home

Tutoriais

Introdução ao seu Sony WALKMAN

Saiba como transferir música de um CD para o seu computador e depois ouvi-la no seu WALKMAN. Pode ouvir música, organizar a sua colecção de música e guardar as suas fotografias e os seus vídeos no seu WALKMAN.

Mas antes de começar, terá de verificar o seguinte:

  • O seu sistema operativo (SO) – terá de utilizar o Windows XP (Service Pack 2 ou posterior) ou o Windows Vista.
  • Windows Media Player – necessita da versão 10 ou posterior instalada no seu computador.

Não tem o Windows Media Player?
Poderá encontrá-lo no CD que acompanha o seu WALKMAN ou pode transferir a versão mais recente aqui.

Ligações rápidas

Transferir música de um CD para o seu computador

Antes de começar a colocar música no seu WALKMN, primeiro terá de se certificar de que esta está guardada no seu computador. Pode transferir música de CD para o seu computador utilizando o Windows Media Player. Basta seguir os passos simples abaixo:

  1. Abrir o Windows Media Player
  2. Inserir um CD de áudio na unidade de CD e clicar no separador Ripar no Windows Media Player
  3. Após gravar as músicas, poderá encontrá-las no separador Biblioteca

Por predefinição, o Windows Media Player começará automaticamente a gravar músicas do CD. Pode desligar esta função acedendo ao menu opções.

Se estiver ligado à Internet enquanto está a gravar músicas, o Windows Media Player irá ligar à respectiva base de dados e actualizará as informações sobre todas as suas músicas (tais como título e intérprete). Pode adicionar estas informações manualmente mais tarde, por isso não se preocupe se não estiver online.

Também pode optar por não gravar determinadas músicas. Basta anular a selecção das caixas à esquerda do título da faixa e o Windows Media Player ignorará estas faixas.

Seleccionar o formato e velocidade de transmissão dos seus ficheiros

Também pode seleccionar um formato ou uma velocidade de transmissão diferente para os ficheiros quando são guardados no seu computador. Basta clicar na seta no separador Ripar e seleccionar o comando Formato ou Velocidade de transmissão. Quanto mais baixa a velocidade de transmissão, mais pequenos serão os ficheiros. No entanto, desta forma o som também será de uma qualidade inferior.

Transferir a sua música para o seu WALKMAN

Agora que já tem algumas músicas guardadas no seu computador, pode ligar o seu WALKMAN e transferir as suas músicas para levá-las consigo para onde quer que vá.

Primeiro, terá de ligar o seu WALKMAN ao seu computador.

  1. Abra o Windows Media Player e clique no separador Sincronizar.
  2. Utilize o cabo de ligação que acompanha o seu WALKMAN e ligue o conector USB ao seu computador e a outra extremidade ao seu WALKMAN.
  3. Se esta for a primeira vez que utiliza o seu WALKMAN, poderá ter de carregá-lo, mas assim que tiver bateria suficiente o Assistente de Configuração do Dispositivo começa. Agora pode editar e personalizar o nome do seu dispositivo na janela.
  4. Clique em Concluir.

O seu WALKMAN já deverá estar sincronizado com o seu computador e estará pronto a começar a transferir música. Quando o seu dispositivo está ligado, deve conseguir ver o seu WALKMAN no painel de navegação do Windows Media Player.

Transferir a sua música automaticamente

Pode definir o Windows Media Player para sincronizar música com o seu WALKMAN automaticamente sempre que ligar o seu dispositivo.

Para activar ou desactivar esta funcionalidade:

  1. Clique na seta no separador Sincronizar.
  2. Aponte para o WALKMAN e clique em Configurar a Sincronização.
  3. Agora pode seleccionar ou anular a selecção da caixa ao lado de Sincronizar este dispositivo automaticamente.
  4. Clique em Concluir. O Windows Media Player irá agora transferir toda a sua biblioteca de música sempre que ligar o dispositivo.

Se a sua biblioteca for maior do que a capacidade de armazenamento no seu WALKMAN, poderá pretender transferir apenas um determinado número de músicas para o seu dispositivo. Pode fazê-lo no menu Configurar a Sincronização. Basta seleccionar as suas listas pessoais no lado esquerdo e clicar em Adicionar. As listas pessoais que seleccionou para sincronizar serão apresentadas do lado direito.

Utilizando as setas por baixo das listas pessoais que seleccionou, pode escolher uma ordem de preferência para que, caso o seu WALKMAN fique cheio, o Windows Media Player adicione a música com base nas prioridades que definiu.

Pode igualmente seleccionar a caixa ao lado de Ordenar aleatoriamente o que é sincronizado e o Windows Media Player seleccionará aleatoriamente os itens a sincronizar sempre que ligar o dispositivo.

Transferir a sua música manualmente

Se não pretende que a sua música seja transferida para o seu WALKMAN automaticamente, pode fazê-lo de forma manual. Basta seguir os passos abaixo para transferir música da sua biblioteca de multimédia para o seu WALKMAN.

  1. Abra o Windows Media Player e clique no separador Sincronizar.
  2. Clique e arraste músicas, álbuns ou listas pessoais para o painel de navegação do lado direito. Será criada uma lista com todas as músicas prontas a sincronizar com o seu WALKMAN.
  3. Após seleccionar todas as músicas que pretende transferir, clique no botão na parte inferior da lista.
  4. Após a conclusão do processo, o seu computador solicita que desligue o seu WALKMAN.

Se tiver colocado itens na lista prontos a sincronizar, mas mudar de ideias e decidir não os transferir, pode clicar com o botão direito sobre o item e seleccionar Remover da Lista.

Também pode solicitar que o Windows Media Player crie uma lista aleatória de itens a sincronizar com o seu WALKMAN. Basta clicar na seta por baixo do separador Sincronizar, apontar para o WALKMAN e clicar em A reproduzir em modo aleatório. Pode depois clicar no botão de sincronização para transferir a selecção para o WALKMAN.

Criar e editar listas pessoais

Ao criar as suas próprias listas pessoais, pode fazer qualquer combinação de músicas, vídeos ou imagens numa lista que, depois, pode rapidamente reproduzir, gravar num CD ou sincronizar com o seu WALKMAN.

Também pode utilizar as listas pessoais criadas por outros utilizadores ou fornecidas por lojas online e, depois, editá-las de forma a adaptarem-se aos seus próprios interesses.

Para criar uma lista pessoal:

  1. Clique no separador Biblioteca no Windows Media Player.
  2. Clique e arraste itens para o painel da lista no lado direito para adicioná-los à sua lista pessoal. Se a lista já estiver cheia antes de executar este procedimento, pode limpá-la clicando em .
  3. Disponha os seus itens por ordem arrastando-os para cima ou para baixo na lista.
  4. Clique em e introduza um nome para a sua nova lista pessoal quando lhe for pedido.

A sua nova lista pessoal será visível no painel de navegação à esquerda na vista Listas pessoais.

Para editar uma lista pessoal:

  1. Clique no separador Biblioteca e depois clique em Listas pessoais no painel de navegação à esquerda.
  2. Clique na lista pessoal que pretende editar e clique em .
  3. Agora pode remover, organizar ou reproduzir aleatoriamente itens na sua lista pessoal clicando com o botão direito sobre os mesmos e seleccionando a função adequada.

Criar listas pessoais das suas músicas favoritas automaticamente

Pode criar listas pessoais dos seus itens favoritos rapidamente solicitando que o Windows Media Player apenas adicione músicas com as classificações mais elevadas à nova lista pessoal.

Para activar esta função, clique na seta por baixo do separador Biblioteca, e depois clique em Adicionar favoritos à lista ao arrastar.

Na próxima vez que arrastar um género ou um álbum para a lista, apenas as suas músicas favoritas serão adicionadas à lista pessoal.

Também pode preencher manualmente a lista de favoritos. Basta clicar com o botão direito numa categoria, tal como um álbum ou género, no painel Detalhes, apontar para Adicionar a, e depois clicar em Lista pessoal sem título (Apenas favoritos). Este procedimento adicionará todo o álbum ou género à sua lista de favoritos.

Ignorar itens nas suas listas pessoais

O Windows Media Player pode ajudar a manter as suas listas pessoais actualizadas removendo músicas que não ouve. Pode fazer com que remova itens que ignorou quando ouvia uma lista pessoal para que não apareçam na próxima vez.

Quando terminar de ouvir a sua lista pessoal verá a seguinte mensagem:

Se seleccionar Remover da lista pessoal irá remover automaticamente as músicas que não ouviu.

Pode seleccionar as suas preferências para a acção "ignorar" clicando na seta debaixo do botão Lista e apontando para Itens ignorados. Aqui pode optar por desactivar o aviso apresentado na imagem acima, ou seleccionar Ignorar durante a reprodução no Windows Media Player. Esta opção impedirá a reprodução de faixas ignoradas quando uma lista pessoal é repetida.

Organizar a sua biblioteca de multimédia

A biblioteca de multimédia é o centro onde pode organizar, localizar e reproduzir a sua música, vídeos, fotografias e outros conteúdos multimédia.

Sempre que adicionar novos itens à biblioteca, estes são automaticamente agrupados em categorias, tais como "intérprete", "género" e "álbum".

Adicionar conteúdos multimédia à sua biblioteca

Por predefinição, o Windows Media Player procura automaticamente em determinadas pastas no seu computador para localizar ficheiros multimédia digitais e adicioná-los à sua biblioteca. Se pretende adicionar ficheiros de outras pastas, pode especificar o local onde o Windows Media Player deverá procurar novos conteúdos multimédia.

Siga os passos básicos abaixo para adicionar novos conteúdos à sua biblioteca de multimédia:

  1. Clique na seta por baixo do separador Biblioteca e depois clique em Adicionar à Biblioteca.
  2. Na caixa de diálogo Adicionar à Biblioteca, clique numa das opções apresentadas abaixo.
    • As minhas pastas pessoais – estas são as suas pastas pessoais de Música, Vídeos e Imagens do seu computador, bem como a pasta pública a que tem acesso.
    • As minhas pastas e as pastas de outros a que posso aceder – utilize esta opção para adicionar as suas pastas pessoais, pastas públicas e pastas de outros utilizadores do seu computador.
  3. Clique em Opções avançadas para definir outros critérios, tais como solicitar ao Windows Media Player que ignore ficheiros inferiores a um determinado tamanho ou que remova itens da lista de pastas monitorizadas.
  4. Clique em OK.

Localizar itens na sua biblioteca

Pode organizar a sua biblioteca por tipos de multimédia, categorias da biblioteca, e vistas da biblioteca para que consiga encontrar sempre o que procura.

Para navegar na sua biblioteca

  1. Clique no separador Biblioteca
  2. Na barra de endereço, clique no botão Seleccionar uma categoria e, em seguida, seleccione o tipo de multimédia que pretende ver (por exemplo, Música, Imagens ou Vídeo ).
  3. No painel Navegação, abra a categoria Biblioteca, e depois clique numa vista, como por exemplo, Intérprete. Por predefinição, apenas é apresentado um número limitado de categorias. Se pretender apresentar outras vistas, clique com o botão direito em Biblioteca e depois clique em Mostrar Mais Vistas.
  4. Os itens que seleccionou são apresentados no painel Detalhes, tal como é ilustrado na imagem abaixo. Basta clicar duas vezes num item para começar a reproduzi-lo.

Também pode personalizar a forma como os itens são apresentados no painel Detalhes :

  • Clique no separador Biblioteca.
  • Clique em Opções de visualização.
  • Seleccione a vista que pretende a partir da lista apresentada.

Procurar um item

Se tiver milhares de itens na sua biblioteca, a função de procura é uma forma fácil e rápida de encontrar o que necessita.

  1. Clique no separador Biblioteca.
  2. Na barra de endereço, clique em Seleccionar uma categoria e depois seleccione o tipo de multimédia que pretende ver (por exemplo, música, imagens ou vídeo).
  3. Na caixa de procura, introduza o texto que pretende localizar.
  4. Os itens que correspondem à sua procura serão apresentados no painel Detalhes. Se utilizar uma loja online integrada na sua biblioteca, os resultados desta loja também podem aparecer nos resultados da procura.

Guardar outros tipos de ficheiros no seu WALKMAN

O seu WALKMAN não se destina apenas a armazenar e ouvir música. Este dispositivo também pode armazenar outros dados de computador na sua memória flash incorporada.

Quando o WALKMAN está ligado ao seu computador, aparecerá como [WALKMAN] no Windows Explorer. Pode arrastar e largar ficheiros nas pastas do seu WALKMAN:

  • Se pretender guardar vídeos no seu WALKMAN, deve guardá-los na pasta com o nome VIDEOS [VÍDEOS].
  • Se pretender guardar fotografias no seu WALKMAN, deve guardá-las na pasta PICTURE [IMAGEM] ou DCIM.
Diga-nos o que pensa do nosso desempenho

Ajude-nos a optimizar a sua experiência no site de Assistência da Sony para que possamos atendê-lo melhor. Avalie o grau de utilidade da informação que encontrou.

não foi útilútil
Diga-nos
Assistência de produto
Contactar assistência de produto

Contacte-nos e teremos todo o gosto em ajudá-lo a obter a assistência de que necessita para o seu produto Sony.

Obter contacto de assistência