Negative Space

Mostramos o que está por trás do áudio premium

Ouvir música em produtos de áudio premium é um verdadeiro mimo. Para seduzirmos um público mais alargado, desenvolvemos uma nova linguagem de design.

Satisfazemos mais clientes com um som impecável

A audição casual de MP3 ou AAC é hoje muito comum, potenciada pelo aumento da utilização dos smartphones e dispositivos móveis e à medida que menos utilizadores procuram a fidelidade do som de alta resolução. Queremos que mais pessoas ouçam o que têm estado a perder, em experiências de audição que deixam os CD para trás, especialmente agora, quando os avanços no áudio digital aumentaram a qualidade e a quantidade da transmissão e distribuição. Entretanto, o facto de que a audição sem fios é mais popular mostra que as pessoas também procuram a simplicidade e a comodidade. Este é o momento para um novo olhar sobre o que constitui o som premium e para desenvolver uma nova linguagem de design para o presente e para o futuro, que transmita o que distingue esta experiência de audição.

O que é que as pessoas procuram num design de áudio premium? Perguntámos a profissionais de áudio e a audiófilos através de um estudo e workshops em Tóquio e Londres. Revisitar a estética audiófila lembrou-nos de como é importante tranquilizar os ouvintes quanto à excelência de áudio, mostrar a sua base técnica e sugerir a alta resolução através do aspeto e dos materiais do produto. Em vez de parecer fino, leve e futurista, o design de produto superior que procuramos deverá transmitir confiança sendo robusto e substancial.

Compressão, condensação e espaço negativo

Considerar o que compõe uma experiência de audição de alta resolução premium permitiu-nos admirar o aspeto das coisas quando estão comprimidas e condensadas. Imagine compactar todos os elementos de um produto de áudio numa única massa sólida, comprimindo-os até os materiais se fundirem. Naturalmente, o que resta é o mais essencial. Inevitavelmente, este processo revela o espaço negativo criado quando estas funcionalidades essenciais são preservadas. Com isto em mente, decidimos focar-nos em desenhar este espaço resultante, que acentua o que faz com que o áudio premium seja realmente premium.

Qual é o espaço negativo ideal para enquadrar cada tipo de produto de áudio? Três pares de conceitos moldaram a nossa abordagem. As formas que resultaram deste processo de compressão são simples e icónicas. Os produtos de áudio têm também um aspeto sólido e durável. Por último, acabamentos e texturas refinados refletem a música de alta resolução, graças ao apeto preciso e à sensação de alta densidade.

Sinais notórios da qualidade que remetem para um som impecável

Takuma, diretor artístico

Há uma tendência geral para um design minimalista, mas o som premium aspira a diferentes ideais. Em termos de design, estes produtos devem falar um pouco sobre as funcionalidades e a engenharia que apoiam este nível de desempenho de áudio. A música de alta resolução preserva os detalhes que normalmente se perdem, produzindo um som com resolução e substância. Devemos optar pela mesma abordagem no design. Em vez de eliminarmos elemento atrás de elemento, devemos procurar formas que remetam para a qualidade inerente, apresentada da forma mais elegante possível.

Alta fidelidade pura, condensada

NW-ZX2

Pegue num Walkman® NW-ZX2 e verá que não tentamos esconder o bloco do amplificador no seu interior. Em alternativa, a restante estrutura parece estar comprimida e notará uma ligeira saliência no painel traseiro onde se encontra o amplificador. Trata-se de uma forma distintiva e relembra o que é necessário para produzir um som de qualidade superior. Os botões são embutidos, sendo que o espaço negativo formado torna evidente, com um só toque, a posição dos mesmos. Outros aspetos em que o design suporta o desempenho de áudio são os lados curvados da estrutura em alumínio, que conferem uma rigidez superior. O acabamento a jato pode lembrar-lhe a alta resolução e, ao pousar o leitor, pode ver como o suporte o mantém a um nível suficientemente alto para poder inserir fichas maiores e de alta qualidade, graças ao espaço cuidadosamente desenhado disponível.

Interfaces cuidadosamente isoladas

PHA-3

Ao contrário do design do amplificador de auscultadores anterior, com a interface e proteções dos controlos aparentemente adicionados como característica externa, o PHA-3 incorpora todos os componentes necessários numa estrutura sólida e eficiente com vestígios destes aspetos essenciais. Na condensação destes aspetos, integrámos as proteções na estrutura, o que também define um espaço para o seletor e a tomada para auscultadores. Os parafusos são minuciosamente ocultados, o que torna a estrutura elegante ainda mais coerente. Construção a partir de alumínio e melhoria do visual com a aplicação de acabamentos a jato. Com um toque, também sentirá a qualidade do seletor de volume concebido com finas saliências.

Respostas inevitáveis em busca do que é essencial

Yashiro, designer

É importante que as formas dos produtos de áudio premium reflitam os seus padrões superiores ao nível da qualidade de som. Para nós, o espaço deixado depois de garantirmos as funcionalidades que determinam a qualidade de áudio e a experiência de audição representa espaço negativo. É assim que o exterior ganhou forma, olhando para o interior; tudo está relacionado com a excecional pureza do som e a experiência de audição.

Apanhe o ritmo, com dois diafragmas

XBA-Z5

Os auscultadores tipo auricular XBA-Z5 introduzem duas unidades Balanced Armature para tons médios e agudos mais nítidos, aliados a um grande diafragma dinâmico. Aqui, o espaço negativo no design assume a forma de um entalhe entre eles, que arriscámos deixar intacto no processo de fusão das funcionalidades numa única massa sólida. Visualmente, sugere que os auriculares alojam duas unidades que são essenciais para o seu excelente desempenho de áudio. A própria estrutura é construída em magnésio altamente rígido, com uma textura de grão fino que relembra a alta resolução.

Estruturas com alto desempenho

MDR-Z7

Os generosos diafragmas de 70 mm nos auscultadores MDR-Z7 criam um efeito de onda plana, para uma reprodução de música com um som mais natural. Também são inclinados na direção do ouvido, permitindo uma distribuição mais uniforme num intervalo de frequência amplo. A forma destes diafragmas essenciais e de alto desempenho ecoa na estrutura, um detalhe que mantivemos no nosso processo de condensar a estrutura o mais possível sem comprometer o desempenho. Também aqui o fino acabamento sugere a qualidade de áudio superior. As estruturas são fixadas por braços de alumínio, que garantem, ao mesmo tempo, robustez e uma forma elegante.

Indicações visuais que distinguem funções principais

Kurihara, designer

Embora tenhamos optado por uma abordagem de condensação, compressão e preservação no design, algumas características do produto são mais importantes que outras. O que devemos realçar, entre as características que afetam a qualidade de áudio, o aspeto, a facilidade de utilização, etc., varia em função do produto. Ao concebermos o espaço negativo das áreas abertas, evidenciamos o que é essencial e digno de nota.

Design centrado no woofer com visual à altura do som

MHC-V7D/SHAKE-X7D

A estética de Negative Space também inspira o design de empolgantes sistemas de áudio domésticos de resolução padrão, que são a alegria de qualquer festa, como os sistemas MHC-V7D/SHAKE-X7D. Aqui, a atenção foi dedicada ao woofer, que simboliza um som fantástico. Ao variar o espaço entre si e os componentes médios e tweeters (entalhes que emergiram ao comprimirmos cada coluna num posicionamento mais sólido), demos ao sistema um maior impacto e realçámos algumas características em particular.

De lado, o sistema forma uma silhueta elegante com superfícies macias. Uma sugestão de tensão nestas superfícies remete para a presença de uma pressão de som potente concentrada no interior. As superfícies paralelas também são minimizadas, o que melhora a acústica. Na parte superior, os controlos estão embutidos, refletindo a mesma condensação no design e tornando mais fácil evitar o contacto ao mover o sistema.

Design que resiste, para uma fiabilidade duradoura

Morimoto, designer

Os profissionais e fãs de áudio premium procuram produtos em que possam confiar durante anos. Este é um bom motivo para que a engenharia por trás deste desempenho superior seja clara desde o design do produto. Não há nada mais importante para nós do que saber que estes produtos são procurados por amantes de música.

Sony Design Geometria pura

Uma sinfonia de elementos audiovisuais e interiores. Descubra histórias sobre inspiração de design.