flash remoto. Utilizo as luzes Profoto B10 por serem pequenas e facilmente utilizadas a pilhas ou ligadas à corrente.

senhora loira de cabelo curto virada para uma caixa de luz

© Hannah Couzens | Sony α7R IV + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/8.0, ISO 100

Os braços de suporte fazem toda a diferença por serem posicionados com grande flexibilidade. Um braço é montado ligeiramente à frente do outro, por isso, quando é totalmente estendido, pode ficar atrás do objeto, como uma luz de contorno ou retroiluminação. O outro braço pode ser utilizado do lado oposto, como a luz principal. Ocasionalmente, continuamos a utilizar uma luz num suporte se precisarmos, mas os braços de suporte proporcionam a altura e o movimento necessários, sem ocuparem espaço no chão.

Todos os fundos são suspensos o mais alto possível e podem ser enrolados para cima quando não são utilizados, por isso, os suportes de fundo não ocupam espaço valioso.

 

Aproveitar ao máximo os objetos

Gosto de me mover livremente no meu espaço de estúdio. Adoro utilizar o AF de olhos na minha Sony Alpha 7R III pois dá-me a liberdade para me mover e compor e sei que os olhos do objeto ficam sempre nítidos. Não gosto de ficar presa com tripés, cabos de flash, cabos de alimentação ou de partilha de ligação.

senhora loira de cabelo curto a segurar num refletor

© Hannah Couzens | Sony α7R IV + FE 16-35mm f/2.8 GM | 1/125s @ f/8.0, ISO 100

Recomendo a utilização de grelhas com as luzes. Podem ser utilizadas para refletores ou para a frente de softboxes, pois ajudam a controlar o ponto em que a luz incide. Os géis de iluminação também são úteis para transformar a cor de um fundo. Utilizo o kit de filtro Profoto OCF porque funciona com as cabeças de flash Profoto B1 e B10.

Com paredes brancas, precisamos de um "preenchimento preto" para bloquear a luz refletida das paredes. Podemos utilizar um fundo preto dobrável ou uma V-Flat preta. Seja qual for que utilize, ajudará a moldar a luz quando se trabalha num espaço reduzido.

A minha sugestão final é que nem sempre precisamos de muitas luzes. Com duas cabeças de flash, podemos fotografar vários géneros de retratos diferentes e obter excelentes fotografias. Dito isto, tudo depende do que fotografamos: algumas das minhas fotografias favoritas foram tiradas só com uma luz.

Produtos incluídos

Hannah Couzens

Hannah Couzens | UK

“Há um momento na fotografia de um retrato em que se estabelece uma ligação com o objeto da fotografia e a pessoa nos deixa entrar. É esse momento que capta e que documenta quem é a pessoa, seja quem ela for.”

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito