Boi-almiscarado na neve

Como fotografo | Fotografar vida selvagem na neve

Floris Smeets

Coberta por um manto de neve, a paisagem transmite uma sensação de calma. Todas as rochas, os galhos e as folhas do outono desaparecem num manto de neve. Fornece-me uma tela completamente em branco para explorar. A cena perfeita para focar a minha atenção nos meus objetos e fotografá-los de uma forma minimalista.

dois bois-almiscarados a lutar na neve

© Floris Smeets | Sony α9 + FE 400mm f/2.8 GM OSS + 1.4x teleconverter | 1/250s @ f/4.0, ISO 1000

Dominar o kit
Para tal, utilizo a minha Sony Alpha 1 e a Sony Alpha 9. Ambas as câmaras têm sistemas de AF soberbos e velocidades de disparo rápidas, o que significa que nunca vou perder uma fotografia. Combino as câmaras com as lentes Sony 400mm f/2.8 GM OSS, FE 200-600mm f/5.3-6.3 G OSS e FE 100-400mm f/4.5-5.6 GM OSS. Estas três lentes vão sempre comigo quando vou fotografar vida selvagem.

Ao fotografar num ambiente tão nevoso, uma funcionalidade que me ajuda muito a criar estas imagens é conseguir ver a exposição antes de ativar o obturador. Com o visor eletrónico, posso verificar a exposição e garantir que criei um fundo o mais próximo possível de um fundo branco. Consigo ver quando a luz está a mudar e utilizar o histograma para ajustar a velocidade do obturador ou a sensibilidade ISO. Tudo isto, enquanto mantenho o meu olho na câmara, pronto a fotografar.

Lebre alpina escondida na neve

© Floris Smeets | Sony α1 + FE 400mm f/2.8 GM OSS | 1/1000s @ f/5.6, ISO 1000

Estar preparado
Fotografar a vida selvagem centra-se sempre em passar o máximo de tempo possível com o objeto e no inverno isto torna-se mais desafiante. Sem o equipamento certo, não seria capaz de passar tanto tempo a fotografar. Normalmente, saio durante alguns dias de cada vez, pelo que a peça de equipamento mais importante é a minha tenda de expedição que consegue resistir a ventos com a força de um furacão. O tempo pode mudar muito depressa, por isso é necessário ter um lugar onde nos possamos refugiar.

grupo de renas na neve

© Floris Smeets | Sony α7R III + FE 100-400m f/4.5-5.6 GM OSS | 1/320s @ f/14, ISO 800

Compor
A paisagem nem sempre está com um branco perfeito e coberta de neve; tudo se resume a posicionar-me no lugar certo, no ângulo certo, à distância certa e com a lente de distância focal certa. Frequentemente, isto significa baixar-me com neve à minha frente para esconder quaisquer elementos perturbadores, tais como, rochas que se destacam no chão. Muitas vezes, fotografo com uma abertura de lente grande para ajudar a desfocar o máximo possível do primeiro plano, o que pode ajudar a esconder elementos que distraem e criar um fundo nítido. Depois de isso estar feito, tudo recai na posição e postura do animal.

três corços na neve

© Floris Smeets | Sony α1 + FE 600mm f/4 GM OSS | 1/2500s @ f/4.0, ISO 3200

Consigo ver quando a luz está a mudar e utilizar o histograma para ajustar a velocidade do obturador ou a sensibilidade ISO. Tudo isto, enquanto mantenho o meu olho na câmara, pronto a fotografar.

Para tirar a fotografia, configuro a Alpha 1 e a Alpha 9 no botão traseiro de focagem. Isto permite-me utilizar o rastreamento de focagem, sabendo que, quando premir o obturador, terei uma fotografia perfeitamente focada. Se tiver a sorte de conseguir refazer uma imagem, então posso simplesmente bloquear o objeto e alterar a posição dos animais no enquadramento. No entanto, com o enquadramento configurado para ser esta tela branca, muitas vezes, não consigo mover a câmara, ou posso introduzir um elemento perturbador no enquadramento. Assim, bloqueio o animal e espero pacientemente até que mude para uma boa posição no enquadramento. Os sistemas de focagem da Alpha 1 e da Alpha 9 permitem-me concentrar no objeto e na composição, sabendo que o objeto vai ficar perfeitamente nítido.

Produtos incluídos

Floris Smeets

Floris Smeets | Norway

“A constante mudança na natureza torna a fotografia de natureza tão atraente. Pode visitar o mesmo local todos os dias e voltar sempre com uma imagem diferente.”

Histórias relacionadas

Inscreva-se para receber a sua newsletter α Universe

Parabéns! Subscreveu a newsletter α Universe com êxito

Introduza um endereço de e-mail válido

Lamentamos! Ocorreu um erro

Parabéns! Efetuou a subscrição com êxito